terça-feira, 10 de abril de 2012

EFEITOS DA SECA EXTREMA!

Muito se tem falado da seca extrema em Portugal este ano e não é para menos, pois a julgar pela água que tem caído, pelo menos na nossa zona, não dá nem para regar as estevas, quanto mais para alimentar qualquer  regato! Os ribeiros para além de não apresentarem qualquer caudal nesta primavera, nem sequer têm qualquer gota de água nos pegos.

Quem trabalha no campo tem melhor a noção daquilo que estou a falar, mas basta dar um passeio pelo campo e tentar fazer qualquer actividade ao ar livre, que tradicionalmente se faz pela Páscoa, para ter uma noção de quão diferente estão os campos este ano.

Uma actividade lúdica muito costumeira desta altura do ano é a procura de cogumelos ou "tubérculos", mas que neste ano e devido à falta de água, são quase uma miragem! Os mais especialista ainda tentaram  a sua sorte, mas na maioria dos casos a procura foi em vão.

Eu ainda os provei, aqui à cerca de um mês, mas foram muito poucos e descobertos por um expert, o Correia, que mesmo sendo um bom especialista não conseguiu mais do que 300g. de cogumelos numa tarde. Ele que no ano passado, arranjou "toneladas"!

Estes que vêm aqui em baixo, são de uma foto do ano passado tirada do baú de recordações, pois o ano de 2011 é mesmo para recordar quanto à apanha de cogumelos silvestres, foi o melhor ano de cogumelos que eu me recordo e a julgar pela semente que ficou na terra, este ano era para ser muito igual ou melhor, não fosse a falta de água ser extrema.

Estes que vêm na foto, foram uma boa recolha feita pelo Miguel Pais, mas em 2011. Este ano? Zerinhos!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Belos cogumelos aqui estão
Apanhados o ano passado
Sem água não nascerão
Este ano tudo tramado.

Eu nunca os vi apanhar
Mas tenho toda a certeza
De que estão a enganar
Com a falta de riqueza.

Poeta do Além.