segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ALANDROAL NA IMPRENSA

O Alandroal tem andado ultimamente nas " bocas do mundo " e infelizmente nem sempre pelos melhores motivos, eis um excerto do que consegui ler na imprensa, só nesta segunda-feira.

Já agora antes de começarem a ler, permitam-me este à parte. A todos aqueles que acusam os blogues de muito terem a culpa dos males do Alandroal, acham que se deviam esconder estas coisas? Era melhor que os alndroalenses não soubessem? Acham que fiz bem em não publicar um comentário que dizia que há carros da Câmara a transportar empregados para ir à visita de familiares fora do Concelho e dizia até o nome do condutor? Ou não ter publicado que "fulano" recebe mais em horas extraordinários que de ordenado? E muito mais...

Por vezes já penso que há muitos Alandroalenses que preferem que nada se saiba, para que uns poucos vão fazendo e se vão" fazendo "as coisas à sua maneira, o futuro e resto o resto dos alandroalenses que se .... danem!

Mas atenção, não vejam já nisto um ataque ao Grilo ou ao Nabais, é uma critica a todos nós, aos que fazem e aos que não lutam para inverter a situação.

Mas o à parte já vai longo, vamos às " fresquinhas ":

No Correio da Manhã,
A escola do Alandroal é a mais mal classificada do Distrito de Évora, e ao que me disseram, não é o 1º ano. Não está na hora dos responsáveis fazerem um esforçosinho?
In: Correio da Manhã

No Formiga,
Alandroal com dificuldades para pagar subsídios de Natal


"Se fosse hoje, não tínhamos dinheiro para pagar", diz o autarca, temendo que o Governo retenha as transferências.

Tal como noutros 17 municípios, em 2008, a Câmara de Alandroal, então liderada pelo socialista João Nabais, excedeu os limites de endividamento em cerca de dois milhões de euros, o que poderá ser penalizado com um corte de 10% nas transferências do Orçamento do Estado para a autarquia.

In: A Formiga.

No Diário Digital,
Mais de metade das autarquias não paga dentro do prazo

Mais de metade dos municípios portugueses demoravam mais do que 90 dias a pagar aos fornecedores no final do segundo trimestre de 2010, segundo uma lista da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).

Na lista das que ultrapassavam o prazo de 90 dias que a lei estipulava para pagamento de dívidas a fornecedores estão 161 autarquias, encimadas por Castanheira de Pêra, que tardava então quase dois anos e meio (901 dias) a pagar.

Demoravam mais de um ano a pagar a fornecedores os municípios de Povoação (713 dias), Mondim de Basto (654), Celorico da Beira (531), Alfândega da Fé (504), Alandroal (471), Aveiro (453), Câmara de Lobos (405), Chamusca (370) e Cartaxo (366).

In: Diário Digital / Lusa

No Memórias Futuras,
O ALANDROAL
O Alandroal é um concelho do Alto-Alentejo, muito bonito mas muito isolado na planície alentejana de campos de trigo com manchas verdes de eucaliptos ou sobreiros que camuflam algumas ribeiras secas.

Em 2006 tinha 6187 habitantes e hoje, provavelmente, serão menos. Apesar disso, tem 16 (!) freguesias e emprega 220 funcionários sem que, para lhes pagar, tenha outras receitas para além das verbas do Orçamento do Estado.

O IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis pouco acrescenta como receita já que, o Alandroal, não “sofre” de desenvolvimentos urbanísticos, aldeamentos turísticos, marinas, campos de golfe, etc…

O Alandroal vive à custa dos contribuintes e tem vindo a endividar-se ao ritmo de 3 milhões por ano desde 2001 a 2008 acumulando uma dívida de 28 milhões ou seja, 4525 por cada habitante, que se acrescentam aos 13000 que cada português já deve em nome da República.

Como 2008 foi ano de eleições autárquicas a derrapagem triplicou e agora foi penalizado pela lei e vai receber menos 10% nas transferências do Orçamento do Estado.

O novo Presidente da Câmara queixa-se de que não vai ter dinheiro para pagar o subsídio de Natal, nem as horas extraordinárias (?) e ajudas de custo.

Se quer saber como este país chegou aonde chegou, à iminência da banca rota, é fácil:

- O Alandroal é Portugal.

Miguel Sousa Tavares ( Jornal Expresso )

In: Memórias Futuras.

Na Bola,
Valha-nos o desporto e o CRJ, para que aparece algo que positivo sobre o Concelho de Alandroal. E mesmo assim ainda há gente que critica!

In: Jornal A Bola.

15 comentários:

Anônimo disse...

Rozinha não misture alhos com bugalhos.

Divulgar aquilo que interessa a todos os alandroalenses é de louvar.

Agora lavar de roupa suja é que não é necessário e aí voçês têm culpa porque leêm os comentários antes de os colocarem.

Ou voçê quer ou gostava que venham para a praça pública com coisas pessoais ligadas á sua pessoa?

E olhe que não não ninguém perfeito.

Coloquem coisas de interesse para a terra (também o tem feito) e deixem-se de roupa suja, caso contrário começaremos também a divulgar coisas vossas na praça pública

Varandas disse...

Deve estar a confundido no blogue!!! Já viu no Alandroalandia falar aqui na vida pessoal de alguém?

Diga-me só o nome de alguém de quem se tenha aqui falado na vida pessoal?

Vê aqui é muitas criticas sobre a vida profissional de muita gente, isso sim é verdade e possivelmente muitas serão injustas, mas isso não é a mim que me compete julgar.

Quanto a si, continue a comentar, parece-me uma pessoa válida, só acho que desta vez a sua opinião foi menos feliz. Todos temos maus momentos, inclusive eu.

Rosinha.

Anônimo disse...

Nunca se esqueçam ambos que o meio de prova, em determinado tipo de comentários ou afirmações, é a forma mais justa para a resolução das injustiças que denunciamos. Ganhamos todos com meios de prova, perdemos todos se nada for provado.

Um abraço!

Anônimo disse...

Obrigado a todos os amigos do MUDA, e não só, que souberam unir-se contra a opressão e tirania.

Essa união de esforços continua a ser essencial para um Concelho mais solidário e fraterno.

Com o Movimento Unidade e Desenvolvimento do Alandroal e todas as forças democráticas da sociedade civil, vamos construir um futuro mais justo, assente em valores humanistas e de respeito para com as liberdades individuais de cada um.

VIVA O CONCELHO DO ALANDROAL!

VIVA O MUDA UNIDO!!!

ASS: lambedor profissional

Anônimo disse...

Talvez tenha cometido uma injustiça para com o amigo João Grilo, quando fiz referência, num outro contexo, ao introduzir no discurso o lado mais humanista da educação.

Depois de ler uma segunda vez o texto, dei conta que afinal está contido no parágrafo 24 do discurso, esse lado a que fiz referência na nossa troca de mensagens, e que na primeira leitura por lapso me escapou.

Transcrevo o excelente comentário de ************do ************ para o MUDA!- "Excelente discurso! ... de facto, as palavras quando dotadas de sentido e significado conferem credibilidade e confiança. Bom trabalho."

Reforçando as suas palavras acrescento: nestes tempos difíceis e conturbados da vida política nacional e internacional em que vivemos, essas palavras fazem todo o sentido, e mais que nunca, é necessário credibilizar as instituições para que as pessoas possam novamente voltar a confiar nelas.

Um abraço para ambos

ASS: continuo a lamber...

Anônimo disse...

Amigo Rosinha.

Espero que esta gentinha de baixo grau intelectual e mesquinha não te cale, nem a ti nem ao Xico Manel.

Mudaram de estratégia...

Como estão desorintados e sem rumo, começaram a acusar e tentar calar-te e depois dizem-se anti currupção e defensores de liberdade... Mas querem é oprimir quem com eles não concorda. Chamo a isto sim perseguição... Os que acusam os outros de perseguição são por vezes os maiores perseguidores.

Um abraço amigo.

Anônimo disse...

Esperemos que não seja só conversa fiada como das outras vezes. A responsabilidade é de todos, e todos devem contribuir para um clima de paz, exprimindo as suas opiniões, sem ser necessário achincalhar. Neste particular os moderadores dos blogues devem começar por dar o exemplo, sob pena se o não fizerem serem cúmplices de um clima de ódio e ofensa, que se está a generalizar na maioria dos comentários que por aqui se vão lendo.
Esperemos que a sensatez fale mais alto, em prol do nosso concelho!

Atento

Anônimo disse...

Em prol do conselho deviam trabalhar os que foram eleitos...

e não semear o ódio e a ofensa...

apenas os vi preocupados durante mais de uma nao em denegrir a imagem do antigo presidente...

trabalhem e deixem-se de choradeiras....

Anônimo disse...

Por favor, não metam tudo no mesmo saco. Toda a gente sabe no concelho quem foi fomentando as guerras políticas e os ódios de estimação. E continua a fazê-lo através de alguns (poucos) correlegionários, que vão dando tiros nos pés. Continua assim que a malta agradece!

Anônimo disse...

Continue como até agora amigo Grilo que a população está consigo, sabemos distinguir o trigo do joio. Concordo plenamente com tudo o que tem feito e apoio. Não se desvie nem um milímetro desse rumo, e verá, que nas próximas eleições seremos mais que 1712. Eles sabem disso, a prová-lo estão os comentários em que eles próprios se acusam do que fizeram ao concelho.
Força MUDA!

Anônimo disse...

MUDA O QUÊ, O POLEIRO, OS TACHOS, É QUE MAIS NADA MUDOU.....

Anônimo disse...

Eles sabem que MUDou, a prová-lo estão os comentários em que eles próprios se acusam do que fizeram ao concelho.
Força MUDA!

Anônimo disse...

VIVAM OS MINEIROS DO CHILE QUE SAÍRAM DO BURACO!

Anônimo disse...

amigo rosinha


"que não se calem as vozes"

opinar é mais do que um direito e um dever.

quem esta na causa publica tem de se sujeitar a ouvir, a ler de si o que gosta e o que nao gosta.

e a tirar liçoes do que se diz, do que se escreve e ate da forma como se diz e como se escreve

Anônimo disse...

Que não se volte à década de 60... Os Portugueses e os Alandroalenses já tiveram ditatura tempo demais. Por isso muito me entristece a atitude de alguns apoiantes do MUDA ao virem com ameaças e a criticarem o al tejo e o alandroalandia, quando eles próprios criaram outros blogs onde a única coisa que fazem é atacar e denegrir pessoas.

Vitamina