quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pesca desportiva - A captura de carpas e bagres

Muito se tem falado aqui na captura de achigãs e luciopercas, que são por sinal os 2 piores predadores de água doce existentes na nossa região. A insistência em apresentar aqui as grandes pescarias dessas duas espécies deve-se ao facto da maioria dos pescadores da região se dedicar precisamente a esse tipo de pesca.

Mas também há pescadores com outras tendências  e uma delas é o carpfhing, pesca de grandes carpas para devolver à água. Este tipo de pesca é muito apreciado nos países do norte da Europa, já em Portugal a sua implementação tem sido lenta. Começou à sete, oito anos e tem ganhado algum espaço, mas ainda há muito mais espaço para percorrer.

Hoje vou apresentar o pescador de carpfishing mais bem sucedido do Concelho de Alandroal, o António Carraça de Santiago Maior. O Carraça já anda nisto há largos anos e até já fez pescarias melhores do que aquelas que lhes vou mostrar hoje, mas mostro esta por ser a mais recente que ele conseguiu. Foi no passado mês de junho que se deslocou a uma barragem espanhola e consegui três exemplares que lhes mostro abaixo.

 Esta primeira foto é a do exemplar maior: 18,50kg.

 Aqui as três carpas que foram capturadas no mesmo dia, nas mãos o Carraça tem um exemplar de 18kg.

 Por  ultimo a mais "pequena", 17kg de carpa. Parece maior que ele!

Mas as pescarias deste homem não se esgotam nas carpas, na foto de baixo este pescador tem nas mãos um bagre de 2,50kg. Esta pescaria tem já mais de 6 meses, mas achei relevante aqui apresentá-la porque este exemplar foi capturado no Alqueva e demonstra sobretudo que esta espécie de silure cresce muito mais que os seus "primos",  os odiados e conhecidos peixes-gatos, também estes da família dos silures.

António Carraça e o seu bagre de 2,500kg.

Um comentário:

Anônimo disse...

não me parece muito cuidadoso com as carpas para um verdadeiro carpista....