terça-feira, 19 de março de 2013

BARRAGEM DE ALQUEVA QUASE NO LIMITE

A albufeira da barragem do Alqueva está com 97% da capacidade máxima, mas não estão previstas descargas, pois a produção de energia permite controlar o enchimento.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, a albufeira do Alqueva, no rio Guadiana, armazena 4024.41 hectómetros cúbicos (hm3) de água e está à cota 151.80 metros.

Ou seja, a albufeira do Alqueva está com 97% da capacidade máxima e terá que reter mais 125.59 hm3 de água, mais do que a capacidade total da albufeira do Roxo, que é 96,3 hm3, para atingir o pleno armazenamento de 4.150 hm3, à cota de 152 metros.

Actualmente, "não estão previstas descargas controladas", porque as duas centrais hidroeléctricas do Alqueva em produção estão a debitar cerca de 800 metros cúbicos de água por segundo, "valor que permite controlar o enchimento da albufeira, mantendo um equilíbrio com as afluências", explicou à agência Lusa fonte da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Por isso, a barragem de Pedrógão, situada a jusante, está a descarregar, debitando o caudal proveniente de Alqueva, numa operação já comunicada aos serviços de Protecção Civil, indicou a fonte.

A albufeira do Alqueva é o maior lago artificial da Europa e tem uma área inundável de 250 quilómetros quadrados e cerca de 1.100 quilómetros de margens.

Fonte: Correio do Alentejo.

2 comentários:

Carlos Damas disse...

A maior riqueza do Alto Alentejo!!!

Anônimo disse...

"A maior riqueza do Alto Alentejo!!!"

É, a maior riqueza do Alto Alentejo para os espanhóis.