sábado, 19 de fevereiro de 2011

TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ordem de Trabalhos:
1. Lucioperca Recheado, acompanhado com batatas e salada ( Este ponto é variável semanalmente ).

Nunca tinha assistido na Tertúlia a uma aprovação tão grande em relação a um prato. A aprovação só não foi unânime porque a KGB continua permanentemente a recusar comer peixe do rio. No entanto não faltaram adjectivos para qualificar tamanha iguaria, desde o maravilhoso, espectacular, delicioso até à superior apreciação do Mata-birra, homem nascido e criado à beira rio, que considera que « assim (recheado) é que é a morte dele! (lucioperca)». O Zé do Alto está de facto de parabéns pelo excelente menu que conseguiu com esta mais recente espécie introduzida nas nossas águas.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Como já se devem ter apercebido, a Tertúlia ontem foi à " II Mostra Gastronómica do Peixe do Rio " e claro que este foi um dos temas mais badalados da noite.

Falou-se sobretudo com expectativa das "Experiências Culinárias" de hoje à tarde nas Pirâmides de S. Pedro, com o Chef António Nobre e da boa aceitação que a Mostra Gastronómica está a ter entre a maioria dos Alandroalenses. Ainda assim algumas partes da divulgação da Mostra receberam um forte reparo do Reileão, por considerar que se cinge muito ao envio de e-mails e há muitos Alandroalenses que não têm acesso a este meio de informação. Falava nomeadamente de um programa televisivo a decorrer no Alandroal na próxima terça-feira sobre a Mostra, e que só alguns internautas teriam conhecimento disso.

Eu se querem que vos diga, fiquei um pouco confuso, não sei se ele se estava a referir ao programa “Portugal Sem Fronteiras” , de hoje de manhã, se a algum outro que eu também não tenho conhecimento. Enfim, "à partes" à parte, o que todos desejamos é que a Mostra seja um sucesso, a bem do Concelho.

Outro assunto, que até foi o 1º a ser discutido, foi o problema das credenciais para o transporte de doentes. A Liliputiana considera toda esta situação como um falso problema e justifica que as pessoas estão ser prejudicadas por jogos de interesse de taxistas, bombeiros, ARS Alentejo e Centro de Saúde de Alandroal. Explicada a situação conclui-se que há no meio disto tudo muita incompetência dos serviços implicados e um não querer tomar responsabilidades de nenhuma das partes, acabando todos por "chutar" as culpas para o Governo e assim prejudicando os doentes, que é quem menos pode e quem tem menos culpa. Digo menos, porque alguma culpa também têm, pois os abusos nos transportes foram muitos e durante muitos anos, até que deu nisto!

Já o Bichano leva isto tudo mais na desportiva, pois diz ele que tem andado com uma "gripada maluca", já foi quatro vezes ao médico, sem contar as vezes que não foi atendido, e a ele também ninguém lhe passou uma credencial ( Ele também não tem direito, claro!). Mas conta ele, que até deixou de ouvir, ora de um ouvido, ora de outro.

Pergunta-lhe o médico, já à quarta visita « Tens os ouvidos sujos?». « Sei lá Doutor, com os ouvidos eu não vejo!» respondeu o Bichano insolentemente. O médico não está com meias medidas, mais duas caixas de comprimidos receitadas, indignado com tanta gastadura, soltou o Bichano, « É Doutor... tanto comprimido? Assim tenho que arranjar mais dois ouvidos!». E assim passou a gripada, não sabemos se de tanto comprimido ou se da boa disposição do Bichano.

O que não passou despercebido foi o ultimo COMUNICADO da câmara, onde se tentou justificar o despedimento de um funcionário do Município, sendo considerado uma autentica aberração e completamente despropositado pela generalidade dos tertulianos. Nem vou aqui descrever os impropérios aplicados àquela tomada de posição do Município, para não ferir susceptibilidades.

Quando a "alarvidades", ontem houve muitas, mas vou escolher toda a participação do Aphia, pois foi toda ela uma alarvidade. O Aphia não se esquece da derrota da CDU nas Autárquicas de 2001, foi quando apareceu aquilo que ele considera « Aquela nova vaga socialista », e ainda lhe está atravessado o grito de guerra vitorioso que ouviu de uma varanda, no alto praça, naquela fadica noite de Dezembro de 2001, em que uma socialista gritava « Caiu o Muro de Berlim!». E ao mesmo tempo tinha que ouvir « Aquela marcha fúnebre dos Vangélis, que era o hino dos socialistas !».

11 comentários:

Anônimo disse...

ONTEM FIU DAR UMA VOLTA PELOS VAREOS RESTAURANTE DO ALANDRAL E OUTROS DO CONCELHO, BEBI UM COPO AQUI OUTRO ALI, E MEUS SENHORES A MAIORIA ÁS MOSCAS, HOJE VOU DE NOVO PROVAR PEIXE E DAR A VOLTA ÁS CAPELINHA ATÉ PORQUE É SABADO E SE HOJE NÃO FOR DIFERENTE ESTÁ HÁ VISTA MAIS UM GRANDE EXITO QUE COMO DIZEM JÁ FAZ DO ALANDROAL ROTEIRO GASTRONOMICO A NIVEL NACIONAL.
SANTA VAIDADE,O EXITO É TANTO QUE DIZEM NA TELEVISÃO QUE HÁ ROBALOS NO RIO, UMA VERGONHA.
HOJE É QUE VAI HAVER FILAS Á PORTA DE CERTO RESTAURANTE DO ALANDROAL, NÃO ACREDITO MAS MESMO QUE HAJA O RESTAURANTE É TÃO PEQUENO QUE A HAVER EXITO É UM EXITO PEQUENINO.

Anônimo disse...

Bom, parece que o tempo vai fazer a vontade a este comentador, com um fim-de-semana assim duvido que o pessoal sai de casa para ir ao Alandroal provar o peixe do rio! e o senhor fica com a vontade feita de ver os restaurantes "às moscas" como diz que os viu ontem; há pessoas assim, ficam muito contentes quando as coisas correm mal...

Anônimo disse...

Está enganado, o que fico é chateado de ver a presunção de certa gente que ainda as coisas não comecaram e já é um êxito anunciado,certo e nunca visto. É mais que normal que um evento novo e pouco conhecido e com este tempo como diz não corra da melhor maneira e fique abaixo das expectativas, tenho muita pena que o tempo não tenha ajudado e que as pessoas dos restaurantes que bem precisam de fazer face à crise não vendam o que deveriam, mas que sirva de lição àqueles que julgam que tudo o que fazem dá certo, não se deve ser péssimista a mais mas tão pouco optimista, se as pessoas que organizam estas coisas tivessem alguma experiência em organizar qualquer coisa mais séria que as festas de Natal e aniversários lá de casa de certo já não mandariam os gabinetes de inprensa dizer tantas leviandades que depois dão em nada.

Anônimo disse...

Sr. Presidente quando for à televisão falar sobre o que for, leve consigo quem saiba das coisas, é que ficamos todos mal vistos, como foi o caso de haver robalos de agua doce.
Tenham vergonha e não sejam amadores, parem de brincar aos autarcas, porque as pessoas votaram em gente que deveria ser competente e deveria saber rodear-se de gente competente em todas as áreas e não de amigos ou conhecidos.

Anônimo disse...

para o anonimo dsa 13:42 o senhor parece que nao quer que se façam as coisas no concelho do Alandroal.
olhe para mim foi uma ideia muito boa ainda ontem estive ha do Ze do Alto a comer um lucioperca que estava 5 estrelas.
parabens ao Ze do Alto pelo bom jantar que nos apresentou.
portanto aconcelho as pessoas a dar uma volta pelos restaurantes do Alandroal e do concelho.
e ja agora parabens ha Camara Municipal do Alandroal por esta II Mostra Gastronomica do Peixe do Rio.

Antonio Troco

Varandas disse...

Peço encarecidamente aos leitores que falem dos assuntos nos respectivos tópicos, pelo que para falarem no programa televisivo, Portugal Sem Fronteieas, já têm uma postagem própria.

E já agora, bom apetite para os mais variados restaurantes onde possam eventualmente ir.

Rosinha.

Anônimo disse...

as pessoas estao a ser prejudicadas por causa dos interesses de todos ,menos dos taxistas. ainda bem que os bombeiros coitadinhos tem trabalho porque se assim nao fosse tambem nao apagavam os fogos e iam para o desemprego nao pode ser coitadinhos dos soldados da paz. e assim que alguem lhe chama.

Anônimo disse...

1 piqueno esclaressimento sobri u tempo da fria guerra, a paredi (muro) de berlim foi projecto dos amaricanos...i esta hein!!!

agora já fizerem outro lá na terra delis para os maxicanos nã se passarem...

antes estão a ajudari os israelitas a construir mais paredes para que os palistinos...que são grandes corridores~,não se embalem muito e lá não batam COM A CABEÇA.

Muitas paredis (muros) estes amaricanos tem construído.

Divirtão-se sempre bem rapazes, sejam amigos, MAS NÃO SEJAM PARVOS...abram os olhos...leiam a história, pelo menos dipois da sigunda guerra. Isso. A antes da TERCEIRA.

O Clarim

Anônimo disse...

Ao clarim!!!!
LÊ FILHO, E CONTINUA SEMPRE A LÊR, QUE NEM DAQUI A 500 ANOS TU VAIS PERCEBER!!!!!


ASS: MUDA , mas sem palas.

Anônimo disse...

Meu querido amigo do 1 comentário,isso é mentira .O tal dito restaurante esteve a abarrotar,tem capacidade para mais de 80 pessoas e sei de amigos meus que eram 5 da tarde quando conseguiram mesa para almoçar devido a afluência de pessoal em busca de uma boa caldeta. Tive pena de não ter estado no Alandroal para os poder acompanhar.
A inveja é pior que a doença...
MEL

Anônimo disse...

Cara MELUSINE, eu também estive no Alandroal e acho que você tem que ir ao oftalmologista......

FEL