sexta-feira, 11 de maio de 2012

SANTIAGO MAIOR - Festas da Santa Cruz Animam Fim-de-semana

É já hoje que têm incío as tradicionais Festas da Santa Cruz, em Aldeia da Venda, uma comemoração com inspiração pagã que há muitos anos se realiza nesta localidade do concelho de Alandroal. Este é um motivo forte para aproveitar o bom tempo e fazer uma visita à Aldeia da Venda.

O momento alto das festas da Santa Cruz, o “Cântico ao Horto das Oliveiras”, está marcado para Sábado às 16:30. Esta cerimónia conta a história da Madanela arrependida que, vestida de preto e representando o pecado e o arrependimento, pede perdão a Deus pelos seus pecados.

Já no Domingo, dia 13, o ponto alto das festividades é a realização de uma grandiosa corrida de touros, com inicio pelas 17:30h, e abrilhantada pelos cavaleiros Filipe Gonçalves, A. Brito Paes e Moura Caetano e pelos forcados do Aposento de Alandroal, Monsaraz e Redondo.

13 comentários:

Anônimo disse...

acabem é com as touradas não tem piada nenhuma

Anônimo disse...

Fui ás festas e de IMPONENTES NADA TINHAM, já apranderam a tecnica do gabinete de imprenssa do actual presidente é tudo em grande é tudo o melhor do mundo e depois é tudo uma grande treta.

Anônimo disse...

Isso é que era bom!
Acabar com as touradas?
E depois o negocio Bolota/Grilo como era?
É que horas aos trabalhadores é mentira, mas os bilhetinhos a bem mais de 10€ foram até fartar.
Só não percebi é se foram todos comprados pela câmara ou o muda também comprou. É que já vi tanta gente que não trabalha na câmara a distribuir bilhetes á "borlium" que já não percebo bem o negócio.

Anônimo disse...

a politica e coisa mais parva que a so dixer3eem mal ums dos outros

Anônimo disse...

Foi o que fomentou o senhor nabais enquanto por cá mandou. Uma pena para o concelho que assim tenha acontecido...

Anônimo disse...

tourada:arte,cultura,espetaculo ?á custa do sofrimento dos outros?se são tão corajosos esses badamecos em cima de um cavalo pq não enfrentam leões e tigres como no tempo dos dos romanos ?nem o cavalo sabem dominar se o deixarem livre o que é que ele faz?foge .barracada e não tourada desde a cabeça até ao rabo e ate botarem produtos nos olhos dos animais vale tudo e chamam-se artistas.já agora se são tão corajosos pq não se desafiam até á morte eles proprios os tais artistas de m e se matam uns aos outros pra nós aplaudir? apenas tortura.

Anônimo disse...

Desde sempre vi e ouvi a expressão "grandiosas festas" para designar as festas de aldeia, não é uma moda deste presidente, é um hábito no país inteiro! As "festarolas" são o que são e sempre foram, a diferença é que antes havia comissão de festas e população que se "esgatanhava" para arranjar dinheiro para tudo e agora espera-se que sejam os municípios a entrar com os apoios todos. Não se preocupem tanto em dizer mal, participem, apareçam, colaborem!

Anônimo disse...

Eu compreendo que as pessoas que não têm muita formação dê erros ortográficos, aliás, muitos damos alguns erros, umas vezes por descuido outra por desconhecimento, mas, por favor, esta coisa tem correcção automática! Aquela linha a vermelho por baixo da palavra significa que está mal escrita, corrijam e assim até ficam a saber como se escreve!

Anônimo disse...

dêem

Anônimo disse...

Para quem s eindigna com o termo "imponentes" há que dizer que esse termo foi utilizado para definir essa festa durante muitos anos, cujos cartazes existem para poder comprová-lo, não é um termo de moderneice ou para superiorizar esta festa em relação a outras, foi sempre assim e por ter deixado de ser voltou agora a sê-lo novamente.
Mais, as festas são imponentes, concerteza que são, pelo menos, para a nossa comunidade, porquê, porque são as nossas festas e para nós as mais importantes (não querendo obviamente desvalorizar todas as outras que são importantes para cada uma das comunidades) do concelho e as únicas com capacidade para potenciar algum desenvolvimento para o concelho caso o Municipio entendesse dessa forma, oq ue obviamente não acontece pelos belos exemplares de apoio que tem dado. E não falo de apoio económico esse tem sido cada vez mais reduzido mas não há dinheiro para investimentos, apoio politico junto de outras instituições, vontade de potenciar outras vertentes... mas enfim, cada um dá o que consegue dar...
quanto ao estar à espera do municipio para patrocinar tudo, só tenho a dizer que se fosse esse o caso já não havia festa, porque o municipio tem vindo a retirar quase tudo (a alguns).vale o facto de a festa este ano ter sido excelente porque h+a muitos anos não via na venda tanta gente.

Anônimo disse...

Aquela linha a vermelho por baixo da palavra significa que está mal escrita, corrijam e assim até ficam a saber como se escreve!

17/05/2012 16:47:00

A TUA CORRECÇÃO AUTOMÁTICA ESTÁ A FALHAR, VAI DAR BANHO AO CÃO.

Anônimo disse...

Gostava eu de saber se querem acabar com as touradas e acabar por mandar mais pessoas (muitas) para o desemprego? Ou querem apenas ser contra tudo e todos? Se gostam assim tanto de animais porque querem acabar com os touros de lide? Talvez queiram levar algum touro para o quintal e alimenta-lo.
Tenham juízo...

Anônimo disse...

tourada uma aberração total.
pró desemprego alguns andam lá só pela sopa,são apenas uns meros ajudantes dos seus mordomos e pouco ganham ou nada,nem direito a desemprego tem se for o caso