quinta-feira, 6 de novembro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

Desde que comecei no Blogue com esta rubrica, " Viagem no Tempo e na Memória ", que de quando em vez, aparece um saudosista como eu a dizer que tem qualquer coisa de interesse sobre o Concelho do Alandroal.

Tenho assim algum material, que irei divulgando conforme for tendo disponibilidade.

Mas a que vos vou apresentar hoje, não é assim tão distante no tempo, mas quanto a mim, é a vários títulos notável. Pois relembra o feito do JSA na altura, o MS-DOS, a primeira grande goleada do JSA a nível oficial e sobretudo saber que alguém tão jovem já se preocupava na altura em guardar estes dados históricos.
O documento acima foi digitalizado já de uma cópia do original, por isso a má qualidade e depois estávamos em 1984, nos primórdios do PC's ( Computadores Pessoais ), não havia Windows e tudo era escrito através do processador de texto do MS-DOS. Sem possibilidade de mudar o tipo de letra, ou sequer colocar a negrito. Como podem verificar a “escolha “ era o “ estilo de letra informática “.

Mas ele contém vários pormenores interessantes da história do J. S. Alandroalense, vejamos:

Este documento é da época de 1984/85, o ano em que o JSA subiu pela 1ª vez à I Divisão da A. F. Évora. Contém a data de todos os jogos efectuados na altura, as localidades, os resultados, os marcadores dos golos, os adversários e inclusive tem os resultados dos jogos particulares e do Campeonato Regional de Juniores, isto porque, este trabalho foi efectuado por um jogador do clube que na altura fazia parte do plantel de seniores, mas ainda com idade de júnior e por isso estava a disputar os dois campeonatos.

Por isso também a diferenciação entre jogos particulares ( Part.), Campeonato Distrital ( C. D. II ) e Campeonato Distrital de Juniores ( C. D. J. ).

Vemos também, como eu já havia referenciado, as primeiras goleadas infringidas pelo JSA, 9-0 ao Casanovense, 8-0 ao Alcaçovense e nos juniores, 9-0 e 12-1, ambas ao Stº António.
A equipa inicial que derrotou o Alcaçovenses por 8-0, no dia 17 Março de 1985.
Em cima: Maurício, Zé Capitão, Experiência, Cabé, Paulo, Pua.
Em baixo: Pita, Jeremias, Vítor ( Autor do documento ), Zé Miguel e Canário.


Neste documento, falta só o resultado do ultimo jogo do Campeonato, que foi em Valverde contra o Tourega. O JSA venceu 1-0, com golo de Canário e ditou não só a subida ao escalão maior dos distritais, como lhe valeu o titulo de Campeão Distrital nessa época.

O ultimo jogo da época, foi a 26/05/85, contra o Estrela do Faralhões de Vítor Baptista, naquele que foi o jogo da festa do titulo e terminou empatado 2-2, com golos de Zé Miguel e Canário, por parte do JSA.

Nenhum comentário: