quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ALANDROAL MONUMENTOSO, DESENVOLVIMENTO


Na sequência da minha postagem no " ALANDROAL MONUMENTOSO ", sobre o Pelourinho de Alandroal, entraram três comentários que podem a ajudar a conhecer melhor o dito Pelourinho.

1º Comentário:
Esse capitel não tem nada a ver com o original!
Arqueóloga

2º Comentário:
Sei que uma reconstituição deve deixar bem visível a distinção entre a parte original e o que foi acrescentado ao monumento com a intenção de mostrar a sua funcionalidade , no entanto a mistura de materiais (granito, xisto e mármore) torna a reconstituição do pelourinho do Alandroal única, completamente aleatória, imaginativa... Gostaria de saber de quem foi a ideia.

Quanto ao capitel, francamente aquilo parece-me uma base de coluna, antiga, com patine mas uma base. Gostaria que a arqueóloga que comentou acima e que afirma com tanta certeza, e acredito nela, nos esclarecesse, se sabe desenvolva o comentário e explique-nos se há gravuras do original, se alguém saberá do paradeiro dele, se a forma apresentada pelo actual pelourinho é improvável neste tipo de monumento, enfim que contribua de um modo mais construtivo para este tema
Anónimo.

3º Comentário:
O CAPITEL do Pelourinho...

Sra. Arqueóloga, permita-me confidenciar-lhe que o Capitel, não no seu todo, corresponde ao original.
Esqueceram-se!!!foi de lhe integrar o resto das peças.

Abraços para todos.

António J. Fontes Coelho

____________________________//____________________________

Na altura do 1º "Alandroal Monumentoso" comprometi-me a colocar os monumentos do Concelho de Alandroal no Google Earth e no Wikipédia, a fotografia no Google já lá está, falta ainda a fotografia e o texto no Wikipédia, e é aqui que preciso da colaboração dos leitores, para que os dados sejam os mais correctos possíveis, para que quem procurar informações sobre o Alandroal tenha uma informação fidedigna.

Assim como estão a ver, os comentários que trouxe para esta postagem, trazem-nos algumas interrogações importantes sobre o Pelourinho de Alandroal:

O capitel é o original? É parte do original? Se é só parte, onde está o resto do capitel? Já agora qual ano de construção?

Quando à constituição do Capitel ser em mármore, parece-me possivel, pois também o vizinho Pelourinho de Terena é em xisto e mármore.

O texto que tenho preparado para colocar no Wikipédia é o seguinte:

O Pelourinho de Alandroal está actualmente situado no Rossio do Arquiz, junto à muralha leste do castelo de Alandroal.

Do primitivo Pelourinho apenas subsistem ao certo o fuste . A base completamente nova é composta por um plinto quadrado em granito, o fuste é em ardósia rectangular, o capitel apresenta a parte inferior em depressão côncava quase cilíndrica e é em mármore, não se sabe ao certo se faria parte do capitel original.

O actual pelourinho é uma reconstituirão do original, pois o primitivo situava-se mais a nascente, junto ao edifício sede do município, mas foi vandalizado com as guerras liberais do século XVIII, e parte do que lhe restou foi abandonado no interior do castelo. Foi com essa parte que no inicio do século XXI foi reconstituído e desde 2006 que pode ser observado no também requalificado Rossio do Arquiz.


Esta é a informação de que disponho, seria bom que se soubesse a data de construção do Pelourinho e a verdade sobre o capitel. Para isso preciso da colaboração dos bons Alandroalenses, façam-no com identificação, pseudónimo, anónimo ou enviem directamente a vossa colaboração para o meu mail, alsport.varandas@gmail.com, mas façam-no. Não me estão só a ajudar a mim, estão a ajudar a um melhor conhecimento do nosso Concelho.

5 comentários:

Anônimo disse...

Em que é o senhor António Coelho se baseia para dizer que o capitel é o original?
Em registos escritos, desenhos, fotos?

Anônimo disse...

Reunião surpreza com todos os funcionarios da Câmara amanha pela manhã convocada pelo presidente.
Deve ser para anunciar que não há guito para os proximos ordenados.

Anônimo disse...

Mas para meter gajos e gajas do MUDA há...
Que pobreza de Terra...
Eu sei para onde os mandava... Aos verdadeiros culpados pela situação do concelho. "NABAIS, GRILO e GALHARDAS" Iam os três...

Viva o Alandroal, fora com esta gente.

Anônimo disse...

E para pagar ao amigos fornecedores do grilo e que deram o apoio ao MUDA, é quase pagamento à hora...

O Nabais já foi a CDU morreu nestas últimas eleições no Alandroal e este Grilo depois do que prometeu e faz ainda pior que o outro é só inveja, arrogância e tachinhos está na hora de ir também, pela sua incompetência...!

Anônimo disse...

Calai-voa nabalistas que eram piores ainda