

Os artigos não estavam assinados individualmente, embora estivessem identificados os editores e colaboradores na revista.
Na saúde, educação e ensino, pecuária e turismo, os textos são reivindicativos e criticavam a actualidade Alandroalense, mas sem nunca responsabilizarem as autoridades locais ou Nacionais pelas falhas.
Há ainda um artigo muito interessante sobre a condição da “ maneira de ser Alandroalense”, que dá pelo nome de O SIM, O NÃO E O TALVEZ. Que mostra que muitos Alandroalenses de agora são “igualzinhos” aos de então, para infelicidade do Alandroal.
É-me impossível, só num dia postar aqui as páginas todas desta revista, pelo que vou assumir o compromisso de editar algumas páginas periodicamente para aqueles que queiram recordar o que se escrevia no pré e pós 25 de Abril de 74, no Alandroal.
3 comentários:
Ti Miguel,um grande poeta
Pois é,os tempos eram difíceis.Havia a censura e houve que contornar vários e perigosos obstáculos.
Enfim,mudam-se os tempos e mudam-se as vontades e,por vezes,até dá a impressão que aqui e ali,lá estamos nós a voltar aos
tempos antigos...
Seja como for,além das peças «jornalísticas» que são mencionadas,a Revista Alandroal,Terra Minha,1973,trazia também uma longa e magnífica Entrevista feita na Aldeia da Venda, ao Ti Miguel.
Além de ser um grande poeta, o Ti Miguel era um poço de autêntica sabedoria em temas biblicos.Porque os lia e estudava.E porque tinha uma natural propensão para depois os aprofundar,dialogar e discutir.
Atrevo-me,aliás, a sugerir e a pedir para que essa Entrevista seja integralmente reproduzida.
Assim como, entendo sugerir que a Memória do Ti Miguel,os seus versos eos seus livros, devem ter um lugar de realce na futura Biblioteca Municipal concelhia.
Temos a certeza que valeria a pena.
O Ti Miguel era um puro pensador deveras brilhante.Acrescenta-se mesmo que, na altura, em que a Entrevista foi feita,ficámos passados com tanta e tão ousada veia puramente criativa.
Melhores cumprimentos
António Neves Berbém
Há aqui vários pedidos, não sei se serão todos concretizados, mas a entrevista ao "Ti Miguel", a seu tempo vai ser aqui reproduzida, conforme assumi compromisso.
Espero que compreendam que não possa ser tudo postado de uma só vez, pois isso tornaria a página do blogue tão pesada que provavelmente muitos leitores nem o blogue conseguiriam abrir.
Cumprimentos.
Em cheio amigo Varandas.
Parabens pela postagem.
Um abraço
Chico
Postar um comentário