sexta-feira, 27 de abril de 2012

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM MINA DO BUGALHO – FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS

 Recebi uma comunicação do Administrador do blogue da Junta de Freguesia de São Brás dos Matos, para divulgação das actividades decorridas por ocasião das comemorações do pretérito 25 de Abril na sede daquela freguesia, a Mina do Bugalho.

Foi-me pedido para divulgar e é o que vou fazer, mas antes também gostava de tecer um considerando.

O Vitor Matos relata-nos aqui que a festa foi « estrondosa, moderna, brindada, bonita, faustosa...» e mais um sem número de atributos. Não sei se foi assim, mas também nada me leva a dizer que não foi e as fotos que o Vitor enviou atestam um pouco da veracidade das palavras do relator. 

Mas o mais importante nesta apreciação é o espírito como é escrita e a maneira como o "Mineiros" vivem a sua aldeia... De uma forma positiva, sem choros, sem lamechas. Participando, convivendo e acima de tudo lutando. Lutando contra as adversidades da vida, da falta de dinheiro, do derrotismo e de quem lhe quer tirar a junta! No penúltimo paragrafo está frisado que a Mina « merece continuar a ter a sua identidade própria... e está pronta a lutar pela continuidade da sua Freguesia ». Este é um caminho para o conseguir. Oxalá consigam.

Em baixo a apreciação vista por dentro:

Mantendo a tradição que existe nesta pequena Aldeia do interior do Alentejo, realizou-se hoje, Quarta-feira Dia 25 de Abril de 2012 mais uma edição das Comemorações do 25 de Abril na Mina do Bugalho com organização exclusiva da Freguesia de São Brás dos Matos. 

Com um programa moderno e mais bem composto do que em anos anteriores, este Executivo da Junta de Freguesia local brindou a população da Freguesia de São Brás dos Matos – Mina do Bugalho com um vasto programa para o Dia 25 de Abril, tendo como ponto alto a I Caminhada «Por Terras de São Brás», III Passeio de BTT «Por Terras de São Brás» e Lanche Convívio para toda a população desta bonita Freguesia abrilhantado pelo Organista / Vocalista Rui Grilo. 

 As Comemorações iniciaram-se pelas 08H45 com uma estrondosa Salva de Foguetes e Morteiros. De seguida iniciou-se o Içar da Bandeira junto ao Edifício Sede da Freguesia com acompanhamento da Banda de Música do Centro Cultural do Alandroal (responsabilidade da Câmara Municipal do Alandroal). 

Pelas 9H30 iniciou-se o III Passeio de BTT «Por Terras de São Brás» e a I Caminhada «Por Terras de São Brás» com a população da Mina do Bugalho a aderir em massa a estes 2 eventos tendo a Freguesia superado todas as espectativas com cerca de 70 participantes envolvidos nestes eventos. O Passeio de BTT saiu da Mina do Bugalho passando pelas Herdades de Calvinos, Sobral, Bentinha, Lourenço Alcaide, Pombal, Galvões, Antas dos Galvões, Pão Mole, Estrada de São Brás e regresso a Mina. A I Caminhada «Por Terras de São Brás» dirigiu-se na direcção das Antas dos Galvões. Na zona das Antas realizou-se um lanche (reforço) a cargo da Freguesia om os participantes da Caminhada e do BTT a encontrarem-se neste local. Regressaram então a Mina do Bugalho. 

 Por volta das 13H30 iniciou-se o Lanche das Comemorações do 25 de Abril com grande aderência da população da Freguesia de São Brás dos Matos e alguns forasteiros que nos visitaram neste dia festivo. Comida e bebida para todos deixou a população extremamente satisfeita. 

Seguiu-se então o Baile abrilhantado por Rui Grilo que foi também um sucesso com a população a entrar na dança e a proporcionar alguns momentos divertidos. O Baile durou até as tantas e o lanche continuou. 

 Esta Freguesia deu hoje mais um passo importante, mostrando a todos que esta terra merece continuar a ter a sua identidade própria, lembrando o Governo e todos aqueles que estão do seu lado que nós Executivo e população de Mina do Bugalho – São Brás dos Matos estamos cá prontos a lutar pela nossa terra e pela continuidade desta Freguesia apesar de todas as dificuldades que nos tem sido impostas tanto pelo Governo como pelo Município do Alandroal que já deve a esta Junta de Freguesia mais de 30 Mil Euros e teima em não pagar. 

 Em nome do Executivo desta Junta de Freguesia agradecemos a todos aqueles que contribuíram para que fosse possível realizar mais uma Comemoração do 25 de Abril na Mina do Bugalho, aos funcionários que se mostraram empenhados e a toda a população que se mostrou muito participativa e ficou extremamente satisfeita com este excelente Dia que a nossa Junta de Freguesia nos proporcionou. 
VIVA O 25 DE ABRIL 
VIVA A FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS 
VIVA A MINA DO BUGALHO 
Mina do Bugalho, 25 de Abril de 2012

9 comentários:

Anônimo disse...

O comentador deste blogue tem razão quando duvida da veracidade da noticia enviada pelo Vitor para esse Blogue. É verdade que foi uma grande festa das comemorações do 25 de Abril, poderei consirerá-la com o melhor programa, com a maior participação pelos habitantes desta Freguesia, pena que as fotografias não mostrem a realidade porque não foram tiradas por pessoas habilitadas para o efeito.
Se há fotografias e eu sei que existem, que o vitor peça as pessoas que as possuem e as divulgue no blogue da Freguesia,
assim ficamos com uma opinião
dividida com as fotografias expostas.

Anônimo disse...

JÁ QUE ESTE EXECUTIVO SE ESTÁ NAS TINTAS E NADA DE QUALIDADE FEZ PARA O 25 DE ABRIL, QUE FOI TRATADO COM GRANDE FALTA DE RESPEITO, QUE SEJAM AS JUNTAS A FAZER ALGUMA COISA.
LEVÁMOS COM MAIS UMA INAUGURAÇÃO DE UMA CHAMADA REQUALIFICAÇÃO QUE NÃO PASSOU DE UM ARRANJO, DERAM-NOS UM – DIA SEGUINTE – QUE FOI UMA BOSTA, MAIS VALIA NÃO TEREM FEITO NADA, LÁ PORQUE ALGUMAS PESSOAS DESTE EXECUTIVO TEM UM NÍVEL CULTURAL ABAIXO DE ZERO NÃO PENSEM QUE TODOS OS MUNÍCIPES SÃO IGUAIS, NÃO PAPAMOS DE TUDO.
O PROBLEMA É QUE POR CÁ NÃO HÁ ALTERNATIVAS A NÃO SER A TELEVISÃO E TEMOS MESMO QUE PAPAR TUDO O QUE NOS DÃO, QUE É PORCARIA NA MAIORIA DAS VEZES.
ISTO DE TER Á FRENTE DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL QUEM É TU CÁ TU LÁ COM PIMBAS, ANJOS E AFINS NÃO É DE ESPERAR OUTRA COISA, O NÍVEL É MUITO BAIXO.
POBRE ALANDROAL, CULTURALMENTE QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ.
25 DE ABRIL SEMPRE…

Anônimo disse...

Boa Tarde

Em primeiro lugar quero aqui deixar bem claro ao administrador, a todos os leitores / visitantes deste Blogue que as Comemorações do 25 de Abril na Mina do Bugalho organizadas pela Freguesia de São Brás dos Matos foram tal a qual como descrevi, foi estrondosa, moderna, bonita e muito participativa. Como membro do Executivo e residente nesta AAldeia fiquei bastante satisfeito.

Já la vão mais de 10 anos que sou Tesoureiro desta Grande Junta de Freguesia de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho), facto esse que me enche de orgulho.

Cedo aprendi a amar e a defender esta Aldeia que e a minha terra natal.

A 3 mandatos que defendo as cores desta Freguesia, toda a população da Mina do Bugalho (Freg. São Brás dos Matos) sabe que sempre defendi da melhor maneira que me é possivel esta terra, como membro do Executivo tenho trabalhado naquilo que posso para ajudar a desenvolver esta Bonita Freguesia, Freguesia que considero a mais bonita do Concelho do Alandroal(não menosprezando nenhuma das outras).

Aqueles que me conhecem sabem que eu vivo de forma intensa esta Junta de Freguesia.

E verdade que tambem considero que estas Comemorações do 25 de Abril foram as melhores desde sempre realizadas na nossa Aldeia, muito participada com a população da Mina do Bugalho a aderir em massa.

A I Caminhada «Por Terras de São Brás» realizada na nossa Freguesia foi um sucesso, a população mostrou-se muito participativa e quer voltar a repetir este evento.

Eu não fui a Caminhada por isso não tinha fotos em minha posse, ainda ontem a noite através de uma pessoa amiga consegui arranjar algumas fotos que já se encontram divulgadas desde ontem a noite no Blog da Freguesia de São Brás dos Matos em
http://freguesiasaobrasdosmatos.blogspot.com

Fotos estas que garantem que a caminhada foi um sucesso e que vou ceder ao Rosinha para ele divulgar.

O III Passeio de BTT «Por Terras de São Brás» tambem teve muitos participantes, não tenho fotos deste Evento porque eu não pode ir, preocupei-me em arranjar alguem, mas o plano foi «por água abaixo» e não foram infelizmente tiradas pelo menos que eu tenha conhecimento fotos a este Passeio.

O Lanche das Comemorações do 25 de Abril decorreu de forma excelente com a população da Freguesia de São Brás dos Matos a aderir em massa tendo ficado o Salão e a zona de entrada do Centro Cultural completamente cheio, ai sim falhei assumo que errei e devia ter começado a tirar fotos logo no inicio do Lanche, vou tentar arranjar fotos desse momento.

Sou aqui considerado como ser uma «pessoa não habilitada para o efeito»,cada um e livre de dar a sua opinião, tenho que respeitar e vou respeitar esta opinião,embora me considere ainda apto para tirar fotos tendo já tirado algumas excelentes fotos que estão publicadas no Blog da Freguesia de São Brás.

Também e verdade que muitos amigos já me cederam fotos para colocar no Blog, alguns textos também, aproveito mais uma vez para agradecer a todos que o fizeram.

Já pedi a pessoas que participaram na Caminhada que possuem fotos, tenho algumas na minha posse que ja divulguei no blog da Freguesia e ainda vou ter mais para de seguida divulgar.

Sempre me tenho esforçado por esta Junta de Freguesia, sempre tenho dado ou pelo menos tentado dar o meu melhor por esta Junta, sinto-me um bocado injustiçado com algumas destas criticas que aqui foram espostas embora assuma claramente onde errei.

Vítor J. Matos

Anônimo disse...

1º comentario (MUDA) x 3º comentario (CDU)


quem vencerá?

Anônimo disse...

Ao Sr. Vitor Matos

Não ligue a essa "mediocridade mental" das fotos.

O COMENTÁRIO DAS FOTOS é só para "desviar atenções"???

Siga o caminho da honestidade, da simplicidade, da humildade e da competência que a todos vós, na Mina, é e vai ser reconhecida.

Viva o 25 de Abril
Viva a freguesia e a junta de S. Brás dos Matos

Emigrante

Anônimo disse...

Anônimo disse...
1º comentario (MUDA) x 3º comentario (CDU)


quem vencerá?
29/04/2012 19:00:00

Mas que raio, então este executivo não é uma aliança MUDA / PCP , não é para estarem em sintonia, não é para serem unha com carne.
Estranho muito estranho…

Anônimo disse...

Amigo Vitor não te preocupes, as fotos estão excelentes digo-te eu que tiro á muitos anos .E algumas minhas não chegam aos chincalhos das que tu aqui apresentas...Façam politica com o que devem e falem do que sabem não digam disparates e sobretudo não falem do que não sabem ou só dirão asneiradas...Um abraço Vitor continua.

Anônimo disse...

A CDU tem sido o suporte base de vida daquilo que chamaram MUDA, em tempos na história deste concelho, no entanto está agora a revelar-se um parasita perigoso, foi usado para conseguir umas eleições,e agora alimenta-se exactamente daquele que foi o seu alujador. Isto para um professor de biologia é o B A BÁ da bicharada. Já devia ter esse conhecimento.
No entanto as pessoas não têm memória curta e não se esquecem do que foi dito em 2009 na campanha por parte dos membros do MUDAPCP, interessante como uma força de extrema esquerda defendeu aqueles que condenava antes do 25 de Abril... Agora uns saltaram do barco outros não aguentam a pressão. Meus senhores lembrando o parasita, tambem ele vai morrer quando o seu alojador cair.
Defendam Valores, Seja honestos, presem a verdade.

Cpts

Anônimo disse...

olhe que nao! olhe que nao!!!!