segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

ALANDROAL, TERRA MINHA

Depois de uma ansiosa espera, chegou-me finalmente ás mãos a pressuposta 1ª edição do “ Alandroal, Terra Minha”. E digo pressuposta, porque esta edição de 1973, na sua nota de abertura, fala numa edição única de 1957, editada também pela Casa do conselho do Alandroal, mas por outras pessoas. Espero em breve ter acesso a ela.

Esta revista, talvez por ter sido editada antes do 25 de Abril de 74, tem algumas curiosidades:

Os artigos não estavam assinados individualmente, embora estivessem identificados os editores e colaboradores na revista.

Na saúde, educação e ensino, pecuária e turismo, os textos são reivindicativos e criticavam a actualidade Alandroalense, mas sem nunca responsabilizarem as autoridades locais ou Nacionais pelas falhas.

Há ainda um artigo muito interessante sobre a condição da “ maneira de ser Alandroalense”, que dá pelo nome de O SIM, O NÃO E O TALVEZ. Que mostra que muitos Alandroalenses de agora são “igualzinhos” aos de então, para infelicidade do Alandroal.

É-me impossível, só num dia postar aqui as páginas todas desta revista, pelo que vou assumir o compromisso de editar algumas páginas periodicamente para aqueles que queiram recordar o que se escrevia no pré e pós 25 de Abril de 74, no Alandroal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ti Miguel,um grande poeta


Pois é,os tempos eram difíceis.Havia a censura e houve que contornar vários e perigosos obstáculos.

Enfim,mudam-se os tempos e mudam-se as vontades e,por vezes,até dá a impressão que aqui e ali,lá estamos nós a voltar aos
tempos antigos...

Seja como for,além das peças «jornalísticas» que são mencionadas,a Revista Alandroal,Terra Minha,1973,trazia também uma longa e magnífica Entrevista feita na Aldeia da Venda, ao Ti Miguel.

Além de ser um grande poeta, o Ti Miguel era um poço de autêntica sabedoria em temas biblicos.Porque os lia e estudava.E porque tinha uma natural propensão para depois os aprofundar,dialogar e discutir.

Atrevo-me,aliás, a sugerir e a pedir para que essa Entrevista seja integralmente reproduzida.

Assim como, entendo sugerir que a Memória do Ti Miguel,os seus versos eos seus livros, devem ter um lugar de realce na futura Biblioteca Municipal concelhia.
Temos a certeza que valeria a pena.
O Ti Miguel era um puro pensador deveras brilhante.Acrescenta-se mesmo que, na altura, em que a Entrevista foi feita,ficámos passados com tanta e tão ousada veia puramente criativa.


Melhores cumprimentos


António Neves Berbém

Varandas disse...

Há aqui vários pedidos, não sei se serão todos concretizados, mas a entrevista ao "Ti Miguel", a seu tempo vai ser aqui reproduzida, conforme assumi compromisso.

Espero que compreendam que não possa ser tudo postado de uma só vez, pois isso tornaria a página do blogue tão pesada que provavelmente muitos leitores nem o blogue conseguiriam abrir.

Cumprimentos.

francisco tátá disse...

Em cheio amigo Varandas.
Parabens pela postagem.
Um abraço
Chico