quarta-feira, 13 de agosto de 2008

POUPANÇA DE ENERGIA


Famílias recebem ‘Vales’ para Lâmpadas que poupam Energia

Com a factura da Electricidade, os consumidores receberão, em Setembro, um vale que poderão trocar por lâmpadas de alta eficiência, numa iniciativa de incentivo à poupança energética.

No total, serão distribuídos três milhões de lâmpadas pelas famílias portuguesas e o vale dará acesso a cinco lâmpadas com alta eficiência energética por família. O objectivo desta iniciativa governamental é promover a poupança energética e pretende-se que venha a abranger 13% do número de casas destinadas a habitação permanente.

A prioridade é a entrega aos agregados familiares mais carenciados, cerca de 600 mil habitações, uma vez feita a triagem das famílias. Para cada agregado, esta medida poderá representar uma redução de 30% nas despesas com energia.

Esta medida ajudará a cumprir o compromisso assumido com Bruxelas em matéria de eficiência energética, visto que Portugal terá que reduzir o consumo em 20%, até 2020. Calcula-se, igualmente, que a iniciativa resulte na poupança de dez a 12 milhões de euros em custos com electricidade e licenças de emissões de CO2.

Nenhum comentário: