sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ESCOLA DE ALANDROAL SEM GINÁSIO


A Escola Diogo Lopes de Sequeira em Alandroal, comunicou muito recentemente aos encarregados de educação, que o Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Alandroal, decidiu-se pelo encerramento do pavilhão gimnodesportivo, bem como dos balneários, por, e passo a citar: « Manifesta falta de segurança da estrutura e pela degradação do espaço, tornando-se o mesmo perigoso para a prática da disciplina de Educação Física».

O Alandroalandia sabe ainda que o gimnodesportivo já não foi utilizado a partir da passada 2ª feira e que foram dadas algumas aulas da disciplina de Educação Física em espaços alternativos, que não oferecem os requisitos que um verdadeiro gimnodesportivo pode oferecer.

Esta situação é um retrocesso inadmissível nas condições de aprendizagem dos alunos. É um retrocesso de 30 anos, pois eu fui um dos que estreei aquele gimnodesportivo, fui para ali no ano da abertura da escola e andei lá 3 anos, do 7ª ano ao 9º ano, mas não me esqueço como fazia a "Ginástica" antes de termos gimnodesportivo.

A confusão começava logo com a vestimenta, rapazes e raparigas, tudo na mesma sala, primeiro elas, depois eles e as aulas logo a seguir...Na na mesma sala! Todos sabemos o "cuidado" que as raparigas têm com a apresentação e beleza, mesmo que seja para ir suar! Aulas de 50 minutos, quando os rapazes se acabavam de vestir, estava quase a tocar para acabar a aula! Também havia um dia por semana com duas aulas seguidas, esses, quando o estado atmosférico o permitia , era a correr pelos olivais, ou a atirar bolas de andebol à porta do "Caga na Faia", porque balizas nunca houve. No fim da aula era novamente a correr a vestir, sem tomar banho, porque não havia balneários e os rapazes sempre a chagar muito atrasados à próxima aula, adivinhem porquê?

Agora parece que voltamos ao mesmo. Sem balneários e sem gimnodesportivo.

O Alandroal nos últimos anos tem estado mesmo a definhar, perdemos na educação, perdemos direitos na saúde, acabou-se o futebol, perdemos os dois postos de combustíveis, cada vez menos empregos, a pobreza a aumentar... O Alandroal nos últimos anos, regrediu 30! E sou eu que o digo, pois estou cá à 41 anos e sei do que falo.

De quem é a culpa de todo este retrocesso? Elucidem-me vocês.

10 comentários:

Anônimo disse...

A Europa toda enfrenta uma situaçao de algum retrocesso e bastante dificil, nao é so o Alandroal.

Anônimo disse...

Amigo Rosinha tambem eu tive o prazer de inaugurar aquele que era,na altura,o unico pavilhão gimnodesportivo do concelho,muitas horas passeia a fingir que era guarda redes e lá ia defendendo umas bolas na s balizas do pavilhão,como lhe chamava-mos.
É com alguma magoa que leio estas noticias das condições em que se encontra o "nosso" pavilhão.
Talvez sejam os reflexos da crise, esta mesma crise que agora serve de desculpa para muita coisa.

Um abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

É muito chata esta situação. O Rosinha tem razão. Seria regredir muitos anos. Certamente, estou em crer, se arranjará solução para este problema. Mas a regressão, no nosso país, não será apenas a este nível. O pão para a boca será o maior problema, penso eu.
De qualquer forma, o alerta do Rosinha tem todo o cabimento.

Anônimo disse...

Boa tarde Rosinha, como disse ontem, entram comentários sem um mínimo de dignidade, uns atacam o presidente Grilo, outros o Nabais, são anónimos. Alem de mal educado, acho de muito mau gosto por exemplo o comentário das 11:36:00, ontem os comentários que enviei e que não entraram não ofendiam ninguém, nem eram mal educados como este, era a verdade que facilmente podia ser comprovada.

António.

Varandas disse...

Ao António,
Tenho que lhe dar a razão em relação ao comentário em apreço, por isso já o removi, foi uma pequena distração da minha parte.

Quanto aos comentários de ontem, a razão está do meu lado, acusações como aquelas, só com identificação validada.

M. Varandas

Anônimo disse...

COMEMORAÇÕES DO "25 DE ABRIL", PORQUÊ?

...quem se não recorda dos Torneios de Futebol de Salão (Futsal?) que decorreram naquelas instalações, APINHADAS DE GENTE?

Com o saudoso "NEVES" (e outros) a arbitrar e tantas "equipas" participativas?

Esta Escola e este Pavilhão tem outras histórias para contar...

Desde antes do meu Pai (Quésqués) até á D. Gertrudes Farinheira e, outros depois.

Breve comentário, CARO MANEL, que te enviarei quando PARA TANTO TIVER ENGENHO "E ARTE".

Abraços para todos.

Tói da Dadinha

Varandas disse...

Sr. António,

Fico a aguardar com algum sôfrego o comentário ou comentários que nos façam recordar os bons tempos da nossa antiga escola.

Abraço, Rosinha.

Anônimo disse...

É verdade temos perdido tanta coisa até agora se houvesse um campeonato de escolas tinhamos saido de divisão pois em 26 escolas do distrito de Évora não é que ficamos em último.Será que todos estes alunos de(66 exames)serão orfãos não terão pai nem mãe para saber o que se passa, ou só o que importa é os meninos terem transporte e não apanharem chuva porque o terminal foi ocupado pela biblioteca, não haver ginásio (tambem faz falta é uma verdade) mas estudem que isso é o mais importante.Os pais e as mães que me desculpem mas comigo outro galo cantaria.

Anônimo disse...

Outro galo está a cantar, e sabemos bem quem é o galo. Depressa se vai acabar o cantar de galo.....