quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alandroal Comemora Dia da Criança com Peças de Teatro Destinadas ao Infantil



A “Estória da Galinha e do Ovo” e “Verdi que te quero Verdi” são as duas peças de teatro que vão animar o próximo dia 1 de Junho, Dia da Criança, no Alandroal. O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal será o palco para estas duas a alegres encenações. 

 “Verdi que te quero Verdi” é espectáculo encenado por Teresa Gafeira, que mistura musica, fantoches, dança e cozinha italiana, tudo com gestos largos e toscos, para rir até a barriga doer. Esta peça estará em cena na tarde de dia 1 de Junho, a partir das 14:30 horas.  

Já a “Estória da Galinha e do Ovo” é uma peça da autoria da Associação Cultural do Imaginário que, através de um texto do escritor angolano Luandino Vieira, conta a história de uma desavença entre duas vizinhas, Zefa e Bina, pela posse de um ovo posto pela galinha Cabíri. Apesar de serem destinadas às crianças e jovens, as duas sessões são abertas à população e têm entrada gratuita.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PESCA DESPORTIVA

A captura de Barbos

Muito se tem falado aqui de capturas achigãs e luciopercas, mas as pesca mais tradicionais não foram completamente abandonadas pelos pescadores de pesca desportiva. As carpas e os barbos ainda são umas espécies muito apreciadas por quem procura outro tipo de adrenalina!

Se em termos gastronómicos o achigã e lucioperca têm mais adeptos, já em termos desportivos a captura de um barbo ou de uma carpa, tem outro "sabor". Estes peixes dão muito mais luta, têm mais força e mais resistência, pelo que mesmo depois de anzolados  a incerteza de ter êxito na sua captura é relativamente grande.

Nas fotos em baixo, o Bruno Pinguicha juntamente com o seu sogro, têm nas ultimas semanas conseguido grandes pescarias deste tipo de peixes. Carpas, barbos e até um lucioperca como podem ver na ultima das três fotos.
Segundo as fotos que vi e os relatos que o Bruno me fez, têm apanhado muitas carpas e barbos acima dos 3kg e 4kg.  Estas fotos são só um "cheirinho" das capturas que têm sido feitas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

POSTAGEM DESPORTIVA


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

A. F. Évora


FUTEBOL JUVENIL


DISTRITAL DE INICIADOS:
Estremoz – Terena. Domingo ás – 10.30h.

ALANDROAL - Piscinas Municipais Abrem no Próximo dia 2 de Junho

Com o Verão à porta e o calor a começar a fazer-se sentir, as piscinas Municipais de Alandroal dão as boas vindas a mais uma época balnear, com a abertura ao público a acontecer já no próximo dia 2 de Junho. Este equipamento estará aberto de terça a domingo, entre as 10:00 e as 20:00 horas, sendo a segunda-feira o dia de fecho para manutenção.  


Há semelhança de anos anteriores, as Piscinas Municipais vão oferecer um conjunto de actividades gratuitas, de que todos vão poder usufruir. O espaço “Banca de Jornais” é um exemplo. Aproveite para descontrair numa confortável cadeira à beira da piscina enquanto lê o seu jornal favorito de forma gratuita! Além disso, poderá ainda gozar de uma refrescante bebida na agradável esplanada do bar das piscinas. Aproveite e venha divertir-se neste espaço de lazer, com os amigos ou em família. 

Fonte: Gab Imp. Município de Alandroal.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

XVVII LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT - CLASSIFICAÇÕES FINAIS

Terminou na semana passada mais uma edição da Liga Al-sport, a 17ª. Conforme prometi na altura de apresentar a classificação da ultima jornada, vou fazer agora uma retrospectiva do que mais importante e curioso esta ultima liga nos deu.

Como não podia deixar de ser vou começar pelo vencedor, o Manguito.

O Manguito já era virtual vencedor há semanas, pois fez 1109 pontos e a vantagem sobre os mais directos concorrentes foi sempre muito larga, praticamente desde a 20ª jornada que estava encontrado o vencedor. O manguito fez desta 17ª edição da Liga Al-sport, a menos competitiva, pois as ultimas ligas foram decididas sempre nas derradeiras jornadas. Parabéns ao Manguito, que foi um brilhante vencedor.

Em 2º ficou o Miguel, que apesar de ter feito uma excelente campanha nunca chegou a incomodar o vencedor. Foi a par do 1º classificado o único que também chegou aos 1000 pontos, precisamente 1000 pontos.

Em 3º Toninho, ele que andou a maior parte de 2ª volta entre o 4º e 6º lugar, conseguiu nas ultimas 2 jornadas e os seus 989 pontos "roubar"  o ultimo lugar do pódio ao Jeremias.

Em baixo a classificação dos 31 treinadores da Liga Al-sport. Para uma melhor consulta copiem a imagem para o vosso computador e ampliem a prazer.



Agora algumas das maiores curiosidades:

-Treinador com mais vitórias semanais: Manguito com 4 vitórias.
-Treinador com mais ultimos lugares: João Paulo com 7 desaires.

- Pontuação mais alta numa jornada: Manguito e Carlão, ambos com 69 pontos.
- Pontuação mais baixa numa jornada: Melrinho com 0 (zero) pontos!

- Ultimo numa jornada entre os melhores pontuados: Nuno Coelho com 8 pontos na 28ª jornada
- Primeiro numa jornada entre os mais mal classificados: Bekas com 36 pontos na 26ª jornada.

E por ultimo, os treinadores que ficaram no "top ten", mas que não conseguiram uma unica vitória no semanal: 2º Miguel, 4º Jeremias, 8º M. João e 9º P.T.

PESCA DESPORTIVA

 A CAPTURA DE ACHIGÃS

O "Raposinho de Alqueva" continua a sua saga! Este pescador já deu por várias vezes mostra do seu valor como pescador, tanto na captura de achigãs como de luciopercas. Na pesca de competição, ainda está "verde", mas com treinos e um bom "manager" também há-de lá chegar.

Mas o que me trás aqui hoje a falar na sua pescaria, foi uma curiosidade para muitos impensável, inclusive até para mim. Os achigãs alimentam-se de peixes-gato!

Pois é! Todos sabemos que o achigã é um predador nato e que ataca quase tudo quanto mexe, mas dai até engolir peixes-gatos, era algo pouco provável para a maioria dos pescadores. Pensava-se isso porque os peixes-gatos deslocam-se em cardume para sua defesa e principalmente porque possuem três barbatanas-espigões, uma na zona lombar e um em cada lado da zona dorsal que ao serem atacados ferram literalmente o predador e libertam um "veneno" que gera alguma irritabilidade, pelo menos no ser humano é assim que acontece. Há pessoas que ao serem picados por um peixe-gato têm uma reacção muito semelhante à da picadela de uma abelha, mais ligeira, para não exagerar.

Por isso e por haver tantos peixes-gatos, era do senso comum, que estes não tinham predador à altura, mas o achigã capturado nesta ultima 3ª feira pelo "Raposinho de Alqueva" veio quebrar esse mito.


Aqui o "Raposinho do Alqueva", a exibir o seu troféu de 1,420kg. Capturado no Alqueva com uma amostra de vinil da Zoom, a S.S. Fluke. O seu colega de pescaria, Filipe Pinhel, também capturou outro achigã, mas de menor porte, ao que me disseram e "pesado a olho", tinha 0,800kg.

Na foto acima e já tirada por mim, o peixe-gato dentro da boca do achigã na altura em que o puxei com um alicate, pois só já se via aponta do rabo ao fundo da goela do achigã. Vejam bem a natureza destes peixes, tinha uma presa na boca e que não lhe cabia no estômago, mas mesmo assim ainda atacou outro peixe, a S.S. Fluke que tem cerca de 9cm.

Este o aspecto do peixe-gato depois de retirado do achigã, a parte dianteira já esbranquiçada e corroída pelo sugo estomacal do achigã e o rabo intacto, porque estava ainda na boca do achigã.

Pode-se dizer que o "Raposinho de Alqueva" apanhou dois peixes de uma assentada!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Terena: Projecto de Requalificação do Pólo Escolar Apresentado no Próximo dia 23 de Maio

A Câmara Municipal de Alandroal vai promover, no próximo dia 23 de Maio, uma sessão de apresentação pública do projecto de Requalificação do Pólo Escolar de Terena. Com início marcado para as 18:30 horas, vai decorrer na escola primária de Terena e será aberta a toda a população. 

 O projecto privilegiou uma linguagem racional e objetiva, de forma a valorizar a autenticidade do edifício existente e integrar de forma homogénea as obras de ampliação que irão ser feitas. A autarquia está a tentar obter apoio financeiro para realizar esta obra por parte do Ministério da Educação, pelo que, para já, está previsto avançar com o recurso a fundos próprios.

Na prática serão criadas três novas salas de aulas, um refeitório e uma cozinha, além de espaços de recreio, exteriores e interiores. A criação de espaços verdes também será um aspecto importante da requalificação, que tem como objectivo final dotar o espaço de todas as condições para o ensino, segundo os actuais padrões de exigência.    

 Este é um projecto de vital importância para o concelho e para a freguesia de Terena, uma vez que irá proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo e desta forma garantir que esta escola não encerra, ao contrário do que estava previsto. 

Fonte: Gab. Imp. Município de alandroal.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

COMENTÁRIO EM DESTAQUE

Este é um comentário chegado ao Alandroalandia com um pedido de  destaque, como o tema é pertinente e já "tem barbas" aqui neste espaço, faz todo o sentido o destaque.
 
ESCLARECIMENTO A PEDIDO DOS CAROS BLOGUISTAS


Como muitos se devem lembrar, e como prometi à cerca de um ano, aqui estou a esclarecer a situação do pedido feito através de um Abaixo-assinado de cerca de 50 pessoas, pedido que foi feito dentro das normas legais para que fosse arranjada a estrada que serve o campo de tiro de Santiago Maior, do qual sou associado, estrada essa que é único único caminho para várias residências particulares e ao que sei duas a três empresas.

Infelizmente,tenho que informar que este executivo nada fez,a não ser como já se sabe limpar as valas, coisa que fez na altura com a promessa de fazer mais, o caminho continua cheio de pedras soltas e buracos, de inverno é um lamaçal e no verão um mar de poeira, causando vários danos às viaturas dos vários utentes que todos os dias tem que ir para o seu emprego e levar filhos á escola.

Ainda à 15 dias uma das esposas de um colega caçador foi ao campo de tiro e ficou com um pneu cortado, é esta a tal estrada que parece que o digníssimo Presidente foi ver e achou que estava em bom estado, é claro que não têm que a fazer todos os dias, porque se o tivesse a opinião seria outra, ou não, uma vez que o carro que conduz não lhe pertence e mais pneu menos pneu, mais amortecedor menos amortecedor, mais lama ou mais pó, mais dano ou menos dano no carro não é relevante, não lhe sai do bolso.

Parece que por aqui fazer um abaixo-assinado não é bem-vindo, parece que por aqui não se vive em democracia, e o mais grave é que este executivo não respeita as muitas pessoas que votaram MUDA e que os elegeram, porque este abaixo-assinado tem como deve ser num estado de direito e num País civilizado, gente de varias cores, politicas e credos que assinou, porque são utentes do dito caminho e são lesados diariamente pelo estado da via, não há por aqui politicas como este executivo quer fazer querer e por isso nada de nada faz, puramente falta de vontade, porque ninguém pediu estrada alcatroada, mas sim com uma camadinha de sabre, e isso está perfeitamente ao alcance da Autarquia, tem sabre com fartura, e meios para o espalharem, não fazem porque não querem e se estão nas tintas para os seus munícipes.

Temos que agradecer ao Sr. Presidente da junta de Santiago Maior, que quase que à revelia lá tem tapado uns buraquinhos com sabre e mais não pode fazer.


Continuamos à espera que se dignem por favor a por uma camadinha de sabre para que a estrada fique lisa e sem buracos, e sem pedras grandes, as pessoas agradecem Sr. Presidente e eu que até votei no Sr. tenho ainda essa fé.

Santiago Maior 21 de Maio de 2012

Caçador Sacaio


Santiago Maior 21 de Maio de 2012

Caçador Sacaio

MINA DO BUGALHO - VII RALLY TT CLUBE 27


sexta-feira, 18 de maio de 2012

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

A. F. Évora


FUTEBOL JUVENIL
Iniciados : 
Terena 2 – Canaviais 1.

Benjamins:
Terena 9 – Viana 0.

Vilas de Alandroal e Redondo Acolhem Fórum Internacional Sobre Ocupação Romana na Península Ibérica



O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal recebe, no próximo dia 25 de Maio, uma reunião científica subordinada ao tema “As Paisagens da Romanização: Fortins e Ocupação do Território nos Séculos II a.C. - I a.C.”. Organizada em conjunto pelo Instituto Arqueológico de Mérida e pelos Município de Redondo e Alandroal, a iniciativa contará com a presença de alguns dos mais reputados cientistas e investigadores internacionais.
Joey Williams, Gerald Grabherr, Barbara kainrath, Félix Teichner, Carlos Fabião, Pedro Carvalho, Rosa Otero Béjar ou Jorge Morín de Palos, são apenas alguns dos cientistas e investigadores que vão participar neste Fórum Científico, que tem o seu início no dia 24 de Maio, pelas 10:00 horas, na Enoteca de Redondo. Os debates continuam no dia 25, no Fórum Cultural de Alandroal, igualmente pelas 10:00 horas. Neste dia haverá ainda lugar para uma visita de trabalho ao sítio arqueológico dos “Castelinhos do Rosário”.  

Ao longo dos dois dias os investigadores irão abordar vários temas relacionados com a Ocupação Romana na Península Ibérica, com o objectivo de contribuir para o aprofundamento do conhecimento existente sobre este tema. “Consolidação da presença romana no território centro alentejano: fortificação e povoamento no séc. I a. C.” e “O Exército Romano: conquista, controlo e reorganização do território peninsular em época republicana”, são exemplos de temas que serão abordados pelos oradores durante o encontro. 


O Município Alandroalense tem dedicado especial atenção às questões relacionadas com a arqueologia e história do concelho, pelo que se congratula por poder acolher um evento desta envergadura, que trará ao Alandroal alguns dos melhores especialistas internacionais nesta matéria. Exemplo disso é o facto de já ter garantido para este ano uma nova temporada de escavações no sítio arqueológico da “Rocha da Mina”, onde no passado ano foram feitas importantes descobertas. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

XVII LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT '12

Classificação da 27ª jornada da XVII Liga fantástica Al-sport ´12, que se disputou à 30ª jornada da Liga Zon-Sagres.

Eis-nos chegados a esta ultima jornada da XVII Liga Fantástica Al-sport. Esta ultima jornada ficou marcada pela desfeita que os treinadores da I Liga fizeram aos Treinadores Fantásticos, pois Sá pinto, J. Pereira, J. Jesus e outros, "encostaram" alguns dos jogadores mais utilizados, afectando assim a maior parte das equipas da Liga Al-sport. Safaram-se com isso alguns treinadores que previram essa situação e na sexta-feira fizeram os necessários ajustes nas suas equipas. Foi o caso de vencedor semanal, o Carlão.

Pódio semanal:

1º. - MANUEL CARLOS - 69 PTS. Beneficiou das muitas substituições que ainda podia fazer, aproveitou-as bem e ainda apanhou os 23 pontos do Wolfswinkel, o melhor jogador da jornada. Os 69 pontos do M. Carlos valeram-lhe também igual o Manguito na maior pontuação obtida numa semana.

2º. - MIGUEL ROSINHA - 54 PTS. O Miguel só já podia fazer uma substituição para segurar o 2º posto na geral, que estava ameaçado pelo Toninho e consegui-o! Meteu o Diogo Valente, para juntar ao Wolswinkel e só estes 2 jogadores deram-lhe 34pts!!!

4º. - M GOMES  - 52 PTS. Muito Sporting e dia de vitória sobre o Braga, valeram-lhe o ultimo lugar no pódio e a consolidação no top ten, que vinha sendo ameaçado.


TOP TEN DA LIGA:

1º MANGUITO- 1109 PTS.
2º MIGUEL- 1000 PTS.
3º A. BASTOS- 989 PTS.
4º JEREMIAS- 959 PTS.
5º GUERRA - 957 PTS
6º TROCO - 921 PTS.
7º M. GOMES - 916 PTS.
8º M.JOÃO- 911 PTS.


9º P.T. - 900 PTS
10º JORGE MARTINS- 898 PTS.

Para a semana já não haverá Liga, farei então uma retrospectiva geral sobre a classificação.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MUNICÍPIO DE ALANDROAL

Alandroal: Prestação de Contas de 2011 Mostra que Compromissos Antigos Continuam a Fazer Aumentar Endividamento

A prestação de contas do ano de 2011 da Câmara Municipal do Alandroal apresenta um passivo consolidado de 27 milhões de euros (5,2 milhões de contos, na moeda antiga!
Apesar da redução de receitas em cerca de 900 mil euros, o exercício de 2011 teria tido um saldo positivo de 600 mil euros, não fosse a necessidade de integrar na dívida 1.6 milhões de euros de compromissos antigos.

A redução de receitas deveu-se à retenção de 345.619,22€ das transferências directas para o município do Orçamento de Estado em consequência do excesso de endividamento do ano de 2008 (Despacho n.º 15192/2010, de 7/10/2010 publicado na IIª Série do Diário da República) e à redução de transferências em 285.849€ em relação ao Orçamento de Estado 2010.

Os compromissos antigos que foi necessário integrar correspondem a um valor total de 1.690.629,53€ relativos a condenações em tribunal de processos antigos (2002), ao registo da dívida associada aos processos em curso, das verbas a devolver à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo em resultado da sua aplicação indevida durante a execução do III Quadro Comunitário de Apoio (2009) e a outras dívidas de anos anteriores.

Este cenário já tinha sido identificado na auditoria externa realizada pela Deloitte, que mostrava, à data da sua realização (reportada a 31 de Outubro de 2009) um passivo registado de 20.308.934 € mas também a existência de mais de 9 milhões de euros (9.548.637 €) de compromissos assumidos não contabilizados cujos efeitos se iriam fazer sentir ao nível do aumento efectivo da dívida ao longo dos anos. A factura tem estado a chegar e vai continuar a chegar até à integração total deste valor.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, afirma que “Não falamos da dívida do Município porque isso nos dá prazer ou por estarmos a pensar no passado. Esta dívida não é uma coisa do passado, porque todos a vamos ter que pagar ao longo dos próximos 20 anos, e isso compromete uma parte do futuro. Falamos da dívida por uma questão de transparência absoluta das contas do município e para que todos percebem o gravíssimo grau de endividamento a que se chegou. Ainda há muita falta de informação no nosso concelho quanto à dimensão desta tragédia e brinca-se com os números como se brinca com a vida das pessoas. Quando se fala só em milhões muitas pessoas podem ser enganadas e não chegar a perceber se é muito ou pouco.”

A verdade é que o endividamento do município era de cerca de 2 milhões de euros em 2002 (segundo auditoria externa contratada na altura pelo executivo PS em início de funções) e é hoje de 27 milhões.

O município tem receitas anuais na ordem dos 6 milhões de euros (menos de 500 mil euros por mês) e mais de metade é para pagar vencimentos. A outra metade tem que servir para todas as despesas de funcionamento, contrapartida nacional de obras financiadas, pequenas obras, protocolos com juntas de freguesia e associações do concelho, amortizações e juros de empréstimos, despesas com educação, acção social, cultura, desporto, etc. Só a amortização do empréstimo de saneamento financeiro (9.600.000,00 €) vai corresponder ao pagamento de 100 mil euros por mês. É esta a dimensão do nosso problema.

Para pagar a sua dívida a câmara teria que parar totalmente durante quase 5 anos. Estamos endividados em quase 500% das nossas receitas. Se compararmos com o país, que está numa situação de pré-rutura, a precisar de ajuda externa, porque tem um endividamento público externo de cerca de 117 % do PIB (um ano e três meses de tudo o que produzimos!).

“Trabalhamos há 2 anos e meio com esta realidade, as dificuldades são muitas, mas não deixamos que os munícipes as sintam na sua relação do dia-a-dia com a câmara. Muito pelo contrário, temos as obras a andar, algumas quase concluídas, outras a serem lançadas, melhorámos prazos de pagamento, melhorámos a organização interna, o atendimento, as respostas sociais e temos hoje uma relação de confiança com os fornecedores locais, com o associativismo e com os munícipes. Cortámos no que era excessivo e vamos continuar a fazer o que fizemos até aqui: a encontrar soluções para resolver os problemas, para que a câmara continue a cumprir o seu papel junto da população, para que as obras continuem a ser feitas, para que as respostas continuem a aparecer, para construir um futuro melhor para todos”, conclui o autarca.

Fonte: Gabinete de Imp. do Município de Alandroal.

DIVULGAÇÃO - FESTAS DA MINA DO BUGALHO


segunda-feira, 14 de maio de 2012

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

 Clube caça e Pesca de Estremoz.

Ontem, Domingo o CAP de Estremoz organizou mais um convívio piscatório em Juromenha, mais um clube inserido no " Movimento Pista em Juromenha". Um movimento formado por vários clubes da região que têm como objectivo difundir e melhorar a Pista de Pesca de Juromenha.

Em baixo as principais classificações deste convívio:

1º Ivan Faia do Naturafishing de Elvas com 52,400kg.

 Aqui o Ivan Faia a receber o seu prémio de 1º classificado

2º Manuel Varandas do JSA-Marujos com 45,800kg.
3º Narciso Chamorra do Naturafishing de Elvas com 39,940kg.
4º José Peguinho  do Naturafishing de Elvas com 36,440kg.
5º Joaquim Branco de Borba com 34,360kg.
6º António Gonçalves do Naturafishing de Elvas com 34,020kg
7º Sérgio Costa do C. V. de Portalegre com 32,360kg.
8º Joaquim Galegos  C. V. de Portalegre com 27,220kg.
9º Elisiário Carriça C. V. de Portalegre com 23,480kg.
10º Marco Bugalho C. V. de Portalegre  com 22,620kg.

Como já  se devem ter apercebido, ontem foi um dia de "fartura" para os pescadores, não só pelos três primeiros, mas também por todos os outros que se classificaram, todos tiraram muito peixe e peso.

Uma nota pessoal, fiz segundo o que pode indiciar uma certa frustração, pois estar tão perto da vitória e não a alcançar! Mas ao mesmo tempo sinto-me contente, pois bati o meu anterior record de 36.840kg. na pista de Juromenha. Passou agora a ser de 45,880kg. em Juromenha, mantendo-se o meu record pessoal no Guadiana em 58,460kg. alcançado na Pista dos Pollos em Badajoz.


Em baixo deixo uma vez mais a tabela com os convívios piscatórios já disputados e a disputar nos próximos fins de semana em Juromenha.
Aos interessados em marcar alguma prova para esta pista, dirijam-se à Al-sport no Alandroal para saberem da disponibilidade da data que possa vir interessar.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

A. F. Évora


FUTEBOL JUVENIL

Distrital de Benjamins – Fase Final :
Santo António 3 – Terena 2.

Distrital de Iniciados :
Terena 0 – União de Montemor 6.

SANTIAGO MAIOR - Festas da Santa Cruz Animam Fim-de-semana

É já hoje que têm incío as tradicionais Festas da Santa Cruz, em Aldeia da Venda, uma comemoração com inspiração pagã que há muitos anos se realiza nesta localidade do concelho de Alandroal. Este é um motivo forte para aproveitar o bom tempo e fazer uma visita à Aldeia da Venda.

O momento alto das festas da Santa Cruz, o “Cântico ao Horto das Oliveiras”, está marcado para Sábado às 16:30. Esta cerimónia conta a história da Madanela arrependida que, vestida de preto e representando o pecado e o arrependimento, pede perdão a Deus pelos seus pecados.

Já no Domingo, dia 13, o ponto alto das festividades é a realização de uma grandiosa corrida de touros, com inicio pelas 17:30h, e abrilhantada pelos cavaleiros Filipe Gonçalves, A. Brito Paes e Moura Caetano e pelos forcados do Aposento de Alandroal, Monsaraz e Redondo.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

XVII LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT '12

Classificação da 25ª jornada da XVII Liga fantástica Al-sport ´12, que se disputou à 28ª jornada da Liga Zon-Sagres.

A penúltima jornada desta XVII Liga Fantástica Al-sport veio confirmar o campeão da 2ª volta da Liga, o Luis Guerra. O Luis era no final da 1ª volta o 15º classificado,  mas desde Março tem vindo a subir, passo a passo e nas ultimas 3 semanas ganhou duas vezes, o que o trouxe até ao 5º posto, notável!

Pódio semanal:

1º. -- LUIS GUERRA      50 pts.  Ele aqui está, mais uma vitória, a 3ª na 2ª volta e esta sem ter o jogador da jornada, o que demonstra ter uma equipa muito equilibrada.

2º. -- RUI SERRA           48 pts. O Rui  "abandonou" a equipa, mas também foi o único que manteve o Hulk, que na 2ª volta tem sido o "abono de familia" do Porto e também do Rui, que com os seus 14 pontos de melhor jogador da jornada fizeram subir o Rui até ao 2º lugar do pódio.

3º. -- A. BASTOS           48 pts. O António apostou forte esta jornada, fazendo 4 substituições que resultaram em pleno e o aproximaram muito do seu objectivo, que é a vice-liderança. Para já valeram-lhe um lugar no pódio semanal.

TOP TEN DA LIGA:

1º MANGUITO- 1073 PTS.
2º MIGUEL- 946 PTS.
3º A. BASTOS- 945 PTS.
4º JEREMIAS- 936 PTS.
5º GUERRA - 908 PTS
6º TROCO - 895 PTS.
7º M.JOÃO- 888 PTS.

8º NUNO COELHO - 878 PTS.
9º P.T. - 874 PTS
10º JORGE MARTINS- 872 PTS.

Esta semana houve algumas alterações de vulto. A subida ao 3º posto do Toninho em troca com o Jeremias. Jeremias que estava nessa posição à imenso tempo e ameaçando o 2º lugar, foi agora relegado para 4º e é o Toninho que está agora a 1 ponto do Miguel que é o 2º também já à imenso tempo. A salientar também o já falado 5º do Guerra e a reentrado do Nuno Coelho para o "top ten".

A jornada do próximo fim de semana será a ultima do campeonato, aproveitem para queimar os últimos cartuchos.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

Casa do Benfica de Vila Viçosa. 

Foi no passado Domingo que a Casa do Benfica de Vila Viçosa organizou o seu 23º Convívio de Pesca.

Esta associação foi mais uma a escolher a Pista de Pesca de Juromenha como local privilegiado para a realização do seu evento.

Em baixo o quadro enviado pela organização com os principais classificados, de salientar os dois primeiros classificados, dois elementos da Secção de Pesca do Juventude Sport Alandroalense - " Marujos".
Na foto em baixo, ao Carlos Silveira como 1º classificado, coube-lhe a honra de entregar os prémios aos restantes colegas de pódio, no caso ao 3º classificado, Narciso Chamorra.


Em baixo deixo uma vez mais a tabela com os convívios piscatórios já disputados e a disputar nos próximos dias em Juromenha.
Aos interessados em marcar alguma prova para esta pista, dirijam-se à Al-sport no Alandroal para saberem da disponibilidade da data que possa vir interessar.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

ALANDROAL - XI PASSEIO EQUESTRE

A Tertúlia Tauromáquica do Alandroal, SUBIR AO ESTRIBO, vai realizar no próximo dia 12 de Maio o seu XI Passeio Equestre.

A Tertúlia Tauromáquica do Alandroal, é um grupo de aficionados que preza e luta pela festa brava.


O passeio equestre será animado pelo inconfundível artista José Lito Maia (o verdadeiro Pai da criança).

1º TORNEIO DE FUTEBOL 5 - "SACAIOS CUP"


OS 1ºS JOGO NO COMPLEXO DESPORTIVO DE ALANDROAL

Depois algumas incertezas e sem inauguração oficial o Estádio Municipal de Alandroal, já recebeu os primeiros jogos.

Foi no passado sábado e por ocasião quinta edição do “V Juromenha Rugby Oldies Festival”. Aqui ficam algumas fotos para testemunhar o ocorrido.
Fase do jogo entre as equipas de Juromenha e A. A. de Coimbra.


Em acima, o alinhamento do C. R. de Évora.
Veja mais fotos aqui: Fotos de fim de semana.

Oportunamente darei conta dos resultados do  “V Juromenha Rugby Oldies Festival”.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS



OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

A. F. Évora

Taça da Associação do Distrito de Évora.
Estremoz 1 – Monte Trigo 3

FUTEBOL JUVENIL
Benjamins:
Terena – Juventude de Évora. Sábado ás 10,3 horas.

PESCA DESPORTIVA - A CAPTURA DE PREDADORES

Mesmo com o tempo agreste há pescadores que não desistem, é o caso do Hélio Tique, que mesmo com as chuvadas dos últimos dias tem teimado em tentar a sua sorte na captura de alguns predadores de água doce. Tentou, tentou e conseguiu.

Conseguiu os 2 bons exemplares das fotos abaixo, 1 lucioperca e um achigã.

Em cima o lucioperca que foi capturado no passado Domingo e na Barragem de Alqueva, na zona da Mina do Bugalho. Pesou 1,500kg e atirou-se a um senko.

Nesta foto debaixo, o achigã de 1,800kg. que foi tirado na mesma zona e da mesma forma, mas já na 3ª feira dia 1 de Maio.

O Hélio é um pescador da nova vaga, mas mostra já alguns "tiques", que o levarão num futuro muito próximo a ser um potencial "profissional"! Está de parabéns pelas suas capturas.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

XVII LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT '12

Classificação da 25ª jornada da XVII Liga fantástica Al-sport ´12, que se disputou à 28ª jornada da Liga Zon-Sagres.
Ora aqui temos mais uma jornada e estamos a 2 para o fim desta Liga. Vão faltando tempo para quem ainda não ganhou um a "etapa" este ano, o fazer. Quem não quis desperdiçar esta hipótese foi o Zé Roma, que mesmo estando longe do "top ten", conseguiu o brilharete de ganhar uma jornada da Liga Al-sport. Façanha que muitos dos "consagrados" da Liga ainda não conseguiram atingir! Tais como Nuno Coelho, Jeremias, Rosinha, M. João, Miguel, P.T...

Esta semana tivemos um pódio maioritariamente "romano":


1º. ZÉ ROMA - 40 PTS. O Zé não é um habitué destas andanças, mas esta semana deu-lhe bem. Na pior semana de todas até agora em termos de pontuação, conseguir 40 pontos é um feito notável.

2º. NUNO ROMA - 38 PTS. O Nuno chegou muito perto do irmão, mas a defesa do Braga deitou-lhe tudo a perder( Douglão -5 e Ewerton -1). Estes -6 é que não o deixaram chegar à vitória.
 
3º. LOBO DO RIO - 29 PTS. Menos 11 pontos que o 1º diz tudo. Este esteve igual à maioria, apenas lhe coube em lotaria o 3º posto do pódio

TOP  TEN DA LIGA:

1º MANGUITO- 1033 PTS.
2º MIGUEL- 913 PTS.
3º JEREMIAS- 908 PTS.
4º A. BASTOS- 897 PTS.
5º TROCO - 862 PTS.
6º GUERRA - 858 PTS 
7º P.T. - 846PTS
8º M. GOMES- 845 PTS.
9º M.JOÃO- 844 PTS.
10º JORGE MARTINS- 840 PTS. 

Com o titulo já "entregue" ao Manguito, resta a luta pelos restantes lugares do pódio, sobrando 2 lugares para 3 treinadores, Miguel, Jeremias e A. Bastos. Há também algum frisson na entrada e manutenção no "top ten", estando a luta aqui mais renhida, ou pelo menos com mais participantes.

Esclarecimento: Inauguração do Estádio Municipal de Alandroal

A Câmara Municipal de Alandroal informa que, embora há uns meses atrás se tivesse ponderado a possibilidade de fazer coincidir a inauguração oficial do Estádio Municipal do Alandroal com a realização da V edição do "Juromenha Rugby Oldies Festival", tal hipótese foi há muito abandonada face às vicissitudes do avanço da obra, alheias à vontade do Município.

 Com base nesse pressuposto, o Clube de Rugby de Juromenha fez uma divulgação inicial da prova em que era referida a inauguração, facto que, pese embora todos os esforços do clube para corrigir esta situação, tem contribuído para alguma desinformação.

Assim, informamos que no próximo dia 5 de Maio o estádio irá receber o torneio de rugby como primeiro ensaio das condições do campo, já que estão reunidas as condições para a prática da modalidade.
E, uma vez que se prevê a conclusão total da obra nos próximos dois meses, e será oportunamente anunciada a data da inauguração oficial. A Câmara Municipal congratula-se com a realização no Alandroal deste torneio, deseja ao Clube de Rugby de Juromenha sucesso para este evento e convida todos os munícipes a assistirem aos jogos.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal.

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

O Clube de Pesca Desportiva Naturafishing de Elvas, organizou no passado dia 22 de Abril o seu 6º Convívio de Pesca Desportiva.

A prova foi realizada em Juromenha e faz parte do " Movimento Pista em Juromenha". Um movimento formado por vários clubes da região que têm como objectivo difundir e melhorar a Pista de Pesca de Juromenha.

Em baixo os primeiros 10 classificados do convívio:

1º André Laranjeiro do Naturafishing de Elvas com 19,650kg.

 Em cima, o jovem André Laranjeiro a receber das mão do Presidente do Naturafishing o seu troféu.

2º  Luis Real de São romão com 8,760kg.
3º Carlos Silveira dos J. S. Alandroalense - Marujos com 7,020kg.
4º Manuel dos Santos do CAP Baixo Alentejo com 6,800kg.
5º Eliseu Fusco de Borba com 6,520kg.
6º Analidio Grilo de Vila Viçosa com 6,050kg.
7º Joaquim Ventura de Vila Viçosa com 5,180kg.
8º José Valério de Portalegre com 5,080kg.
9º António Ricardo do Naturafishing de Elvas com 4,300kg
10º Eliziário Carriça de Portalegre com 3,940kg.

Em baixo fica a tabela com os convívios piscatórios já disputados e a disputar nos próximos dias em Juromenha.
Aos interessados em marcar alguma prova para esta pista, dirijam-se à Al-sport no Alandroal para saberem da disponibilidade da data que possa vir interessar.

ALANDROAL - AGENDA CULTURAL DE MAIO '12

Já está disponível a Agenda Cultural do Município de Alandroal para o mês de Maio, onde o destaque é o concerto do vencedor do programa Operação Triunfo, Jorge Roque, acompanhado pela banda Nefta. 

Pode consultar a Agenda Cultural, em qualquer momento, no site da Câmara Municipal de Alandroal, www.cm-alandroal.pt ou na página do facebook do município, em www.facebook.com/cmalandroal.
Para ampliar clique na imagem e a seguir "Ver imagem"