quarta-feira, 17 de julho de 2013

Alandroal: Município e Museu Nacional de Arqueologia Assinam Protocolo de Colaboração para o Endovélico

No próximo dia 20, pelas 15 horas, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a Câmara Municipal de Alandroal e o Museu Nacional de Arqueologia formalizam um acordo de parceria de grande importância para a arqueologia e cultura do concelho numa cerimónia aberta a todos os interessados.

Num momento que poderemos considerar histórico, no espaço onde está exposta a parte mais importante do espólio do Endovélico, as duas instituições assinam um compromisso para o acompanhamento científico do processo de criação do futuro museu no concelho do Alandroal e para a partilha do espólio.

Sendo certo que algumas peças são consideradas “tesouros nacionais” e nunca poderão deixar o Museu Nacional de Arqueologia, também é verdade que o vasto espólio associado a esta divindade permitirá a partilha de originais e o desenvolvimento de réplicas de modo a constituir um núcleo museológico  verdadeiramente representativo.

Para o presidente da câmara, João Grilo, este é o resultado de 4 anos de intenso trabalho na estratégia de valorização do património local e que, no que ao Endovélico diz respeito já se traduziu na criação do Centro de Estudos do Endovélico e na recente apresentação do projecto do futuro museu. Nesta sequência, este dia vai marcar, segundo o autarca, “o início do regresso do Endovélico e da sua memória a casa, mais de 100 anos depois de deixar o concelho para ter de novo um papel central na vivência local, não através do culto – como há 2000 anos atrás – mas agora através do contributo para o desenvolvimento local.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

Nenhum comentário:

Loading...