quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CONTOS DE LUA CHEIA

Na 2ª feira à noite a Biblioteca Municipal do Alandroal, no seu ponto "Arquiz do Saber," levou a efeito um evento sem precedentes na Vila. Uma sessão de contos.

Chamou-se " CONTOS DE LUA CHEIA", e consistiu mormente na narração de contos por dois narradores convidados. Nuno Coelho e Luís Correia Carmelo.
Eu estive presente e pude constatar em como se pode passar uma agradável "velada" de Lua Cheia, eu e muitos dos que enchiam o espaço, que no fim mostravam o seu agradado pelo tempo empregue. A criançada, mesmo em minoria, também nunca arredou pé, participando como os adultos na coreografia de alguns contos. ( Havia um ou outro mais irrequieto, mas isso são "contas de outro Rosário" ).

Quanto aos Contos, há-os de várias formas e no meu entender são uma forma de romance "prensado". Que nos podem "contar" de tudo, tendo o seu maior legado antes da invenção da escrita, quando a História era contada de boca em boca e assim chegaram muitos conhecimentos até aos nossos dias.

Na actualidade, talvez sejam a nossa primeira "disciplina", pois é com eles que os adultos dão os primeiros ensinamentos ás crianças.

Nenhum comentário: