quinta-feira, 24 de maio de 2012

PESCA DESPORTIVA

 A CAPTURA DE ACHIGÃS

O "Raposinho de Alqueva" continua a sua saga! Este pescador já deu por várias vezes mostra do seu valor como pescador, tanto na captura de achigãs como de luciopercas. Na pesca de competição, ainda está "verde", mas com treinos e um bom "manager" também há-de lá chegar.

Mas o que me trás aqui hoje a falar na sua pescaria, foi uma curiosidade para muitos impensável, inclusive até para mim. Os achigãs alimentam-se de peixes-gato!

Pois é! Todos sabemos que o achigã é um predador nato e que ataca quase tudo quanto mexe, mas dai até engolir peixes-gatos, era algo pouco provável para a maioria dos pescadores. Pensava-se isso porque os peixes-gatos deslocam-se em cardume para sua defesa e principalmente porque possuem três barbatanas-espigões, uma na zona lombar e um em cada lado da zona dorsal que ao serem atacados ferram literalmente o predador e libertam um "veneno" que gera alguma irritabilidade, pelo menos no ser humano é assim que acontece. Há pessoas que ao serem picados por um peixe-gato têm uma reacção muito semelhante à da picadela de uma abelha, mais ligeira, para não exagerar.

Por isso e por haver tantos peixes-gatos, era do senso comum, que estes não tinham predador à altura, mas o achigã capturado nesta ultima 3ª feira pelo "Raposinho de Alqueva" veio quebrar esse mito.


Aqui o "Raposinho do Alqueva", a exibir o seu troféu de 1,420kg. Capturado no Alqueva com uma amostra de vinil da Zoom, a S.S. Fluke. O seu colega de pescaria, Filipe Pinhel, também capturou outro achigã, mas de menor porte, ao que me disseram e "pesado a olho", tinha 0,800kg.

Na foto acima e já tirada por mim, o peixe-gato dentro da boca do achigã na altura em que o puxei com um alicate, pois só já se via aponta do rabo ao fundo da goela do achigã. Vejam bem a natureza destes peixes, tinha uma presa na boca e que não lhe cabia no estômago, mas mesmo assim ainda atacou outro peixe, a S.S. Fluke que tem cerca de 9cm.

Este o aspecto do peixe-gato depois de retirado do achigã, a parte dianteira já esbranquiçada e corroída pelo sugo estomacal do achigã e o rabo intacto, porque estava ainda na boca do achigã.

Pode-se dizer que o "Raposinho de Alqueva" apanhou dois peixes de uma assentada!

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa reportagem sobre um assunto que o autor domina. Bem ilustrada! e, sobretudo, bem descrita.
Como apreciador de peixe do rio, agradeço.

Anônimo disse...

como muito se fala aqui de pesca, gostaria de colocar uma questão, da qual tenho uma ideia mas nada de certezas...

é permitido pescar com boilies na barragem de alqueva?

obrigado

Anônimo disse...

É permitido pescar com bollies na Barragem de Alqueva, não é permitido é engodar com qualquer coisa que seja, nem sequer com billies. No caso dos bollies, pode utilizar o PVA com os boolies e o anzol livre, os bollies têm que ser sempre lançados como isco e nunca como engodagem.

Karpista