sexta-feira, 7 de março de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR - INSEGURANÇA

É a segunda vez que vou falar sobre insegurança nestes meus pensamentos, prometo que não o vou fazer mais, para não me acusarem de alarmista.

Mas que estou preocupado, estou.

E se bem se lembram, quando vos falei pela primeira vez deste problema, ainda não tinha saido o relatório da SEDES em que enviaram "um alerta para o ambiente de crispação que se vive no País e que chamou de eminente crise social", ou das declarações do ex-Director da Policia Judiciária Militar e comandante durante seis anos, do corpo de intervenção da PSP a dizer "Portugal vive num quadro de insegurança e que se perspectiva um clima de pânico e de medo”.

E quais foram os acontecimentos subsequentes , as estas declarações?

Assaltos com muita violência e mortes de uma forma "gratuita", sem precedentes na nossa cultura de "brandos costumes".


Como a violência tem ocorrido maioritariamente nas zona metropolitana de Lisboa, qual foi a resposta das autoridades?

Enviar policia para os bairros mais problemáticos e onde a inserção social é menor. Pensa-se que é de onde estão albergados os criminosos.

Agora eu, mais uma vez tentando antecipar-me aos acontecimentos, PENSO que eles vêm fazer estragos para o interior!

Isto é cíclico. Portanto não é a primeira vez que acontece, e a natureza animal é assim mesmo, "são apertados no seu habitat por forças superiores, deslocam-se para outras paragens, preservando a sua espécie"!

Parece demasiado linear, não é? Mas infelizmente o conhecimento empírico sobre esta matéria, leva-me a correr o risco de dizer que se nada for feito, em termos de prevenção por parte das autoridades a curto prazo, o problema será "importado" pelo Alentejo.

Por isso e porque geograficamente estão mais perto, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Évora... "Segurem-nos lá ai", porque aqui no Alandroal ninguém quer acordar para o problema. Aqui as autoridades locais andam entretidas com outros assuntos mais fáceis de resolver e que dão lucros.

Agora não venha é dizer que não estão avisados!


2 comentários:

francisco tátá disse...

Excelente...como sempre
Chico Manel

Kruzes Kanhoto disse...

Com uma justiça que não pune não se pode esperar um país seguro.