quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O NOVO CONSELHO CONSULTIVO DO MUNICÍPIO DE ALANDROAL

Conselho Consultivo, o que se me apraz dizer;

De facto até que nem estava para me manifestar, mas sendo que há aqui alguns comentários muito interessados no assunto, nomeadamente no que concerne à sua constituição, vou eu também dar a minha opinião.

Quanto à sua criação, nada a apontar, pois é um órgão consultivo que está previsto na lei autárquica, tal como o Conselho Consultivo da Juventude, Conselho Consultivo de Segurança... E em boa hora foi criado e teve a boa aceitação que teve, cerca de 50 cidadãos interessados em ajudar o Alandroal e isso é que interessa. Depois se uns nomes agradam mais a uns que a outros, isso é secundário, e como sempre é impossível as escolhas agradarem a todos. O que interessa é que alguém lhes reconheceu mérito, foram convidados, sabiam ao que iam e estiveram presentes.

Mas como disse acima, é impossível agradar a todos, e se os presentes não me merecem qualquer critica, já o mesmo não direi dos "ausentes"! A estes, os "ausentes" presto aqui o mais meu veementemente desagrado.

E os "ausentes" são todos os antigos presidentes de câmara e antigos presidentes da assembleia municipal, que independentemente de estarem ainda na politica activa ou não, deviam ter sido convidados e tinham o dever moral de aceitar!

Os outros "ausentes" e tendo como testemunho a fotografia, são os jovens, direi melhor, homens e mulheres com menos de 40 anos, aquela geração que já cresceu a saber quem foi Steve Jobs e que está mais aberta a projectos com dinâmicas diferentes. Não que a sua valia seja maior, pelo contrário, para o que se trata, encontro mais valia nas gerações acima dos 40, mas os jovens que falo aportam outro tipo de conhecimento. Dir-me-ão alguns, para isso está o Conselho Municipal de Juventude, direi eu, não, isso é diferente!

Para terminar, devem ter reparado que sempre mencionei a palavra ausente entre comas, porque me falta saber se essa ausência foi voluntária ou forçada por falta de convite do Presidente da Câmara, a ser a ultima opção, então o meu desagrado inicial já não é para os "ausentes", mas sim para o novel Presidente do Conselho Consultivo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem dito senhor Rozinha. Salta à vista de todos, a ausência de gente mais jovem (não significa muito jovem de idade) e de pessoas ligadas a outras "correntes".

Deixo só uma questão: será que "figuras" ligadas ao anterior presidente nenhuma tem competência par estar neste conselho?

É de louvar a criação do conselho, mas é de lamentar a forma como foi constituido, ou seja a convite directo do presidente da câmara.

Varandas disse...

Aos 4 comentadores desta tarde que aguardam a entrada dos seus comentários,

Lamento muito, mas não vão poder entrar, depois a quem é que os visados podem responder? É a tal situação, não se identifica não tem direito ao contraditório pessoal!

Rosinha.

Anônimo disse...

...quanto á sua criação nada há a apontar...

HÁ. A criação dos Conselhos Consultivos da Juventude, da Educação, do Desporto, etc.,etc. está consignada na jurisprudência sobre o PODER LOCAL.

A criação de um Conselho Consultivo de Presidente de Câmara...NÃO.

Vale a pena consultar a legislação sobre a matéria.

PÔNCIO PILATOS

Anônimo disse...

politica a parte, parabens pela neve. ta muito giro

Anônimo disse...

conselho consultivo do concelho de alandroal será diferente de conselho consultivo do presidente da camara.
provavelemente, a existirem na legislação, terão enquadramentos legais distintos.

Anônimo disse...

Caro Rosinha, um bom Natal para ti e família e já agora para todos os bloguistas.
Em jeito de notícia e informação tenho que infelizmente informar que a tal prometida intervenção na estrada que serve o Campo de Tiro DE Santiago Maior assim como varias habitações particulares, ainda não foi feita.
Diz o Presidente da Junta que nada pode fazer pois não tem meios e que não compreende que com tanto sabre que o Município tem, não se mande por uma camada para alisar e tapar os muitos buracos e pedras.
Esperamos nós os utentes que o menino Jesus faça por aqui um milagre.
Um bem-haja a todos.

Anônimo disse...

Rosinha, há aqui uma forma de filtrar os comentários que nunca consegui entender, uns não entram e bem a meu ver, porque depois os visados não têm a quem responder, no entanto há muitos outros que entram, e que são direccionados a pessoas, algumas até das mais importantes do concelho, chegam até a difamar essas pessoas e sem qualquer problema entram, a quem vão essas pessoas responder?

Anônimo disse...

NÃO EXISTE A FIGURA DO "CONSELHO CONSULTIVO DO PRESIDENTE DA CÂMARA" NA DOUTRINA JURISPRUDENTE NACIONAL.

Está consentida a de diversos conselhos consultivos, como por ex: A ESPECÍFICA do Estado, mas esta não.

Caramba?

JORGE MIRANDA