terça-feira, 30 de julho de 2013

Informação Desportiva e Cultural Município de Alandroal – Agosto 2013

Já está disponível a informação cultural e desportiva do município de Alandroal para o mês de Agosto, onde o principal destaque vai para a realização de mais uma edição do Festival da Juventude e Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, entre os dias 29 de Agosto e 2 de Setembro.  Durante o mês de Agosto o artesanato estará também em evidencia, com a realização da iniciativa “Mãos que Falam” que, durante todos os fins de semana do mês de Agosto irá dar a conhecer o artesanato do concelho. Agosto é também mês de Festa nas localidades de Juromenha e Rosário (dias 9, 10 e 11), Mina do Bugalho e Montejuntos (dias 16, 17 e 18)


Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Alandroal - Município Alarga Oferta de Manuais Escolares ao 2º Ciclo

A partir do próximo ano lectivo os alunos do 5º e 6º anos de Escolaridade, do concelho do Alandroal, num total de 93 alunos, passam a beneficiar da oferta por parte do município dos seus manuais escolares. Esta medida já estava em estudo pela autarquia desde o ano passado e surge em complemento à oferta dos manuais aos alunos do 1º Ciclo iniciada pela câmara municipal no ano lectivo 2010-2011.

O agravar da crise e das dificuldades económicas das famílias são os motivos que estão na base desta decisão. Para o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, “esta medida representa um grande esforço financeiro, mas também a garantia de que nenhuma criança começa o ano lectivo em desvantagem perante as outras. É um apoio directo que se sabe para onde vai e permite às famílias canalizar os seus poucos recursos para outras necessidades associadas ao arranque do ano lectivo e que também são consideráveis, como os equipamentos desportivos, as roupas, etc. Os momentos excepcionais exigem medidas excepcionais e todos temos que fazer o que está ao nosso alcance para sairmos juntos desta crise”, conclui o autarca.

Pelas mesmas razões o município já disponibiliza refeições gratuitas a todas as crianças do 1º Ciclo, para além de outros apoios com material escolar, fruta escolar e transportes.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Alandroal Autárquica '13 - Apresentação de candidatos da CDU


Alandroal: Município Apresenta Nova Antologia de Poetas Populares

A poesia popular, de tradição oral, constitui um património fundamental da cultura local do Alandroal que faz com que o concelho se afirme como “terra de poetas” dentro e fora dos seus limites físicos.
Consciente da importância da preservação e promoção da cultura local como motor de desenvolvimento e de sustentabilidade do território e como importante factor de auto-estima colectiva e de construção da identidade local, a Câmara Municipal de Alandroal está a promover a edição de um conjunto de publicações que procuram contribuir para este fim.

Neste contexto, no próximo dia 28 de Julho, pelas 17h00, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, será apresentado o primeiro volume de uma nova antologia de poetas populares do concelho.
Este trabalho, coordenado por Vitor Franco e D’ Arcy Albuquerque, recolhe a poesia de 18 poetas populares do concelho e é financiado por fundos comunitários através de uma candidatura que o município apresentou a fundos do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural).

O segundo volume, dedicado em exclusivo ao “Ti Limpas” (Manuel Inácio Veladas), reconhecido como o mais virtuoso dos poetas populares vivos do concelho, será apresentado pelo município também em breve.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

terça-feira, 23 de julho de 2013

Alandroal vai estar na “Feria Olivenza Despierta”

No âmbito da colaboração que tem vindo a desenvolver com o Ayuntamiento de Olivenza, e a convite daquela autarquia vizinha, o Município de Alandroal vai promover uma visita à Feira “Olivenza Despierta”, no próximo dia 27 de Julho, aberta a toda população. A partida será ao início da noite e o Município assegura o transporte com inscrições limitadas à capacidade disponível.


Olivenza Despierta” é uma iniciativa promovida pelo Ayuntamiento local que tem como principal objectivo aproximar a cidade dos seus habitantes e visitantes, através de uma cultura participativa. Ao longo da noite, os visitantes terão a oportunidade de descobrir uma Olivenza nocturna, através de visitas guiadas a museus, igrejas ou simplesmente participando nas diversas actividades programadas. 

Entre as propostas de lazer estão exposições de artesanato e gastronomia, espectáculos culturais, mercados tradicionais e a iluminação especial de um conjunto de monumentos da localidade. O Alandroal estará representado nesta iniciativa pelo grupo de música popular “Trigueirão do Relheiro”. Não perca tempo e inscreva-se já no Balcão Único do Município de Alandroal ou nas Juntas de Freguesia do concelho. Participe!   

Fonte: Gab. Imp. do Município de Alandroal

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alandroal Encerra Ano Lectivo da Escola Popular com Apresentação da Nova Carta Educativa

O Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal vai acolher, no próximo dia 22 de Julho, Domingo, a festa de encerramento do ano lectivo da Escola Popular do Alandroal.


Antes, pelas 15h00, é apresentada no mesmo espaço a nova Carta Educativa do concelho do Alandroal.
Intitulada “Atlas da Educação em Alandroal”, esta nova  ferramenta de gestão da educação no concelho resulta de uma parceria estabelecida há dois anos entre a câmara municipal e a Universidade de Évora e foi coordenada pelo Professor Dr. Bravo Nico.

A necessidade de substituir a anterior carta educativa, datada de 2006, foi desencadeada por dois factores. Em primeiro lugar, a decisão do actual executivo de justificar a manutenção em funcionamento do 1º Ciclo na localidade de Terena, contrariando a decisão de encerramento prevista. Em segundo lugar, a criação, neste mandato de uma escola popular com mais de 700 alunos, distribuídos por todo o concelho, assente na antiga rede de escolas primárias descontinuadas.

Do programa da festa de encerramento do ano lectivo, destaque para duas peças de teatro pelos grupos de teatro das escolas populares de Viana do Alentejo e Alandroal e para a actuação do grupo de instrumentos tradicionais da escola popular do Alandroal.

Divulgação - Passeio a Santiago de Compostela


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Alandroal: Município e Museu Nacional de Arqueologia Assinam Protocolo de Colaboração para o Endovélico

No próximo dia 20, pelas 15 horas, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a Câmara Municipal de Alandroal e o Museu Nacional de Arqueologia formalizam um acordo de parceria de grande importância para a arqueologia e cultura do concelho numa cerimónia aberta a todos os interessados.

Num momento que poderemos considerar histórico, no espaço onde está exposta a parte mais importante do espólio do Endovélico, as duas instituições assinam um compromisso para o acompanhamento científico do processo de criação do futuro museu no concelho do Alandroal e para a partilha do espólio.

Sendo certo que algumas peças são consideradas “tesouros nacionais” e nunca poderão deixar o Museu Nacional de Arqueologia, também é verdade que o vasto espólio associado a esta divindade permitirá a partilha de originais e o desenvolvimento de réplicas de modo a constituir um núcleo museológico  verdadeiramente representativo.

Para o presidente da câmara, João Grilo, este é o resultado de 4 anos de intenso trabalho na estratégia de valorização do património local e que, no que ao Endovélico diz respeito já se traduziu na criação do Centro de Estudos do Endovélico e na recente apresentação do projecto do futuro museu. Nesta sequência, este dia vai marcar, segundo o autarca, “o início do regresso do Endovélico e da sua memória a casa, mais de 100 anos depois de deixar o concelho para ter de novo um papel central na vivência local, não através do culto – como há 2000 anos atrás – mas agora através do contributo para o desenvolvimento local.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Gala de entrega de prémios da Liga Fantástica Al-sport

A Liga Fantástica Al-sport terminou a sua 18º época e tal como em anos anteriores foi organizada um gala para entrega de prémios aos melhores e revelar algumas curiosidades da época.

A Gala realizou-se no passado sábado, 06 de julho, no Restaurante Zé do Alto, agora com nova gerência.

Vamos à foto reportagem e com agradecimentos ao Geremias e Nuno Mendes:

 Em baixo e em cima, panorâmicas da "mesa de trabalhos" e onde foram notadas algumas ausências de vulto aos "trabalhos".
 A Liga tem atualmente 31 treinadores, mas só estiveram presentes 21 dos seus elementos. Houve 10 faltas, 9 das quais com justificação.

 A entrega de prémios ficou a cargo do "Papa-ligas", que este ano não se conseguiu fazer ouvir nas suas considerações, pois a sala não reunia as condições acústicas para um evento desta envergadura!

 Em cima, os prémios para os  três primeiros: Rosinha, Miguel e Paulo Jorge.

E adivinhem quem ganhou? O "Papa-ligas" claro! Este Treinador Fantástico já vai na sua 6ª vitória na Liga, sendo o mais vitorioso de todos os treinadores.

Agora a classificação geral final:
1º Rosinha 1257pts
2º Miguel 1220pts
3º Paulo Faustino 1219pts
4º Nuno Mendes 1202pts
5º Jeremias 1186pts

6º Manguito 1184pts
7º Jorge 1171pts
8º A. Bastos 1167pts
9º P. T. 1152pts
10º Nuno Coelho 1138pts
11º Manuel João 1122pts
12º João Balsante 1091pts
13º Loca 1084pts
14º M. Carlos 1083pts
15º Troco 1064pts
16º Luis Guerra 1028pts
17º M. Gomes 1019pts
18º Balanças 991pts
19º Melrinho 981pts
20º Zé Roma 961pts
21º A. Balsante 951pts
22º Bekas 943pts
23º Hugo 943pts
24º Ricardo 909pts
25º N. Roma 989pts
26º J. Paulo 856pts
27º L. Fernando 828pts.
28º Pedro 825pts
29º Carlos 787pts
30º Rui 689pts
31º Dino 660pts.

Algumas curiosidades:
-O Rosinha conseguiu a sua 6ª vitória na Liga Al-sport, dentro das 18 edições já realizadas. Com esta vitória conseguiu dois recordes, o de treinador mais vitorioso (6 títulos) e a pontuação mais alta de sempre, 1257 pontos.

- O treinador com maior número de vitórias semanais foi o estreante deste ano, Nuno Mendes com 5 vitórias no semanal. Construindo assim mais um record nesta liga, nunca um estreante havia conseguido tamanha façanha!

- Outro record batido foi o de pontuação mais alta numa só jornada, 89 pontos e foi conseguido pelo João Paulo. Este foi um recordista improvável, pois só entregou a equipa a meio da época, nunca mais lhe mexeu e conseguiu aquilo que descrevi atrás, 89 pontos numa só jornada!

- Ao invés, o Ricardo conseguiu a pior pontuação numa jornada, fez -1 ponto á 18ª jornada. Não foi um record, pois em anos anteriores já houve quem tenha feito "melhor"!

- Uma outra curiosidade foi o facto do Balanças ter conseguido estar no limite dos dois lados, isto é, conseguiu uma vitória no semanal, mas numa outra semana foi 31º e ultimo dessa semana. Não é caso único nesta liga, mas este ano foi uma "façanha" só conseguida por ele.

- Outra, o Dino e o Rui, consecutivamente ultimo e penúltimo amealharam em partes iguais 16 últimos lugares em 27 jornadas possíveis! Nem sei bem, mas isto deve ser um record em dupla!

- E já agora, com a vitória deste ano o Rosinha empatou sportinguistas e benfiquistas no número de conquistas, 9 para cada lado.
Pelo Sporting, Rosinha 6 e Jeremias 3 (Total 9)
Pelo Benfica, P.T 2, Faneca 2, Janeca 1, Troco 1, A. Bastos 1, P. Faustino 1 e Manguito 1 (Total 9).

- Por ultimo uma palavra de consolo para o Miguel, salvo erro é o 3º ano consecutivo que fica em 2º, não conseguindo assim o tão almejado titulo.

Até dia 02 de Setembro, que é a data da próxima Assembleia da Liga Fantástica Al-sport e servirá de preparação para a nova época.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pesca desportiva - A captura de carpas e bagres

Muito se tem falado aqui na captura de achigãs e luciopercas, que são por sinal os 2 piores predadores de água doce existentes na nossa região. A insistência em apresentar aqui as grandes pescarias dessas duas espécies deve-se ao facto da maioria dos pescadores da região se dedicar precisamente a esse tipo de pesca.

Mas também há pescadores com outras tendências  e uma delas é o carpfhing, pesca de grandes carpas para devolver à água. Este tipo de pesca é muito apreciado nos países do norte da Europa, já em Portugal a sua implementação tem sido lenta. Começou à sete, oito anos e tem ganhado algum espaço, mas ainda há muito mais espaço para percorrer.

Hoje vou apresentar o pescador de carpfishing mais bem sucedido do Concelho de Alandroal, o António Carraça de Santiago Maior. O Carraça já anda nisto há largos anos e até já fez pescarias melhores do que aquelas que lhes vou mostrar hoje, mas mostro esta por ser a mais recente que ele conseguiu. Foi no passado mês de junho que se deslocou a uma barragem espanhola e consegui três exemplares que lhes mostro abaixo.

 Esta primeira foto é a do exemplar maior: 18,50kg.

 Aqui as três carpas que foram capturadas no mesmo dia, nas mãos o Carraça tem um exemplar de 18kg.

 Por  ultimo a mais "pequena", 17kg de carpa. Parece maior que ele!

Mas as pescarias deste homem não se esgotam nas carpas, na foto de baixo este pescador tem nas mãos um bagre de 2,50kg. Esta pescaria tem já mais de 6 meses, mas achei relevante aqui apresentá-la porque este exemplar foi capturado no Alqueva e demonstra sobretudo que esta espécie de silure cresce muito mais que os seus "primos",  os odiados e conhecidos peixes-gatos, também estes da família dos silures.

António Carraça e o seu bagre de 2,500kg.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Alandroal: Linha Gratuita de Transporte Vai Entrar em Funcionamento

A partir do próximo dia 16 de Julho vai ser mais fácil descolar-se de qualquer ponto do concelho até ao Alandroal para aceder aos serviços do Centro de Saúde, das Finanças ou da Câmara Municipal (Balcão Único, Acção Social, piscinas municipais, etc.). Todos os munícipes passam a contar com a “A Linha do Alandroal – ALA”, circuito de transportes gratuito criado pelo Município para ajudar a combater o isolamento e facilitar o acesso dos munícipes, principalmente os jovens e os idosos, aos serviços da sede de concelho.
 A linha é composta por três circuitos diferentes, que funcionam todas as terças, quartas e quintas-feiras, com partidas às 08:30 horas e regresso à localidade de origem às 12:30 horas. A “Linha Branca”, que funciona às terças-feiras, faz a ligação entre Casas Novas de Mares, Aldeia de Pias, Marmelos, Orvalhos, Hortinhas, Terena e Alandroal. A “Linha Azul”, a operar às quartas-feiras, liga as localidades de Lages, Aldeia da Venda, Seixo, Cabeça de Carneiro, Montejuntos, Ferreira de Capelins, Faleiros, Monte Abaixo e Terena ao Alandroal. Já a “Linha Amarela” faz o transporte entre Juromenha, Mina do Bugalho, Rosário e Alandroal, nas quintas-feiras.
Esta medida do Município de Alandroal destinada a facilitar a mobilidade dentro do concelho, pode ser alargada no futuro se tal necessidade se vier a justificar e o município está já a procurar articular a oferta da sede de concelho com a oferta da linha. Por exemplo, já foi solicitada à ARS Alentejo a alteração da “Consulta Aberta” do Centro de Saúde da tarde para a manhã para que os utentes da linha possam beneficiar deste serviço.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Município de Alandroal Criou Programa de Vigilância de Florestas

Num ano em que o Governo de Portugal decidiu não avançar com o seu Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, a Câmara Municipal de Alandroal avançou com um programa próprio de Vigilância das Florestas do concelho, de forma a minimizar a possibilidade de ocorrência de incêndios e permitir a ocupação dos jovens do concelho nesta altura do ano. 

O programa, que está no terreno desde o passado dia 01 de Julho, surge enquadrado pelo Programa de Ocupação Temporária de Jovens, que o Município de Alandroal também criou recentemente, com o objectivo de permitir uma ocupação saudável para os jovens do concelho em situação de desemprego. 
Os jovens vigilantes, que receberam formação com elementos da GNR e da Protecção Civil Municipal, trabalham em equipas de 2 elementos e têm como principal missão vigiar as matas do concelho, a partir de pontos fixos. Em caso de ocorrência, os vigilantes contactam imediatamente os Bombeiros Voluntários de Alandroal e a GNR.

Para o Município de Alandroal, esta é uma medida de vital importância para o concelho, uma vez que permite, por um lado, uma ocupação saudável para os jovens desempregados do concelho e, por outro lado, a vigilância das matas e florestas do território durante o período de verão. 
 
 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Festival Por Terras do Endovélico: Alteração

Está prestes a chegar um dos momentos mais importantes de afirmação e dinamização cultural do concelho de Alandroal, o Festival Por terras do Endovélico. 

A partir de hoje, e até ao próximo dia 7 de Julho, não perca as recreações históricas com a cor, os sons e a animação de alguns momentos da vida na “Lusitânia Romana nos Tempos do Endovélico”, a estreia do documentário "Por terras do Endovélico", do realizador José Meireles, ou ainda a apresentação da Nova Carta Arqueológica do Concelho e do Centro Interpretativo do Endovélico. Outro momento de interesse será o concerto com Camané, no dia 6 de Julho, pelas 22:00 horas, no Castelo de Alandroal.  


A Câmara Municipal de Alandroal Informa que, devido a motivos de ordem técnica, alheios à vontade do Município, a estreia do documentário “Por Terras do Endovélico” vai realizar-se no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal, no dia e horário previstos, hoje, pelas 22:00 horas.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Alandroal - Informação Cultural e Desportiva – Julho de 2013

Já está disponível a informação cultural e desportiva do Município de Alandroal para o mês de Julho, onde o grande destaque vai para a III Edição do “Festival Por Terras do Endovélico”, durante os dias 5, 6 e 7 de Julho. (Consulte programa próprio). Mas julho é sinónimo também de festas populares, pelo são várias as localidades do concelho que estão em festa durante este mês. 

O mês de julho marca também o arranque do Torneio de Futebol de Praia de Aldeia da Venda, competição que tem vindo a afirmar-se no panorama desportivo local e regional, trazendo ao concelho várias equipas de concelhos vizinhos.
 
Outro motivo de interesse durante o mês de julho é a apresentação da Antologia “Poetas Populares – Volume 1”, que irá decorrer no dia 28, no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal. De referir que esta antologia é um trabalho de fundo, sobre os poetas populares do concelho, que vem contribuir para a preservação desta importante tradição, por um lado, e homenagear os poetas populares, por outro lado. Por tudo isto, não vão faltar motivos para que o seu mês de Julho seja mais alegre e divertido. Divirta-se!

 Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

Petição pelo fim das comissões bancárias

A DECO, Defesa do Consumidor quer acabar com as comissões que os bancos levam aos seus clientes pelo simples facto de terem uma conta à ordem. Para isso precisa da assinatura de todos para levar o assunto ao Parlamento.



As despesas de manutenção associadas às contas à ordem aumentaram 41%, em média, desde 2007. Trata-se de uma cobrança abusiva, uma vez que não tem nenhum serviço associado e penaliza os consumidores com menos recursos.

É verdade que, numa economia saudável, os bancos têm de ter lucro. Também é verdade que, por via do crédito malparado e de investimentos pouco rentáveis, a sua sobrevivência financeira tem sido posta à prova. Mas a recuperação não pode ser feita, por sistema, à custa de um produto bancário imprescindível a todos os consumidores: a conta à ordem.

Por isso, a DECO lançou uma campanha de recolha de assinaturas pelo fim das comissões de manutenção nas contas à ordem. Queremos levar este debate, uma vez mais, ao Parlamento, exigindo a criação de lei que proíba estes encargos.


A sua assinatura conta. O seu gesto conta. Contamos consigo.