segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Filme documental O Guadiana em exibição em Juromenha

Depois de ter sido exibido em Mértola, Mourão, Monsaraz e Aldeia da Luz, o filme documental “O Guadiana” chega agora a Juromenha. A Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Loreto, em Juromenha, vai ser o palco para a exibição do filme que tem como locutor o aclamado actor Rui de Carvalho, no próximo dia 4 de Outubro.

Com início marcado para as 21:00 horas, esta iniciativa com entrada gratuita, tem ainda para oferecer a actuação do poeta popular Domingos Pinto que, com os seus 87 anos de sabedoria e experiência, promete encantar o público com as suas rimas.

Realizado em 1980 por Silva e Carvalho, António Vaz da Silva, Pedro Vilas Boas e Ana Barbosa, “O Guadiana” é um filme documental que acompanha todo o percurso Rio em território nacional, desde a Ponte da Ajuda (Elvas) até ao Oceano, focando várias localidades que, então, conviviam com o Guadiana. Trata-se de um retrato criterioso das paisagens, dos costumes e dos saberes associados ao rio, comuns a todas as populações que viveram desde sempre acompanhadas pelo Guadiana, onde é mostrada a vila de Juromenha e a forma como os seus habitantes se relacionavam com o Rio.

O Museu da Luz, em colaboração com as respectivas autarquias, faz agora uma exibição itinerante deste documentário por algumas das localidades alentejanas que nele são referidas. Como não podia deixar de ser, a Câmara Municipal de Alandroal associou-se à iniciativa e convida toda a população a estar presente na Junta de Freguesia de Juromenha, no próximo dia 4 de Outubro para, em conjunto, recordar momentos que fazem parte da história do nosso concelho e da nossa população.

Fonte: Gab. Imprensa C.M.A.

16 comentários:

Anônimo disse...

ENTÃO ESTE NÃO ERA O TAL FORTE QUE IA VIRAR UMA POUSADA DE LUXO???????????
AFINAL VIROU CINEMA, TANTA PROMESSA, TANTA MUDANÇA E NÃO SE VÊ NADA, QUE IAM CONSEGUIR VIABILIZAR O PROJECTO E QUE ESTE SÓ NÃO TINHA ARRANCADO POR CULPA DO ANTIGO PRESIDENTE, SÓ MENTIRAS, A DITA ALCUNHA ATÉ QUE É CERTA.

Anônimo disse...

Rosinha, isto não tem nada a ver com a notícia em cima mas queria que soubesses que a imagem da Nossa Senhora da Conceição padroeira do alandroal, foi retirada da igreja e guardada na sácristia, acho que devemos ficar indignados e mostrar o nosso descontentamento de toda a maneira que podermos!Tu podes ajudar e colocar a imagem e pedires para as pessoas que não concordarem se manifestarem de algum modo, com abaixo assinado ou através da Alandrolandia, obrigado.

Anônimo disse...

De facto e se pensarmos bem a única culpa só deve ser atribuída ao anterior presidente, reparem bem no estado em que deixou as finanças do nosso concelho, agora só é possível chegar até onde os euros que restam permitirem!!

Anônimo disse...

Juromenho vai virar 0,e o Alandroal =
PODEM COMEÇAR A APOSTAR

Anônimo disse...

o alandroal é zero não tem e nunca vai ter enquanto as suas gentes pensarem como pensam!

Anônimo disse...

Acho que a imagem da Padroeira está na sacristia há espera que haja voluntarios para a colocar no altar se assim for verdade alguem que responda a confirmar.É que alguns só vêm as coisas para beneficio próprio.

Anônimo disse...

De facto e se pensarmos bem a única culpa só deve ser atribuída ao anterior presidente, reparem bem no estado em que deixou as finanças do nosso concelho, agora só é possível chegar até onde os euros que restam permitirem!!
03/10/2011 19:51:00

Ora esta, então o antigo Presidente também tem culpa que a empresa que vinha investir no tal Hotel ou Pousada tenham arrepiado caminho, embora este actual Presidente tenha dado como garantido e certo o tal investimento a ponto de fazer do assunto bandeira de campanha do MUDA.

Estes prometem e não conseguem cumprir e o outro é culpado disso, quem vinha cá meter o dinheiro era a dita empresa, o que é que a divida que temos tem a ver com o assunto.

Quando se vem perdidos e sem argumentação a culpa é do outro, infelizmente não tem mais nada de valido para dizerem, tenham vergonha e não sejam incompetentes e pantomineiros.

Anônimo disse...

Contudo, querem dizer ao povo, que o antigo Presidente é que tem que resolver tudo porque o Presidente actual não consegue resolver!

Anônimo disse...

As mesmas pessoas que a tiraram do altar ja não foram capazes de a voltar a colocar no mesmo sítio? E porque é que na missa não pedem ajuda? não precisaram de ajuda para colocar lá a outra imagem.Não se pode andar a brincar com coisas sérias!!!

Anônimo disse...

"o alandroal é zero não tem e nunca vai ter enquanto as suas gentes pensarem como pensam!"
também eu comento por aqui anonimamente. não tenho por isso interesse em saber de quem é o comentário que destaco. mas não posso deixar de passar sem o comentar. porque ele é de uma generalidade ofensiva que me perturba e violenta a dignidade de cidadão de este ou de qualquer outro local. defendo então aqui as gentes do alandroal.
reformalizo então:
" o alandroal não é zero. o alandroal é um território com um imenso potencial que poderá vir a ser grande se permitirem e derem oportunidades às suas gentes de utilizarem todo o seu saber individual e colectivo para o tornar melhor"

Anônimo disse...

" o alandroal não é zero. o alandroal é um território com um imenso potencial que poderá vir a ser grande se permitirem e derem oportunidades às suas gentes de utilizarem todo o seu saber individual e colectivo para o tornar melhor"
04/10/2011 23:48:00

Tem toda a razão, o problema é a castração que estes pseudo políticos tem feito e continuam a fazer ao nosso Concelho.
Nunca há o bom senso de aproveitar o trabalho bom e dar continuidade e mudar sim o que não funciona, o antigo Presidente quando para lá foi acabou com tudo o que se tinha feito, o bom e o mau, e este actual Presidente fez a mesma coisa, só não acabou com as poucas coisas em que não podia.
Assim não vamos a lado nenhum, quando se põe de lado gente competente para serem substituídos por gente incompetente só por questões pessoais e de baixa politica, está tudo estragado, está tudo errado.

É o País que temos, são os governantes que temos, e por isso estamos como estamos, na mmmmmmm.

PASTOR REFORMADO

Anônimo disse...

Concordo perfeitamente.

O problema é que não oportunidade às pessoas. Está sempre tudo bem concentrado numa ou duas pessoas.

Anônimo disse...

O povo do Alandroal tem direito a saber a verdade e já é hora do actual presidente começar a falar. Afinal o outro é arguido e mais arguido, e ele? diga aos alandroalenses o que se passa com o TAF de Beja.

Anônimo disse...

Arre!! Que fartura destes blogues! Vira a pagina e é sempre a mesma conversa, já dão agonia. Não há um comentário de jeito sobre que assunto for, é só presidente e ex presidente, este ou o outro, que grande chatice! Passem adiante bolas, que o que for soará e depois então logo se comenta!

Anônimo disse...

Este acusou o toque, já não dá jeito as conversas do arguido agora este tambem o é, vamos lá a ver qual será condenado e culpado.
virou-se o feitiço contra o feitiçeiro...

Anônimo disse...

ao comentador de 05/10/2011 22:17:00 tem toda a razão com o ARRE mas já não com a fartura destes blogues. não são os blogues (ainda bem que existem graças a deus) porque assim sempre vamos sabendo alguma coisinha. entre ditos e desditos vamos podendo conhecer o que se passa e opinar. fazemo-lo anonimanente porque, infelizmente, os que aqui comentamos sentimos que, aquela coisa indispensável a uma boa democracia, a liberdade de experessão não é bem aceite pelos poderes instituídos locais e são os primeiros a julgar as nossas opiniões, também eles no anonimato. assim - fartura é da continuação do antes e do depois. antes era assim e depois e assim e ... ARRE
mas ... nada de nada.
não há poder politico, não há oposição, não há ... nada.