quarta-feira, 25 de junho de 2008

AUTARQUIAS DA ZONA DOS MÁRMORES, PREPARAM CANDIDATURA AO PROVERE

Câmara Municipal de Alandroal, em parceria com as restantes autarquias da Zona dos Mármores, Borba, Vila Viçosa, Estremoz e Sousel, estão a preparar uma candidatura ao PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos. Neste sentido, realizou-se no passado dia 11, no Município de Borba, uma primeira reunião de trabalho com a presença das cinco autarquias, com vista a estabelecer as bases do processo de concertação.

O PROVERE assume como principal objectivo a geração de iniciativas / acções / projectos orientados para fomentar e incrementar a competitividade dos territórios de baixa densidade, mediante o acréscimo de valor económico de determinados recursos endógenos, preferencialmente únicos e determinantes para a base económica do território-alvo, como é o caso do mármore no território destes cinco concelhos.

Em termos de recurso de subsolo, esta zona é uma das regiões com maior riqueza do país, constituindo o sector uma grande relevância na economia do Alentejo, especialmente na área dos municípios atrás referidos. Na reunião de trabalho realizada concluiu-se que o recurso endógeno a privilegiar será o mármore, estendendo-se o território-alvo a todo o Anticlinal de Estremoz, desde Alandroal até Sousel.

Com esta candidatura os parceiros pretendem apostar na inovação e na excelência, distinguindo-se positivamente de experiências anteriores, sendo para isso fundamental atrair para o processo os principais interlocutores com efectivo conhecimento do recurso e do território em causa.

Ontem, numa segunda reunião, além das cinco autarquias, também já estiveram presentes para integrar a parceria empresários, CEVALOR, ASSIMAGRA, INETI/IGM, estando ainda aberta a possibilidade de integrar a mesma outras instituições e empresários. Nesta reunião, voltaram a ser evidenciadas as mais valias da apresentação da candidatura PROVERE, foram avaliadas experiências anteriores e definida uma visão estratégica para o PROVERE dos mármores. Numa reflexão conjunta foram identificados os principais problemas associados ao mármore e ao território-alvo e potenciais oportunidades a explorar mediante o recurso ao PROVERE, debateu-se uma visão estratégica para a valorização do Mármore e do território dos mármores e fez-se uma primeira aproximação aos projectos.

Após a reflexão levada a cabo na última reunião, com o apoio do CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, será construída a candidatura ao PROVERE. Depois da validação da candidatura será realizada a sessão de assinatura do Protocolo de parceria por todos os membros associados, que terá lugar no dia 9 de Julho, e será entregue na CCDRA até ao dia 11 do mesmo mês.

Nenhum comentário: