segunda-feira, 25 de agosto de 2008

J. O. PEQUIM, O ENCERRAMENTO


Depois de 17 dias de Jogos Olímpicos em Pequim, eis que estes chegaram ao seu fim numa Cerimónia de Encerramento apoteótica. Ao longo destes dias a China mostrou ao mundo todo o seu poderio organizativo e económico.

Sobretudo e bem mais importante, foi ver uma maior abertura das autoridades chinesas para resolver os problemas que afectam a sua população e a própria humanidade; Os Direitos Humanos e os Problemas Ambientais.

Quanto ao desporto e à representação portuguesa nos jogos, apesar de algumas celeumas e decepções, Portugal esteve ao seu nível.

Conquistámos uma medalha de ouro e outra de prata, através das brilhantes actuações de Nelson Évora no triplo-salto e Vanessa Fernandes no triátlo.

Ouro e prata, que nos levaram ao 46ª lugar do ranking dos jogos, o que me parece manifestamente pouco, mas também não me recordo se alguma vez fizemos melhor.

No “medalheiro” final, mais uma vez a China mostrou o seu poderio, arrebatando a crónica 1ª posição aos Estados Unidos, ainda que estes tenham totalizado mais medalhas. No entanto a posição no ranking é encontrada no numero de “ouros” amealhados.

De realçar ainda, que os Países da União Europeia todos juntos, alcançaram mais medalhas que as totalizadas por China, Estados Unidos e Rússia.

Os 5 melhores do ranking:
China, 51 ouro/22 prata/28 bronze, 100 no total
Estados Unidos, 36 ouro/38 prata/36 bronze, 110
Rússia, 23 ouro/21 prata/28 bronze, 72
Grã-Bretanha, 19 ouro/13 prata/15 bronze, 47
Alemanha, 16 ouro/10 prata/15 bronze, 41

No fim da cerimónia foi entregue o testemunho à cidade Britânica de Londres, onde se realizarão em 2012 os próximos jogos.

Nenhum comentário: