sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vilas de Alandroal e Redondo Acolhem Fórum Internacional Sobre Ocupação Romana na Península Ibérica



O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal recebe, no próximo dia 25 de Maio, uma reunião científica subordinada ao tema “As Paisagens da Romanização: Fortins e Ocupação do Território nos Séculos II a.C. - I a.C.”. Organizada em conjunto pelo Instituto Arqueológico de Mérida e pelos Município de Redondo e Alandroal, a iniciativa contará com a presença de alguns dos mais reputados cientistas e investigadores internacionais.
Joey Williams, Gerald Grabherr, Barbara kainrath, Félix Teichner, Carlos Fabião, Pedro Carvalho, Rosa Otero Béjar ou Jorge Morín de Palos, são apenas alguns dos cientistas e investigadores que vão participar neste Fórum Científico, que tem o seu início no dia 24 de Maio, pelas 10:00 horas, na Enoteca de Redondo. Os debates continuam no dia 25, no Fórum Cultural de Alandroal, igualmente pelas 10:00 horas. Neste dia haverá ainda lugar para uma visita de trabalho ao sítio arqueológico dos “Castelinhos do Rosário”.  

Ao longo dos dois dias os investigadores irão abordar vários temas relacionados com a Ocupação Romana na Península Ibérica, com o objectivo de contribuir para o aprofundamento do conhecimento existente sobre este tema. “Consolidação da presença romana no território centro alentejano: fortificação e povoamento no séc. I a. C.” e “O Exército Romano: conquista, controlo e reorganização do território peninsular em época republicana”, são exemplos de temas que serão abordados pelos oradores durante o encontro. 


O Município Alandroalense tem dedicado especial atenção às questões relacionadas com a arqueologia e história do concelho, pelo que se congratula por poder acolher um evento desta envergadura, que trará ao Alandroal alguns dos melhores especialistas internacionais nesta matéria. Exemplo disso é o facto de já ter garantido para este ano uma nova temporada de escavações no sítio arqueológico da “Rocha da Mina”, onde no passado ano foram feitas importantes descobertas. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

39 comentários:

Anônimo disse...

Foram tais as descobertas importantes que os arqueologos de todo o mundo chegam todos os dias ao Alandroal, tal a importancia do achado que saiu nas revistas da especialidade em todo o Mundo.

VÃO MAS É DAR BANHO AO CÃO E CONTAR PANTEMINICES PARA OUTRO LADO, MAMEM MAS NÃO SEJAM MENTIROSOS QUE JÁ POR CÁ TEMOS UM ESPECILISTA COM ALCUNHA À ALTURA.

Anônimo disse...

Está bem patente no comentário de 20/05/2012 11:48:00 o tipo de pessoas que por aqui vão despejando as suas frustrações. A cultura está à vista de todos, inclusive de quem faz de conta administra um espaço que deveria ser de discussão séria e honesta. É o povo que temos, e a mais não é obrigado!

Anônimo disse...

Se calhar o que o comentador de 20-05-12 diz é mentira.
O Alandroal é mundialmente falado e faz parte dos roteiros mais importantes do mundo da arqueologia tais as descobertas importantes que por cá se fizeram.

Anda é tudo louco, ou melhor andam por aí alguns que nos querem fazer loucos e parvos.

Anônimo disse...

Como começa por dizer a notícia, vêm "alguns dos mais reputados cientistas e investigadores internacionais", afinal sempre têm importância as descobertas na Rocha da Mina!

Anônimo disse...

Se só se desse atenção ao que é mundialmente famoso a nossa cultura e o nosso património já tinha desaparecido há muito!

Anônimo disse...

O primeiro comentário mostra um grande ressentimento!

Anônimo disse...

o primeiro comentário é de alguém que não papa grupos e não vai em engodos.
tem muita razão no que diz há por acaso algum achado na verdade importante a nivel de arquilogia por aqui??????
Importante para quem?????????
Para os que à custa disso andam a mamar e a enganar os tolinhos...

Sabem que fiz um furo de agua muito fundo aqui em Terena e havia vestigios de petroleo, acho que foi um achado importante.
Temos que começar a fazer prospeção por aqui para ficarmos ricos.

Anônimo disse...

não encontrastes petroleo não sim gasoleo em terena,

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Como começa por dizer a notícia, vêm "alguns dos mais reputados cientistas e investigadores internacionais",

Quêm????? diga lá o nome só de um dos mais reputados cientistas e investigadores internacionais, só o nome de um,faz favor....
Fico á espera.....

Afinal a feliz alcunha de jmmmmmm é bem mais abrangente, há muitos liricos e aldrabas por aqui...

Anônimo disse...

Luís Berrocal da Universidade Autónoma de Madrid.

Afinal o que pretendes com o teu comentário injurioso?

Anônimo disse...

investigadores internacionais para que o caso esta mais que investigado.EM terena abrir furo para encontrar gasoleo então vai a bomba a bombar.

Anônimo disse...

Luís Berrocal da Universidade Autónoma de Madrid.

Afinal o que pretendes com o teu comentário injurioso?

27/05/2012 20:01:00

A esse nivel temos por portugal igual e melhor, pensava que vinha por cá por exemplo um JAMES STRANGE tal a importancia do achado.
Afinal o que pretendes com o teu comentário tão carinhoso????????

Anônimo disse...

O que tu não pretendes com o teu injurioso....

Anônimo disse...

É só chulos e chulas,uma vive em évora,nunca cá pos os pés e mama largo à nossa custa é cordenadora ao longe, trabalha por internete faz escavações no teclado do computador.
Vão dar é banho ao cão arqueologos de trazer por casa,se não fosse o tacho no Alandroal andavam a descobrir buracos no vosso quintal,tal o prestigio.
Isto é uma grande terra não há dinheiro mas dá para tudo,uma vergonha Sr presidente João Grilo.

Anônimo disse...

James strange?! Andaste na net à procura de um nome que ninguém tivesse ouvido falar?! Tem tudo a ver, James Strange e Fortins e ocupação do território no século I antes de Cristo!!!

Anônimo disse...

Isto é que é ressentimento ,e do grande. O tacho no Alandroal é tão grande que antes passavam fome e agora já compraram uma vivenda e um carro todo o terreno! Tenham juízo, deixem trabalhar quem quer, sabe e pode e não andem a meter a política em tudo.

Anônimo disse...

TERENA TERRA VALENTE PARA ACHADOS. PORQUE SERÁ SÃO MILAGRES DA BOA NOVA.ACREDITO QUE ÉLA NOSSA SENHORA,NÃO PECAVA COMO OUTROS SENHORES NOS ACHADOS QUE ENCONTRAM EM TERENA. TEMPOS DAS VACAS GORDAS AGORA ESTÃO TÃO MAGRINHAS, NÃO HÁ PALHA NÃO HÁ MUINHA, AGORA O QUE FAZER, METE O TRIGO A RENDER.

Anônimo disse...

TEMOS QUE OS VER A MAMAR E NADA FAZER E FICAR CALADINHOS, VOLTOU A DITADURA.É ESTA A MUDANÇA.
E JÁ AGORA PARA O ENTENDIDO QUE NADA ENTENDE, FUI VER À NET E O TAL DE JAMES STRANGE É SÓ CONSIDERADO UM DOS MAIORES ARQUEOLEGO DA ACTUALIDADE,ANTES DE CRISTO É A SUA IGNORÂNCIA.

Anônimo disse...

Já que lhe permitem chamar ignorante aqui, também me permitirão chamar-lhe ignorante a si. Nunca ouvi falar de tal senhor, o James Strange, e então fui à procura e o comentador das 19.50 tem razão, ele não estuda o assunto que foi tema do tal encontro, portanto é natural que não tivesse sido convidado. Já agora, deu uma olhadela nos convidados, foi ver os nomes? Eu fui e todos têm trabalhos publicados dentro desse assunto. Essa do mamar tem que se lhe diga, o "homem" da letra maiúscula tem tantos ressentimentos contra alguém em específico que até doí. Entretenha-se a ler alguma coisa sobre o património do concelho e não use as suas mágoas contra um trabalho que mal conhece.

Anônimo disse...

O comentador das 23:11 diz que tem que ficar caladinho?! Então você está sempre aqui a representar o contra e tem que ficar calado?! se calhar não fala nem no local próprio nem da maneira adequada, seria com certeza mais ouvido se não usasse uns argumentos tão tacanhos.

Anônimo disse...

Sempre me interesei muito pelas coisas de arqueologia embora não percebo nada. Não sei porque esse despeito se é porque se está a gastar dinheiro com isso como já se disse aqui ou noutro blog as pessoas não trabalham de graça e por mim o dinheiro é bem empregue

Anônimo disse...

Alguém me sabe dizer se esse tal James Strange é o mesmo que tem uma rede de hotéis 5 estrelas em Cuba?

Anônimo disse...

não pode ser o mesmo do cartão.Ele só comprou charutos para oferecer ao FIDEL. E há por ai amiguinhos a fumar que ainda não se esquecem do bom trato que lhe foi dado.Mas a banana vai ficar sem a casca,está a ser preparada para ser colocada no chão.E vai escorregar em dois mil e treze,AI meu concelho que ficas para a história.

Anônimo disse...

é só gente entendida por aqui, tudo ao estilo do Alandroal, é só DOUTORES E ARTISTAS DE CIRCO E AGORA SÃO TODOS PIDES E ADVOGADOS DA MEDIOCRIDADE.
A LINGUA É A NICA COISA QUE DEVEM TER DE COMPRIDA O RESTO E EM ESPECIAL OS MIOLOS ESTÁ TUDO MIRRADO.

Anônimo disse...

Em dois mil e treze vai o Grilo e seus muchachos a banhos,vão passar o fim de ano de ferias e despedidos,há por ai alguns que já tremem, o reinado é curto.
Cá se fazem cá se pagam com quem ferros mata com ferros morre.

Anônimo disse...

Estás a falar dos euros gamados???
Mirraram-se....

Anônimo disse...

Perguntem ao Grilo que como Vice tem que saber e ser responsavel pelo assunto , ou então andava a brincar e a levar o dinheiro ao fim do mês.

Anônimo disse...

Andava e anda,quêm sabe, sabe.
Incompetente mas esprtalhão entre outras coisas que a alcunha comprova e faz jus...

Anônimo disse...

Não fez mais nada emquanto lá esteve a não ser ganhar o dele ao fim do mês e andar a passear com acompanhante à nossa custa e votar em todos os disparates que foram feitos e que de facto foram feitos com o voto a favor do grande salvador do Alandroal, tem tanta culpa como o outro, bem quer a todo o custo mandar as culpas para o outro mas já não engana muita gente.
O reinado é curto.

Anônimo disse...

Gostava de saber a que salvador do Alandroal o senhor comentarista se refere.

Anônimo disse...

Não é nada comigo, mas salvador só há um o Grilo e mais nenhum....

Anônimo disse...

Tem toda a razão, o nabais foi mais do género fado 31, como ele a enterrar o concelho não houve mais nenhum...

Anônimo disse...

O GRILO SALVA MAS É A PANDILHA DELE E O BOLSO.
SÓ NÃO GASTA TANTO COMO O OUTRO PORQUE NÃO TÊM E AS COISAS ESTÃO MAIS COMPLICADAS MAS A VER ESTÁ A GASTAR QUASE TANTO COMO O OUTRO. VÃO VER À NET E NADA SE DE IMPORTANTE SE VÊ.

Anônimo disse...

O fado deste é o NÃO HÁ DINHEIRO e o repertório do fadista é extenso, A CULPA FOI DO OUTRO, CULTURA SUSTENTADA,ALANDROAL COM VIDA, LÁGRIMAS NO AUDITÓRIO,MAQUINA 3 D, REQUALIFICAÇÃO DO CASTELO E ESPECTACULOS DE PRESTIGIO, PAGAR FORTUNAS PARA LIGAR E DESLIGAR CONTADORES,PROGRAMAÇÃO NUNCA CONSEGUIDA, e outros grandes exitos do grande artista João MMMMM.
Já à venda em CD...

Anônimo disse...

Gostava de escutar esse CD, de certo já passa na radio campanario. hi hi hi hi hi hi

Anônimo disse...

O HOMEM CANTA BEM MAS CHORA MELHOR E QUÊM MENTE UMA VEZ MENTE DUAS OU TRES.
BELA ALCUNHA,QUÊM SERIA O OU A INTELIGENTE PESSOA QUE A CRIOU???????

Anônimo disse...

Só pode ter sido o tal metralha corrupto. A inteligência ao serviço do mal!

sociedadecivil.blogspot.pt disse...

"...por aqui se nota o grau pessoal de quem não sabe do que fala nem do que está a ser feito neste sentido..."
O importante aqui é o trabalho de campo que se está a realizar, e pelo que sei, com pessoas competentes co o o Manuel Calado e a Conceição Roque...
O interesse disto tudo é que se transforme numa descoberta que venha beneficiar o Concelho e os cidadãos...muitos estão a lutar por isso, e quero deixar aqui o meu agradecimento à Câmara do Alandroal pela alimentação que dá às pessoas que ali vão fazer voluntariado...

que se discuta aqui coisas com interesse para todos e não as basófias que li por aqui de quem não sabe do que fala e que apenas despeja frustração!
tenho dito...
bem haja aos que trabalham neste projecto!

sociedadecivil.blogspot.pt disse...

"...pelo que aqui vejo é grande o grau pessoal de cultura de alguns que escrevem e falam sem saber do que se trata do assunto em questão..."

Todo este projecto está a ser realizado por pessoas competentes que conheço perfeitamente, o Manuel Calado e a Conceição Roque.

Desejo que este projecto venha a ser desenvolvido para despertar muito mais curiosidade a nível mundiale que ganhe pernas e que venha o Concelho a ganhar com todo este trabalho...

Espero sinceramente que o grau de linguagem venha a ser moderado pelo moderador do blog, porque isto deverá ser visto por muitas pessoas que não aprovarão este tipo de linguagem...

Quero deixar os meus agradecimentos à Câmara Municipal do Alandroal pelo excelente apoio que tem dado e dará, aos voluntários que ali desempenham escavações!

e queria dizer ao dono do Blog que na parte de postar comentários diz assim: este Blog não permite comentários anónimos...
então em que ficamos? pelo que vejo estão aqui anónimos...
os anónimos, e pelo que posso apreciar, são os covardes que não querem dar a carae que ao lavar os dentes não lavam a língua!
baixo valor!