quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ALANDROAL CANDIDATA 3 PROJECTOS A FUNDOS COMUNITÁRIOS

O município de Alandroal vai candidatar três projectos a fundos comunitários, num investimento global de um milhão e 750 mil euros, entre os quais a segunda fase da requalificação da envolvente do castelo da localidade.

O avanço dos novos projectos surge na sequência da integração do município no Pacto para a Competitividade e a Inovação Urbanas, no âmbito da Rede Terras do Sol, que envolve os concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Mourão e Portel, e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo-ADRAL.

Os outros dois projectos referem-se à obra de iluminação do castelo de Alandroal e ao financiamento para a continuidade do principal certame de promoção do concelho, a Expo Guadiana.

A obra mais significativa é a requalificação da envolvente do castelo de Alandroal que inclui uma intervenção de fundo na Praça da República, onde se situa o edifício dos Paços do Concelho. O projecto, que prevê também a remodelação do Jardim das Meninas e da Rua João de Deus, vem na sequência da requalificação urbanística realizada pela autarquia no Rossio do Arquiz. Além do arranjo urbano, a intervenção vai ter lugar ao nível das infra-estruturas de águas, esgotos, electricidade e telecomunicações.
A 'Terras da Sol' surge no âmbito da política de criação de Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação. É uma rede urbana de cooperação destinada à melhoria da oferta e da capacidade turística que actua nos domínios da animação económica, da dinamização cultural, da qualidade de vida e do ambiente.

Nenhum comentário: