O Alandroal tem andado ultimamente nas " bocas do mundo " e infelizmente nem sempre pelos melhores motivos, eis um excerto do que consegui ler na imprensa, só nesta segunda-feira.
Já agora antes de começarem a ler, permitam-me este à parte. A todos aqueles que acusam os blogues de muito terem a culpa dos males do Alandroal, acham que se deviam esconder estas coisas? Era melhor que os alndroalenses não soubessem? Acham que fiz bem em não publicar um comentário que dizia que há carros da Câmara a transportar empregados para ir à visita de familiares fora do Concelho e dizia até o nome do condutor? Ou não ter publicado que "fulano" recebe mais em horas extraordinários que de ordenado? E muito mais...
Por vezes já penso que há muitos Alandroalenses que preferem que nada se saiba, para que uns poucos vão fazendo e se vão" fazendo "as coisas à sua maneira, o futuro e resto o resto dos alandroalenses que se .... danem!
Mas atenção, não vejam já nisto um ataque ao Grilo ou ao Nabais, é uma critica a todos nós, aos que fazem e aos que não lutam para inverter a situação.
Mas o à parte já vai longo, vamos às " fresquinhas ":
No Correio da Manhã,
A escola do Alandroal é a mais mal classificada do Distrito de Évora, e ao que me disseram, não é o 1º ano. Não está na hora dos responsáveis fazerem um esforçosinho?

In: Correio da Manhã
No Formiga,
Alandroal com dificuldades para pagar subsídios de Natal"Se fosse hoje, não tínhamos dinheiro para pagar", diz o autarca, temendo que o Governo retenha as transferências.
Tal como noutros 17 municípios, em 2008, a Câmara de Alandroal, então liderada pelo socialista João Nabais, excedeu os limites de endividamento em cerca de dois milhões de euros, o que poderá ser penalizado com um corte de 10% nas transferências do Orçamento do Estado para a autarquia.
In: A Formiga.
No Diário Digital,
Mais de metade das autarquias não paga dentro do prazo
Mais de metade dos municípios portugueses demoravam mais do que 90 dias a pagar aos fornecedores no final do segundo trimestre de 2010, segundo uma lista da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).
Na lista das que ultrapassavam o prazo de 90 dias que a lei estipulava para pagamento de dívidas a fornecedores estão 161 autarquias, encimadas por Castanheira de Pêra, que tardava então quase dois anos e meio (901 dias) a pagar.
Demoravam mais de um ano a pagar a fornecedores os municípios de Povoação (713 dias), Mondim de Basto (654), Celorico da Beira (531), Alfândega da Fé (504), Alandroal (471), Aveiro (453), Câmara de Lobos (405), Chamusca (370) e Cartaxo (366).
In: Diário Digital / Lusa
No Memórias Futuras,
O ALANDROALO Alandroal é um concelho do Alto-Alentejo, muito bonito mas muito isolado na planície alentejana de campos de trigo com manchas verdes de eucaliptos ou sobreiros que camuflam algumas ribeiras secas.
Em 2006 tinha 6187 habitantes e hoje, provavelmente, serão menos. Apesar disso, tem 16 (!) freguesias e emprega 220 funcionários sem que, para lhes pagar, tenha outras receitas para além das verbas do Orçamento do Estado.
O IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis pouco acrescenta como receita já que, o Alandroal, não “sofre” de desenvolvimentos urbanísticos, aldeamentos turísticos, marinas, campos de golfe, etc…
O Alandroal vive à custa dos contribuintes e tem vindo a endividar-se ao ritmo de 3 milhões por ano desde 2001 a 2008 acumulando uma dívida de 28 milhões ou seja, 4525 por cada habitante, que se acrescentam aos 13000 que cada português já deve em nome da República.
Como 2008 foi ano de eleições autárquicas a derrapagem triplicou e agora foi penalizado pela lei e vai receber menos 10% nas transferências do Orçamento do Estado.
O novo Presidente da Câmara queixa-se de que não vai ter dinheiro para pagar o subsídio de Natal, nem as horas extraordinárias (?) e ajudas de custo.
Se quer saber como este país chegou aonde chegou, à iminência da banca rota, é fácil:
- O Alandroal é Portugal.Miguel Sousa Tavares ( Jornal Expresso )
In: Memórias Futuras.
Na Bola,
Valha-nos o desporto e o CRJ, para que aparece algo que positivo sobre o Concelho de Alandroal. E mesmo assim ainda há gente que critica!

In: Jornal A Bola.