terça-feira, 11 de outubro de 2011

ALANDROAL ASSINALA "DIA DOS CASTELOS"

“Dia dos Castelos” Assinalado no Alandroal com Visita da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Organização Não Governamental fundada em 1983 que se dedica à protecção e preservação do património arquitectónico e histórico, foi recebida pela Câmara Municipal de Alandroal, no passado dia 8 de Outubro, para uma visita de trabalho que assinalou o Dia Internacional dos Castelos.

Na sessão de boas-vindas, os cerca de 40 membros da associação que se deslocaram ao Alandroal, trocaram ideias com o presidente da Autarquia, João Grilo, que aproveitou para dar a conhecer alguns dos projectos de requalificação de património arquitectónico, actualmente em execução no concelho de alandroal. Além da reunião com o presidente da Autarquia alandroalense, os membros da associação visitaram ainda os castelos de Alandroal e Terena e a Fortaleza de Juromenha.

O Alandroal é reconhecidamente um concelho com um património histórico e arquitectónico riquíssimo, mas onde existe muito trabalho ainda por fazer, de forma a tornar esse património atractivo. A requalificação do espaço público do Castelo de Alandroal, que vai arrancar muito em breve, a requalificação da Capela da Boa Nova, que está a ser preparada em conjunto com a Direcção Regional de Cultura, ou ainda a aprovação do Plano de Salvaguarda de Juromenha e do respectivo projecto para a Fortaleza, são exemplos de acções em curso com o objectivo de ordenar e requalificar o património do concelho de Alandroal.

Francisco Sousa Lobo, presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, afirmou que “a associação está no terreno há muitos anos, sempre a trabalhar com o objectivo de promover a protecção preservação do património histórico do nosso país. Conhecemos o concelho de Alandroal há vários anos mas, infelizmente, notávamos um certo abandono em relação aos castelos. Felizmente que essa situação se está a alterar e que existe vontade politica de requalificar esse património e de o devolver à população e a todos aqueles que o desejem visitar”.

Fonte: Gab. Imprensa da C.M.A.

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho que isto não foi divulgado pela população em geral

Anônimo disse...

Mas alguma coisa é feita com tempo e medida e divulgado como deve ser?

Algumas são como o peixe do rio e outras em que se gastam furtunas na tal grafica de luxo.

De resto é tudo de qualquer maneira, para quem é bacalhau basta.

Anônimo disse...

Ja falta pouco, nao tenham duvidas, o nabais foi mau no ultimo mandato mas este ja o superou mil vezes .... ponham mau nisto. e fico contente por ouvir isto por todo o lado, afinal nao fui so eu o enganado.

Anônimo disse...

Estamos agora a pagar o que os governos e camaras socialistas fizeram, outro exemplo é a camara de Évora socialista há 2 anos que não paga á cultura,temos andado enganados á muitos anos o mal não é de agora,para alguns é que a fonte secou,e agora estranham termos de pagar o que outros roubaram e que alguns ajudaram na ilusão que isto não tinha fim.

Anônimo disse...

Tambem o actual Presidente do Alandroal não paga a muita gente e o caro amigo nada diz.
Ainda deve aos antigos professores de Teatro e o Sr. nada diz.
E olhe que teatro também é cultura.
Festas de Setembro que ainda não foram totalmente pagas e tambem falamos de cultura.
Como vê não são só os socialistas de Évora que devem á cultura, por cá tambem temos caloteiros e não são socialistas, ou será que são?????????????????????????

Anônimo disse...

A ASFIXIA LENTA que a Câmara de Évora tem vindo a fazer «PREMEDITADAMENTE» ao Cendrev merece um comentário: VERGONHOSO DE MAIS.

Terrenos do Palco

Anônimo disse...

JÁ CHEGA DE SER O ESTADO A FINANCIAR TUDO E TODOS, AS PESSOAS QUE SE MEXAM E SE TORNEM AUTO-SUFICIENTES SEJA EM QUE ÁRIA FOR.

A CULTURA NESTE PAIS ESTÁ CORROMPIDA COMO TODOS OS SECTORES, HÁ UNS, QUE SÃO SEMPRE OS MESMOS, QUE LEVAM OS SUBSÍDIOS TODOS OS ANOS E OUTROS QUE SE TIVERAM QUE DESENRASCAR SOZINHOS E ARRANJAR FORMAS DE SOBREVIVÊNCIA.
UNS ERAM FILHOS E OUTROS ENTEADOS DEPENDENDO DO PARTIDO DO PODER.

OS BONECOS DE S. ALEIXO TEM MUITO TRABALHO DURANTE TODO O ANO DE NORTE A SUL DO PAÍS, O QUE FAZEM AO DINHEIRO QUE GANHAM NOS ESPECTÁCULOS.

É MUITA GENTE A MAMAR Á CONTA DOS SUBSÍDIOS, ACHO BEM E NECESSÁRIO QUE NÃO ACABEM, MAS COMO TUDO COM O CONTROLE NECESSÁRIO E HONESTO.

Anônimo disse...

Falam falam mas querem tudo á borla.

Anônimo disse...

Pois é por terem feito um controle necessário e honesto é que o País está como está.Já a Manuela Ferreira Leite queria combater o monstro, e o outro lhe disse que melhores dias virão TÁ-SE A VER NÃO TÁ.