sexta-feira, 28 de junho de 2013

Assembleia Municipal de Alandroal

 O Alandroalandia informa os munícipes Alandroalenses que se irá realizar uma REUNIÃO ORDINÁRIA
DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL do Município de Alandroal, na próxima sexta-feira (Hoje).

 EDITAL

José Inácio Martins Ramalho, Presidente da Assembleia Municipal de Alandroal, faz público, de acordo com o estabelecido no n.º 3 do art.º 84.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002 de 11 de Janeiro, que no próximo dia 28 de Junho de 2013, pelas 20:30 horas, se realizará, no Edifício Sede da Câmara Municipal, uma reunião ordinária desta Assembleia Municipal, com a seguinte ordem do dia:

1.Apreciação da informação do Presidente da CMA acerca da actividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo.

2. Relatório n.º 09/2013 - 2.ªSecção - Auditoria Financeira ao Município de Alandroal - Gerência de 2009 - Processo n.º 8/2011 - Audit.

3. Assunção de Compromissos Plurianuais (artigo 6.º, n.º 1 alínea c) da Lei n.º 8/2012, de 21 de Fevereiro).

4. Expropriação por zonas ou lanços de parcelas de terreno necessárias para a implementação de reservatório de água em Aldeia de Pias (Santiago Maior) afecto ao Sistema de Abastecimento Público de Água.


INTERVENÇÃO DOS CIDADÃOS: Por se tratar de uma REUNIÃO ORDINÁRIA, findos os trabalhos, qualquer cidadão pode pedir esclarecimentos ou fazer qualquer outro tipo de intervenção, dentro das normas claro!

PARTICIPEM

Futebol Amigável - Mina do Bugalho


Alandroal Autarquicas 2013 - Candidatos do Bloco de Esquerda

Fábio Pisco
Após um longo percurso de debate interno e auscultação de vários cidadãos e cidadãs independentes que pensam o município do Alandroal nos seus diferentes domínios, a Comissão Coordenadora Distrital de Évora do Bloco de Esquerda decidiu por unanimidade apresentar a candidatura de Fábio Pisco à Presidência da Câmara Municipal do Alandroal.
Fábio Pisco tem 29 anos e é operário fabril na empresa TE Connectivity. É natural da freguesia de Santiago Maior (Alandroal), onde reside.
É aderente do Bloco de Esquerda desde 2006. Considera que mais do que um direito, a política é um dever que assiste a todos os cidadãos e todos o devem cumprir e fazer cumprir.



Armando Mesquita
A lista de candidatos à Assembleia Municipal de Alandroal será encabeçada por Armando Mesquita.
Armando Mesquita tem 57 anos. Licenciou-se em Educação Física e Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, sempre como trabalhador-estudante. Após lecionar em Lisboa, fixou-se no Alandroal e nos últimos anos lecionou no Agrupamento Vertical de Redondo e no Agrupamento Vertical de Alandroal.



A lista de candidatos à União das Freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha é Nuno Coelho.
Nuno Coelho tem 35 anos. Reside desde sempre no Alandroal e é aderente do Bloco de Esquerda. Ingressou em 2010, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, na Licenciatura de Secretariado, de onde se transferiu, em 2012, no decurso do 2º ano, para a Licenciatura de Relações Públicas e Secretariado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.
O seu percurso profissional é feito na Administração Pública, desde 1998, onde exerce, atualmente, a função de Coordenador Técnico da Secção de Urbanismo e Ordenamento do Território do Município de Alandroal.

Évora, 27 de Junho de 2013

O Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital de Évora do Bloco de Esquerda

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pesca Desportiva - Resultados Núcleo Sportinguista de Vila Viçosa

O Núcleo Sportinguista de Vila Viçosa levou a efeito o seu 1º convívio piscatório aberto no passado
Domingo.

A prova realizou-se em Cascalhais Juromenha e teve 19 participantes.

Em baixo as principais classificações:

1º Inácio Varandas dos Marujos - Alandroal  com 2,750kg.
2º Carlos Silveira dos Marujos - Alandroal com 2,300kg.
3º Joaquim Pimenta dos Extreme Fishing - Elvas com 2,100kg.
4º Manuel Varandas dos Marujos - Alandroal com 1,150kg.
5º Rui Costa do Núcleo Sportinguista -Vila Viçosa com 1,100kg.

Aqui o Inácio Varandas empunhando orgulhosamente o prémio de 1º classificado, uma bicicleta.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alandroal regressa à época romana com a III edição do «Festival Terras do Endovélico»

Num momento forte de afirmação da identidade cultural do Concelho….
  
Nesta terceira edição do «Festival Terras do Endovélico», a decorrer de 5 a 7 de Julho, o Alandroal vai recuar 2000 anos no tempo e o interior do Castelo da sede do Concelho, recentemente requalificado, servirá de cenário a recriações históricas com a cor, os sons e a animação de alguns momentos marcantes da vida na “Lusitânia Romana nos Tempos do Endovélico”.
Assim logo no dia 5 de Julho pelas 22h, também no Castelo, está prevista a estreia do documentário “Por Terras do Endovélico”, do famoso realizador José Meireles, dedicado ao património arqueológico, cultural e etnográfico do concelho, projecto financiado por fundos comunitários e com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
Ao longo dos três dias irá ainda decorrer, no Fórum Cultural Transfronteiriço do Alandroal, o Congresso Científico «Por Terras do Endovélico – Território e Cultura, Caminhos da Identidade» que irá juntar investigadores nacionais e internacionais e todos os interessados na temática.
Em paralelo com o Congresso e também no Fórum Cultural Transfronteiriço, é apresentada uma exposição de peças originais do espólio do Endovélico, encontradas em S. Miguel da Mota (Terena) as quais integram neste momento as colecções do Museu Nacional de Arqueologia, parceiro do Município neste Evento.
No decorrer do Congresso e com entrada aberta a todos os interessados será apresentada  a obra «O Tempo dos Deuses – A Nova Carta Arqueológica do Alandroal», (dia 6 às 12h30), e também o projecto do «Centro de Interpretação do Endovélico”, no (dia 7 às 12h00), que a Autarquia pretende construir em Terena e que constituirá o futuro Museu dedicado a esta divindade pré-romana. Visitas guiadas à Rocha da Mina e a S. Miguel da Mota, completam um programa onde a cultura, a ciência, a gastronomia e as tradições locais se misturam com o imaginário do Endovélico, num dos momentos mais fortes da afirmação da identidade cultural do Concelho.
Destaque ainda para o concerto do fadista “Camané”, no sábado à noite, a decorrer no interior do castelo (entrada livre). Para mais informações pode consultar a página de internet do Município de Alandroal, em www.cm-alandroal.pt ou, em alternativa, utilizar os telefones 268 440 040 e 268 440 045. 

 Fonte: gab. Imp. Município de Alandroal

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Alandroal - Actividades Fim-de-Semana

Aproxima-se mais um fim-de-semana e, com ele, chega também um conjunto de actividade em que poderá participar, a começar por uma sessão de cinema no Fórum Cultural de Alandroal, já hoje, pelas 21:30h, com a exibição do filme o Grande Gatsby. Também hoje, em Aldeia de Pias, poderá assistir, ou participar, nas comemorações dos Santos Populares do Lar “Cantinho Amigo”, a partir das 21:30h. Amanhã, sábado, é a localidade de Hortinhas a receber um conjunto de actividades, com início pelas 08:00h. Também no sábado, a partir das 19:30h, a Praça da República, no Alandroal, volta a encher-se com o colorido tradicional dos santos populares, com uma noite dedicada a São João, onde não vão faltar as sardinhas assadas e um baile com o Grupo “Os 5 do Ritmo”. 

A fechar o fim-de-semana tem a oportunidade de participar na caminhada Por Trilhos da Pedra Alçada, com um percurso de dificuldade média, onde poderá apreciar algumas das maravilhas da paisagem da região. A concentração para esta actividade é junto sede da Junta de Freguesia de Santiago Maior, pelas 08:00h. Divirta-se!  
 Fonte: Gab. Impr. Município de Alandroal

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Hortinhas - Fogueiras de São João


Município de Alandroal Vai Criar Bolsa de Profissões

A Câmara Municipal de Alandroal vai criar uma “Bolsa de Profissões do Concelho”, com o objectivo de aumentar a exposição dos seus profissionais ao mercado e com isso promover o desenvolvimento socioeconómico do concelho.
João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explica que “esta é uma ideia que já tínhamos há algum tempo para facilitar a relação com os nossos fornecedores locais, mas vimos que podíamos ir mais longe. Temos feito um esforço para contratar o máximo de pequenos empresários do concelho para os trabalhos que o Município não consegue fazer, devido às limitações de pessoal, sobretudo o chamado “pessoal de campo”, principalmente face ao grande número de pequenas intervenções, sobretudo na área da construção civil, que era urgente fazer. Constatámos assim que existem no concelho muitas pessoas com aptidões únicas, que estão a passar momentos difíceis com falta de trabalho devido à crise que atravessamos”.
O Autarca diz ainda que “também constatámos que quem está na região ou se instala no concelho para viver ou investir tem dificuldades em encontrar os profissionais certos e alguns profissionais são mesmo difíceis de encontrar. Portanto, decidimos avançar com esta medida, que facilita o contacto entre quem contrata e presta serviços e pode ser um contributo muito significativo para a promoção dos profissionais do concelho, permitindo-lhes aumentar a sua exposição ao marcado e a sua carteira de clientes”, conclui.  
Na prática, a Câmara Municipal de Alandroal convida todos os profissionais a fazerem uma inscrição com os seus dados para fazerem parte de uma base de dados que o município se compromete a promover por todos os meios ao seu alcance. Todos os empresários entrarão nesta bolsa em igualdade de circunstâncias e exclusivamente por vontade própria.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Emoções Fortes de Volta à Aldeia da Venda Com VII Edição do Torneio de Futebol de Praia

As emoções fortes estão de volta à Aldeia da Venda, a partir do próximo dia 12 de Julho, com o início de mais uma edição do Torneio de Futebol de Praia. As inscrições para esta edição, a VII, decorrem até dia 28 de Junho e estão limitadas a 16 equipas. 

O figurino do torneio mantém-se inalterado, sendo as equipas divididas em grupos de quatro, em que passam à segunda fase da competição, as duas primeiras equipas de cada grupo. Há semelhança das últimas edições, vão estar em disputa troféus para as melhores equipas, em masculinos e em femininos, além de prémios individuais que vão distinguir o melhor marcador do torneio, o melhor jogador e o melhor guarda-redes. 

Os jogos vão ser disputados nas Sextas-feiras, Sábados e Domingos, a partir das 21:00 horas, e prometem muita animação e disputa em cada jogada. Os interessados poderão esclarecer as suas dúvidas ou inscrever-se através do email desporto.dsscd@cm-alandroal.pt. Não perca tempo e inscreva já a sua equipa. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Alandroal - Actividades Fim-De-Semana

Com mais um fim-de-semana a chegar e o bom tempo de regresso, saiba que não vão faltar os motivos para animar os seus dias de descanso. Amanhã, sábado, a partir das 21:30h, o Fórum Cultural de Alandroal recebe um Recital de Voz e Piano com os artistas locais José Leitão e Lídia Serra, que prometem encantar o público alandroalense. A não perder! Também amanhã têm início as comemorações dos santos populares, onde não vão faltar as sardinhas assadas e os bailes. Já no Domingo, dia 16, o Fórum Cultural de Alandroal recebe uma sessão de cinema para os mais pequenos, com a exibição do filme “Gladiadores 3D”, a partir das 17:00h.
E como calor já se faz sentir, pode sempre aproveitar o fim-de-semana para um refrescante mergulho nas Piscinas Municipais de Alandroal, abertas ao público entre as 10:00h e as 20:00h. Divirta-se!

Comentário Trabalhado

Tal como ontem deixei antever, hoje dou inicio a uma nova rubrica no Alandroalandia, o "Comentário Trabalhado". Serão comentáios com alguma substância relativa e sejam uma mais-valia para discussões de interesse público ou para dar a conhecer factos de importância para os alandroalenses.
 
É o caso destes dois abaixo, o primeiro a informar o facto de uma possível poluição de origem criminosa na Barragem do Lucifecit e o segundo um comentário que deu o seu "trabalho a escrever" e com um assunto a merecer reflexão.

Por ultimo gostaria de informar, que tirando um ou outro erro ortográfico, os comentários são aqui postados tal e qual como chegaram a caixa de comentários.

         Anônimo disse...
 
Vou puxar aqui um assunto que não tem nada a ver com o post. no outro dia fui até á nossa barragem alí a Terena e deparei-me com centenas de peixes pequenos, cerca de 3/4cm ou menos mortos nas margens. alguém sabe o motivo, terá relacionado com o clima e a desova tardia? será a barragem que estará demasiado poluída? alguém tem alguma ideia?
também vi 3 carpas mortas, todas com cerca de 1.5/2kg
12/06/2013 12:01:00 

Anônimo disse...
Em tempo que jà la vai o Alandroal era governado por alguém que foi mostrando desrespeito por uma população merecedora de respeito. De cognome o joao festancas, dado pela população pelo gosto demonstrado pelas viagens e festas que organizou ao longo do seu mandato.
Perdeu por 7 votos o mandato de poder e reuniu forcas para se ir mostrando e dando o ar da sua graça a partir de um bunker onde reúne durante a noite as suas hostes. E nestas longas noites que define estratégias e ataques ao monarca atual.
Este dedica a maior parte do seu tempo a enviar o outro ao tribunal e a mostrar à comunicação social nacional uma região devastada pelos desvarios do seu antecessor. Divide ainda o seu tempo de governo a justificar o seu mandato com o que foi feito de mal pelo outro a distribuir ódios aos adversários e benesses aos apoiantes e a ouvir se nos jornais e rádios locais. Gosta de se ver bem na fotografia e para isso cuida da imagem. Acredita que o seu valor reside na sua superioridade intelectual mostrando que nesta região sem cultura, sem interesses, sem educação ele e o único que tem capacidades para a mudança .E seguido por uma legião de fieis e agressivos defensores e coadjuvado por uma dama que sem ser de ferro manda e desmanda e comanda e descomanda. Esta devota um amor incondicional ao Alandroal mas assegura a sua ligação umbilical a cidade que a viu nascer e e candidata por um partido que desdenha no Alandroal.
Ambos acreditam que vão ganhar as próximas eleições.

10/06/2013 16:42:00

quinta-feira, 13 de junho de 2013

"Comentário com Rosto" e "Comentário Trabalhado", a importância dos comentários.

O Alandroalandia vai introduzir esta semana duas novas rubricas neste espaço, o "Comentário com Rosto" e o "Comentário Trabalhado".

O primeiro, "Comentário com Rosto" consiste em trazer para a pagina principal do blogue todos os comentários identificados de forma válida. Formas válidas, qualquer uma que não deixe margem de dúvida ao editor da origem do comentário.

Em comentários posteriores aplica-se a norma em vigor neste blogue. Sendo o autor do comentário identificado, só é permitido o contraditório se os comentadores subsequentes também se identificarem.

Já o "Comentário Trabalhado", será também colocado na pagina principal do blogue e será um comentário(s), que pese embora seja anónimo, tenha substância relativa e seja uma mais-valia para discussões de interesse público ou para dar a conhecer factos de importância para os alandroalenses.

Já as respostas a estes comentários, podem ser feitas de forma anónima, mas de uma maneira contida e que não se traduzam em ofensa a qualquer individuo.

Qualquer uma destas duas rubricas serão publicadas normalmente mais para o fim de cada semana, 5ª e 6ª feiras.


Música Clássica em Destaque no Alandroal No Próximo dia 15

O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal recebe no  próximo 15 Junho, pelas 21:30 horas, um Recital de Voz e Piano com os artistas locais Lídia Serra e José Leitão, com entrada gratuita. 
Um ambiente intimista e acolhedor, marcado por momentos de delicadeza e harmonia contrapostos com outros de arrojo musical e emoções fortes, é o que o público alandroalense poderá esperar deste espectáculo que promete não deixar ninguém indiferente.
De referir que, apesar de se tratar de um espectáculo com entrada gratuita, não dispensa o levantamento do bilhete no Fórum Cultural de Alandroal. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Município Leva Santos Populares Até à Praça da República Com o Apoio das Associações

Junho é sinónimo de Santos Populares e, por isso mesmo, a Praça da República de Alandroal vai acolher os tradicionais arraiais de Santo António, São João e São Pedro numa organização conjunta entre o Município e algumas associações da sede de concelho (Alandroal United, Grupo de Forcados do Aposento de Alandroal, Tertúlia Subir ao Estribo e Centro Social Paroquial de Alandroal).
Os arraiais realizam-se em três Sábados consecutivos (15, 22 e 29 de Junho) e começam, como vem sendo hábito, com uma sardinhada aberta a toda a população com oferta das sardinhas pela câmara municipal (19h30) e prolongam-se com baile a partir das 22h30.
A animação começa com o arraial de Santo António, já no próximo dia 15, com Rui Grilo. No dia 22, numa noite dedicada a São João, será a vez do grupo “5 do Ritmo” actuar. Já a noite de 29 de Junho, dedicada a São Pedro, conta com a actuação do Duo Hélder e Raquel e vai marcar o final das festividades.
O grande objectivo desta iniciativa e manter as tradições juntando todas as pessoas da sede de concelho na comemoração conjunta dos santos populares na emblemática Praça de República. Não falte!



Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

Aprovado Estudo Prévio do Centro Interpretativo do Endovélico

Futuro Museu Ficará Localizado em Terena

Por proposta do presidente, o Município do Alandroal aprovou por unanimidade, na última sessão de câmara, o estudo prévio de arquitectura para o futuro “Centro Interpretativo do Endovélico”, espaço museológico dedicado a esta divindade com importante culto local no período romano.

Embora o seu núcleo principal venha a ser dedicado ao Endovélico e à herança cultural do período que representa, o museu terá espaço para todo o património cultural e etnográfico do concelho, será bastante interactivo com o recurso a novas tecnologias e muito vocacionado para visitas de crianças e jovens.

O museu ficará localizado em Terena num local com fáceis acessibilidades e extraordinário enquadramento histórico, a poucos quilómetros do monte de S. Miguel da Mota, único local onde esta divindade teve templo e culto conhecido, mas com uma influência que se estendia até Mérida, capital da Lusitânia romana.

O projecto conta com uma estreita parceria com o Museu Nacional de Arqueologia, onde alguns dos achados de S. Miguel da Mota constituem o núcleo principal da ala dedicada às “Religiões da Lusitânia”. Da parceria fazem parte a partilha do espólio e o apoio científico à instalação do novo museu no concelho do Alandroal.

Este projecto será em breve apresentado ao público no âmbito do congresso científico que a câmara municipal vai dedicar ao tema integrado no Festival Terras do Endovélico, a decorrer de 5 a 7 de Julho.

Fonte: gab. Imp. Município de Alandroal

terça-feira, 11 de junho de 2013

Apresentação dos candidatos do PSD ao Município de Alandroal

Apresentação da Candidatura de José Cebola Gomes à CM do Alandroal para as Eleições Autárquicas de 2013, que ocorreu no dia 01 de junho de 2013 e contou com a presença do Deputado do PSD e Presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas, Luis Campos Ferreira, em Representação da CPN do PSD.


Vídeo da apresentação:

Por:
cid:part1.01010500.02060404@diariodosul.com.pt

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Desporto - Futebol amigável

Sábado 08 junho:
 Campomaiorense - Freguesia de São Brás dos Matos 


Segunda-feira 10 de junho: 
Freguesia de São Brás dos Matos - Alandroal United 


João Grilo recandidata-se à Câmara Municipal de Alandroal

4º Aniversário do MUDA

Apresentação da Candidatura às Autárquicas 2013

Pirâmides de S. Pedro (Alandroal), 16 de Junho, 12h00

O MUDA, Movimento Unidade e Desenvolvimento de Alandroal, completou há poucos dias 4 anos de existência e vai assinalar a data, como vem sendo hábito, com um almoço-convívio no próximo dia 16 de Junho, Domingo, pelas 12h00, nas Pirâmides de S. Pedro em Alandroal.
Esta ocasião marcará também o arranque do processo de candidatura do movimento independente às Autárquicas 2013 com a recandidatura de João Grilo ao cargo que actualmente ocupa de presidente da Câmara do Alandroal.
Capacidade, Credibilidade e Confiança são as principais marcas que o MUDA imprimiu ao Alandroal nos 4 anos que agora completa de mandato.
Eleito em minoria, tendo herdado uma das maiores dívidas por habitante do país e num contexto de profunda crise sócio-económica, com constante perda de receitas e com as transferências do Estado a recuarem para os níveis de 2005, o executivo MUDA demonstrou capacidade para resolver graves problemas estruturais, devolveu credibilidade interna e externa à câmara enquanto instituição, melhorou a imagem do concelho e criou uma relação de confiança e proximidade com os munícipes e as instituições da sociedade civil local.
Em 4 anos, e enquanto se pagavam milhões de dívida, concluíram-se obras que se arrastavam, lançaram-se e estão a ser lançadas novas obras com prioridade para as infraestruturas básicas, projectaram-se outras obras, reforçaram-se respostas sociais, melhoraram-se apoios à educação, à cultura e ao associativismo.
Conseguiu-se uma execução exemplar de fundos comunitários que permitiu o acesso a novos financiamentos.
Deram-se passos decisivos e concretos para uma estratégia de intervenção no património, valorização da cultura local e promoção turística do concelho. Apostou-se no apoio aos empresários e à cooperação, em particular no aos pequenos empresários locais.
O MUDA agradece a todos os que, sendo ou não apoiantes, colaboraram em todos os projectos e iniciativas destes 4 anos e como é sempre muito mais o que está por fazer do que aquilo que está feito, procuramos agora ser merecedores da renovação e reforço da confiança depositada em nós pelos munícipes.
No dia 16 iniciamos o processo de recolha de assinaturas, mas quem quiser já demonstrar, de diferentes formas, o seu apoio ao MUDA pode fazê-lo através do formulário on-line em www.muda.com.pt.

Fonte: Roberto Ribeiro

terça-feira, 4 de junho de 2013

Alandroal vai Inaugurar Requalificação do Interior do Castelo

Concerto da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa Marca o Momento

No próximo dia 08 de Junho, pelas 22h00, o Município do Alandroal inaugura as obras de requalificação do Interior e Iluminação do castelo do Alandroal. Para assinalar este momento e mostrar as potencialidades do espaço agora requalificado como cenário ideal para eventos de natureza cultural foi convidada a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa para um concerto com entrada livre e que é fruto da parceria que o Município tem vindo a desenvolver com aquela instituição de ensino superior.
Esta intervenção, que contou com financiamento comunitário a 85%, foi executada dentro dos prazos previstos e procura, de acordo o autor do projecto, o arquitecto Manuel Aires Mateus, “dignificar o espaço com um impacto mínimo, ao mesmo tempo que procura devolvê-lo às pessoas”.

O Município tem o objectivo de continuar a intervir no castelo em etapas sucessivas, estando já assumido que a próxima fase será a instalação de um espaço museológico -Centro Interpretativo do Castelo do Alandroal – no edifício existente no interior do castelo e que foi recentemente adquirido pela Autarquia para esse fim. 

Programa:
22:00h - Cerimónia de Inauguração
22:30h - Concerto com Orquestra da Escola Superior de Musica de Lisboa
23:30h – Beberete

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Politica local - Conselhia do PSD Alandroal apresenta candidatos.

No sábado passado teve lugar, na sede da Junta de Freguesia do Alandroal (Nª Sª da Conceição, a apresentação oficial dos candidatos do PSD/PPD que encabeçam as listas às eleições autárquicas deste ano ao município do Alandroal, na presença de representantes da Comissão Política Distrital e do Coordenador do Partido Social Democrata para as eleições autárquicas.

Na sua comunicação, José Cebola, o candidato do PSD à Câmara Municipal, frisou que a sua candidatura apresenta-se no seguimento de um pensamento reformista, com matriz humanista. Congratulando-se plenamente com a governação do atual governo, que retirou o país da bancarrota deixada pelo anterior governo socialista, que vez duplicar a divida publica do país entre 2005 e 2011 (mais do que em 100 anos da existência da República), o candidato frisou que todas as ultimas governações autárquicas do município, incluindo a atual pseudossocialista, nada fizeram pelo desenvolvimento do Alandroal, em termos de criação de riqueza local e de postos de trabalho, limitando-se unicamente a fazer gastos de dinheiros públicos. O candidato frisou a necessidade de proceder o quanto antes à requalificação do quadro de pessoal da Câmara, sem que para tal seja necessário dispensar qualquer trabalhador, mas sim para acabar de vez com os funcionários que têm as secretárias limpas por não terem qualquer tipo de trabalho por fazer.


Também o candidato à Assembleia Municipal frisou que as últimas governações do município contribuíram para deprimir o concelho, dando o exemplo da mais-valia do Alqueva, esquecida completamente, a discriminação dos apoios feito às IPSS com base em alinhamentos políticos, o facto de, em 20 anos, não ter sido criada qualquer industria ou outros projetos de criação de empregos que permitissem fixar a população no concelho e a enorme despesa improdutiva de fundos públicos gastos pela câmara na organização de festas que, no seu entender, deveriam continuar a ser da responsabilidade das próprias associações promotoras, como o faziam anteriormente.

Por fim, o Coordenador do Partido Social Democrata para as eleições autárquicas fez a intervenção final, destacando os esforços do governo em debelar a herança deixada pelo anterior governo socialista, nomeadamente fazendo reduzir os juros da divida portuguesa de 5,4 % para os atuais 3,2 %, renegociar duas vezes o deficit, prolongar o prazo do pagamento da divida de 2021 para 2028 e de Portugal ter voltado ao mercado internacional de capitais. Terminando a sua intervenção, referiu que o peso do sector industrial na Europa é atualmente de 12 %, o que se torna insustentável para continuarmos a ter uma Europa como hoje a conhecemos; daí a necessidade de fazer-se um pleno aproveitamento do próximo Quadro Comunitário de Apoio em projetos que valorizem as riquezas locais e que possibilitem que o sector industrial venha a ter um peso de pelo menos 20 % da economia europeia. Finalizou, referindo que chegou agora também a vez do PSD ter uma oportunidade de dirigir o município, criando esperanças às pessoas. 

Fonte: PSD Alandroal.