segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR - FESTAS DE SETEMBRO


As Festas de Nª Srª da Conceição, chegaram a ser o evento mais esperado pelos Alandroalenses durante todo o ano.

O nervoso miudinho apoderava-se de nós 20 dias antes, quando víamos, ou melhor, não víamos nenhum preparativo para a festa. Ouvia-se logo o desabafo de alguns, "... Ainda nem começaram a meter os paus! Este ano é que vai ser a barracada..., "há-de chegar o Chouriço para meter as luzes e não tá nada feito!, etc...etc."

Só descansávamos e tínhamos a certeza que iria haver festa quando vislumbrávamos o "Velho" João Feiticeiro e o aprendiz Pisco, com uma alavanca e uma lata. A alavanca para fazer os buracos e a lata para tirar a terra onde iriam ficar os paus da festa.

Sou ainda novo, mas era mais novo quando os "residentes" iam esperar os seus familiares e amigos à "carreira", que parava mesmo no largo onde eu sempre morei.

Eu e a outra "gaiatagem", víamos a alegria estampada no rosto dos que chegavam e muita emoção no acolhimento dos que cá estavam.

Alguns vinham 8, 10 ou 15 dias antes, pois as férias eram marcadas propositadamente para essa altura. Vir à festa e conviver com os conterrâneos, era muito melhor do que ir para o Algarve.

Foram tempos em que a Festa do Alandroal era a melhor da região. Não havia espectáculo nenhum que não estivesse a "abarrotar", fosse garraiadas, largadas variedades ou bailes.
E era tudo a pagar, excepto o concerto da banda. A Praça da República à noite estava sempre cheia com os que não cabiam no baile.

Atingiram o seu auge quando passaram a ser denominadas “ Semana Cultural do Alandroal”, na altura organizadas pela já extinta Sociedade Artística Alandroalense/Centro Cultural, Recreativo e Comunicativo do Alandroal.

Depois foi a travessia no deserto, todos queriam a ser responsáveis pela sua organização, Câmara, Bombeiros, J. S. A., etc... Foi a decadência que se viu até à dois anos atrás, nem à borla a pessoas apareciam para ver os espectáculos! O que estava a falhar? Não sei.

Sei que no ano passado e no outro, ainda que deslocalizadas do seu recinto habitual ( Praça da Republica ) para os Arquizes, já tornaram a ser festas, ainda que sem o fulgor de outros tempos.

Este ano voltam a ter 6 dias, de 3 a 8 de Setembro e organizadas pela Câmara. Divididos entre Festival da Juventude ( 3,4 e 5 ) e Festa de Nª Srª da Conceição ( 5, 6, 7 e 8 ). Para mim é tudo e só a Festa de Setembro. A divisão entre Festival e Festa pare-me ser só uma manobra orçamental.

O que importa é que elas se vão realizar, os programas já saíram anunciando tradição e novidades. Pelo que me foi dado a ler, têm tudo para voltar a ser o que eram, só falta que sejam vividas com a paixão de outros tempos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só quando o pisco e o velho feitiçeiro começavam a meter os paus as nossas almas descansavam, lá vinham eles cada um com a sua sáca ao ombro,alavanca de ferro para cavár o buraco e canéca de aluminio para tirar a terra e meter o pau com a bandeira,áleluia a festa vai começar.iupiiiiii ai vinha roupa novinha para estrear no domingo.
M.V.

J.R disse...

Amigo Manel, não me lembbro das Festas de Setembro, mas lembro-me de outras que eram mesmo Festas, era o tempo em que existiam associações e comissões, totalmente voluntárias e sem outros interesses. Bons tempos...