segunda-feira, 24 de março de 2008

AMPV - QUER ALARGAR "FRONTEIRAS"



Associação de Municípios do Vinho quer abranger 100 concelhos até final 2008


A Associação de Municípios Portugueses do Vinho, constituída no ano passado por 45 autarquias para valorizar e promover os vinhos e regiões de origem, conta já com 85 concelhos e espera chegar aos cem até ao final de 2008.

A AMPV tem desenvolvido contactos com o Ministério da Agricultura, o Instituto do Vinho e o Turismo de Portugal, entre outras entidades do sector, nomeadamente na área empresarial para dinamizar uma estratégia de promoção do produto, aliada às especificidades de cada concelho.

Em Abril, realiza-se no Cartaxo o Congresso Ibérico dos Museus do Vinho e da Vinha, com um programa de visitas que inclui o Norte e o Centro do país.

Em parceria com as congéneres espanhola e francesa e com a Rede Europeia das Cidades do Vinho, realiza-se em Abril e Maio a assembleia-geral desta entidade.

O Concurso Rainha das Vindimas é uma das muitas iniciativas em que a associação participa e será este ano a entidade organizadora do Festival Nacional de Vinhos, em Santarém.

Perspectivada está também a instituição de uma tertúlia dos vinho, a realizar uma vez por mês, com jantar e fados, no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo.

Quando da constituição da AMPV, esta tinha como objectivo quebrar protagonismos e conjugando esforços, potenciar as iniciativas de cada um dos municípios e promover o vinho português tanto internamente como no exterior.

A associação começou por integrar os municípios da Mealhada, Vidigueira, Almeirim, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Borba, Lamego, Palmela, Peso da Régua, Praia da Vitória, Reguengos de Monsaraz, Cartaxo, Bombarral, Cadaval, Redondo, Alenquer, Loures, Óbidos, Torres Vedras, Cascais, Sintra, Santarém, Tomar, Chamusca, Armamar, Paredes, Famalicão, Sabrosa, Montijo, Rio Maior, Tábua, Cantanhede, Barcelos, Gouveia, Cuba, Mafra, Oeiras, Ourém, Alandroal, Vila Franca de Xira, Santa Marta de Penaguião, Baião, Azambuja, Carrazeda de Ansiães e Anadia.

Nenhum comentário: