terça-feira, 25 de novembro de 2008

JARDIM, QUE NOME?

O Município de Alandroal candidatou-se muito recentemente a Fundos Comunitários para 3 projectos ao abrigo da Rede Terras do S0l. Entre eles está a requalificação da zona envolvente ao Castelo.

No entanto as autoridades locais decidiram avançar desde já com a requalificação do Jardim das Meninas e pelo que pude ver este fim de semana as obras já vão num estado adiantado. O que faz prever que a inauguração deste novo espaço esteja para breve.
Agora que vamos ficar ali com um renovado espaço, numa zona nobre da Vila, não ficaria melhor darmos um nome que faço sentido e homenageie alguma figura publica da nossa praça?

Sempre o ouvi chamar de, Jardim das Meninas. Mas nunca ninguém me soube explicar o porquê de se chamar assim, nem nunca o Alandroal foi um lugar de acolhimento de “meninas”. Ainda que haja alguma explicação, para aquele nome, já vai sendo altura de o rebaptizar-mos.

O que eu pretendo é colocar aqui no blogue uma votação, para nomes que venha a ser propostos.

E que vai funcionar assim:

Os leitores, podem propor os nomes que quiserem nos comentários deste post. Que podem ser de pessoas, eventos, efemérides, etc... Sempre e desde que tenham relação com o Concelho do Alandroal.

A escolha de nomes, será aceite até dia 10 de Dezembro. Nesse dia serão escolhidos os três que serão sujeitos a uma votação.

Logo no dia 11 aparecerá uma "enqueta" no lado direito do blogue para se poder votar, que durará até dia 26 de Dezembro.

Esta proposta e o nome mais votado, serão apresentados por mim em Assembleia Geral do Município do Alandroal.

Sendo que esta proposta não é vinculativa, pois isto é uma iniciativa individual e só a Assembleia Geral terá plenos puderes para a por em prática.

Em cima, uma imagem da maqueta, com vista do lado da Praça da Republica. Em baixo, uma imagem com vista de dentro do jardim.

A ideia está lançada e eu vou ser o primeiro a propor um nome, nos comentários.

13 comentários:

Varandas disse...

Proposta:
ARNALDO PASSOS. Porquê?

Porque apareceu o seu nome e feitos numa conversa de café, entre amigos.

Porque foi uma das figuras mais carismáticas do Alandroal dos últimos anos.

Pessoa integra, que sorria e "piscava" o olho à esquerda, à direita, ao pobre, ao rico, ao cigano...

Cresceu a dar vida àquele jardim. Primeiro a contar histórias, fazendo companhia e guarda à Praça, depois com o bar que ali montou, "deu-lhe vida" até altas horas da noite, através de uma simples janela.

Certo que não deixou obra palpável, mas deixou uma grande memória histórica e ajudou a criar um "Novo estado de espírito" a muitos Alandroalenses.


Ali cresceu, viveu e morreu, sempre com o Alandroal

Galvão disse...

JARDIM ARNALDO PASSOS.
É esse também o nome que proponho, e é de certeza o melhor e mais correcto nome para tal espaço.

francisco tátá disse...

Pois bem embora reconheça valor ao que o Arnaldo fez durante a sua permanência entre nós e muitas "histórias" tenha vivido com ele, não me parece que os seus feitos e actos tenham o valor suficiente para ficarem perpetuados em obra vindoura como um espaço situado no coração da Vila. É a minha opinião e aceito que possa estar errado (mas se HOMENS que ficaram na História de Portugal, Diogo Lopes de Sequeira, Pêro Rodrigues, D. Marina Pereira, Drº Gromicho) nada teêm que os perpétue... como agora o Arnaldo?
Deixo a minha sugestão até porque as considero um ícone do Alandroal, e até à data ninguem me foi capaz de informar desde quando estão ali colocadas : JARDIM DAS PALMEIRAS, mas mantendo-as lá.
Felicito o Varandas pela idéia e bom seria que todos contribuissem para um debate em tão boa hora lançado.
Chico Manuel

Nuno Eduardo Coelho disse...

Jardim Arnaldo Passos (assenta que nem uma luva)! E ao quiosque poder-se-ia chamar "Pó da Muralha"!!!
:)

Anônimo disse...

Jardim Arnaldo Passos era o correcto, pois como diz o Nuno "assenta que nem uma luva".

João Transmontano disse...

Eu vou pela ideia do Chico Manuel, JARDIM DAS PALMEIRAS, tem todo o sentido chamar-se "JARDIM DAS PALMEIRAS".
Uma grande ideia do Varandas, a população dar um nome ao nosso jardim.

Anônimo disse...

solano disse quanto ao que eu penso eu acho o nome de jardim das palmeiras mais correcto e a condizer com a vila

Anônimo disse...

A minha proposta é também "JARDIM DAS PALMEIRAS", porque já emblemáticas do Alandroal.
Célia

Anônimo disse...

Concordo com o nome de Arnaldo Passos,pessoa carismatica e que mais vida deu aquele espaço.Pua

Anônimo disse...

Razões de um Voto


Muito embora até possa estar de acordo com a eventual escolha "J. Passos",e continue a gostar bastante do angelical topónimo "Jardim das Meninas",voto em primeiro lugar em: "Jardim D. Mariana Pereira".É duplamente feminino.

E voto assim, porque me parece que esta grande Senhora como,aliás,mais duas ou três...,amava bastante o Alandroal para agora ver enfim recordada e merecer ficar registado, a sua Memória/Presença na Terra que foi sempre a sua.

Sem Ela,teria existido a Casa do Concelho do Alandroal em Lisboa?


António Neves Berbém

Unknown disse...

concordo plenamente com a sugestao do meu amigo rosinha.
jardim arnaldo passos,porque foi sempre uma pessoa impecavel para com os mais novos.
ainda me recordo daquelas noitadas ali passadas.

antonio troco

Varandas disse...

JARDIM QUE NOME?
Quando decidi partir para esta iniciativa, garanto-vos que não tinha conhecimento do que vos vou relatar a seguir.

O Executivo Camarário “ ...deliberou em reunião ordinária do dia 05 de Novembro, por unanimidade, atribuir ao actual “Jardim das Meninas” a designação de “ Jardim Arnaldo Passos”

Esta informação, chegou-me já durante a tarde de ontem. Se por um lado me deixa manifestamente feliz, por estar em consonância com aquilo que eu proponho, por outro lado deixa-me um pouco desalentado, pois tira todo o mérito de originalidade a esta minha iniciativa!

Ainda assim, a iniciativa vai continuar e vão continuar a aceitar-se opiniões, propostas e o debate, para estes e mais nomes que possam surgir. Porque a ultima palavra será sempre, do que for votado em Assembleia Geral do Município do Alandroal, por todos os Deputados Municipais.

Anônimo disse...

Jardim Arnaldo Passos seria um bom nome para atribuir a esse espaço.

Parabens pela excelente iniciativa.