quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vila de Terena Volta a Receber Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa-Nova de 5 a 9 de Abril

A vila de Terena, no concelho de Alandroal, está prestes a receber mais uma edição da mais importante romaria cristã do concelho e uma das mais antigas do país, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, que este ano se realiza entre os dias 5 e 9 de Abril. 

Como não podia deixar de ser, a componente religiosa estará em grande evidência nestas celebrações, cujo início será marcado por uma salva de morteiros e pelo repicar dos sinos, no dia 5 de Abril, pelas 19:00 horas. O ponto alto das celebrações religiosas tem lugar no dia 7 de Abril, com a realização da tradicional procissão que levará a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova do seu Santuário até à Igreja Matriz de Terena, e que se realiza ao por do sol. A procissão é depois seguida de uma missa e de um espectáculo de fogo-de-artifício.  

Além dos aspectos de carácter mais religioso, a festa da Boa Nova conta ainda com muita animação musical em todas as noites. “Oasis Trio”, “Diana”, “Hangar7”, são alguns dos grupos que vão animar as noites em Terena. Também a Banda do Centro Cultural de Alandroal marcará presença nestas festividades, com um concerto e uma arruada, no dia 8 de Abril, segunda-feira.

O desporto também vai merecer um lugar de destaque nestas festividades, com a realização de jogos de futebol no campo José Vitorino, no dia 6, sábado. O destaque em termos desportivos vai para a IV edição do passeio de bicicletas que liga o Seixal a Terena, e cuja chegada ao recinto do santuário está prevista para as 16:00 horas de sábado.  

O Município de Alandroal vai marcar presença nestas importantes festividades com um espaço dedicado à divulgação de toda a actividade municipal e, pela primeira vez, com um espaço de acolhimento para os peregrinos que se deslocam a Terena por estes dias, onde lhes será prestada toda a assistência que possam precisar. Neste espaço, será apresentado no dia 7 de Abril, pelas 11:00 horas, o programa das comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos de Juromenha, Alandroal e Terena, que agora se iniciam.  

Com tudo isto, não vão faltar os motivos de interesse para que passe pela histórica vila de Terena durante estes dias. Aproveite ainda para visitar o concelho de Alandroal e o seu património arquitectónico, arqueológico e cultural. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal 


10 comentários:

Anônimo disse...

Quer isso dizer que no Alandroal não há sitio para lançar o programa dos forais???Qual será o mais importante?Não será o da sede de COncelho ou já ninguem sabe o que isso é?Assim não!!!!Não fosse ele ano de eleições e talvez as coisas rodassem de outra maneira, vamos lembrar-nos destes e outros desrespeitos no momento (ou não de )votar-mos MUDA...

Anônimo disse...

Ou sim... voto Muda e concordo que o lançamento do programa dos forais seja na bonita vila de Terena, comcelho de Alandroal.

Anônimo disse...

Estas iniciativas programadas para as Festas de N. S. da Boanova são, de entre outras anteriores (não esqueçamos), das MAIS DESCARADAS campanhas eleitorais organizadas á custa dos dinheiros públicos e da Autarquia que é de todos nós e para a qual todos estamos SACRIFICADAMENTE contribuindo.

Reflexo já de futuros breves "Angustiantes?"

Cuidado...o POVO não dorme e, por estes e outros dispendiosismos, está a PAGAR CARO.

Assim não Sr. Presidente...DESILUDIU-ME.

Anônimo disse...

O sr Grilo está a tentar agradar só a uma certa elite
vamos ver por fim no que vai dar
as elites não elegem ninguem
não tem votos que cheguem para nada

Anônimo disse...

Os forais não são elite, os forais fazem parte do nosso legado histórico. Porra que chateia tanta ignorância!

4ª classe

Anônimo disse...

Caro anónimo de 06/04/2013 16:02:00: se ler com atenção o Programa das Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos, pode verificar...

"A Câmara Municipal de Alandroal convida toda a população a participar na apresentação desse trabalho.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal"

Anônimo disse...

Pois é verdade, o Programa das Comemorações é para toda a população e de toda a população, mas ( e há sempre um mas) não fosse ano de eleições, não houvesse já um candidato declarado do PS e sendo de Terena , veriamos se essas Comemorações não iriam ser organizadas em Santiago Maior e pelas Festas da Santa Cruz.É o meu feeling!
Assim aproveita-se que é tempo de festa e vamos lá...! No entanto ao longo do ano não nos lembramos de Terena!E dirão que "preso por ter cão e por não ter" mas não meus amigos, o que se passa é que estamos todos já cansados de ser usados conforme lhes apraz a cada um! Ninguém gosta do poder, mas assim que lá se apanham nenhum o quer largar e o VALE TUDO impera!

Anônimo disse...

Já agora, poderá o comentador dizer-nos o que tem feito por essa bonita vila de Terena o presidente da junta de freguesia e candidato pelo ps às autárquicas de 2013?

O feeling é muito abstrato...

Anônimo disse...

"o que tem feito por essa bonita vila de Terena o presidente da junta de freguesia"?

Boa pergunta mas de difícil resposta!
Pensei sobre isso exaustivamente e não encontrei nada.
NADA será a resposta correta.
Bem mas como poderia ter feito alguma coisa por Terena se o homem é funcionário da Câmara?
O que faz na Câmara não sei...

Anônimo disse...

Pergunte ao ex-presidente que foi quem o apadrinhou, esse deve saber bem o que ele fez, ou não fez. Se quiser evitar essa maçada, é só ver os bons exemplos do padrinho....