segunda-feira, 16 de junho de 2008

PTE, TAMBÉM VAI CHEGAR AO ALANDROAL


Tecnologia: Sócrates quer escola pública na linha da frente

O primeiro-ministro, José Sócrates, traçou hoje o objectivo de colocar a escola pública portuguesa na «linha da frente» tecnológica, já com resultados a partir do próximo ano, graças a um investimento global de 400 milhões de euros.

«No desenvolvimento tecnológico de Portugal, a escola ficou sempre um pouco para trás e só se desenvolveu mais tarde. Pois eu quero, com este Plano Tecnológico da Educação (PTE), que a escola pública em Portugal esteja na linha da frente do desenvolvimento tecnológico», assegurou.

O primeiro-ministro falava, em Évora, na Escola Secundária André de Gouveia, com mais de 600 alunos e que é um dos estabelecimentos de ensino nacionais com projectos-piloto no âmbito do PTE.

Depois de verificar a concretização de vários desses projectos, como a utilização de mapas digitais num quadro interactivo, numa aula de geografia, José Sócrates apontou a André de Gouveia como um exemplo do que o Governo pretende, para as 1.200 escolas do país, na área das novas tecnologias da informação e comunicação.

CONSTRUÇÃO DA NOVA ESCOLA DO ALANDROAL
A nova escola do Alandroal, que está a ser construida no mesmo local da anterior ( Tapada da Alfarrubeira ), já está num estado adiantado da construção, mas não há garantias que esteja em funcionamento no próximo ano lectivo.

Pelo que também não se espera que os alunos tenham acesso a estas novas tecnologias logo no inicio do ano lectivo. Mas a demora já não será longa.

Escola nova + novos equipamentos = novas oportunidades.

Mas, com o mesmo entusiasmo que me congratulo com a construção de uma nova e moderna escola, também me entristece e ganho alguma nostalgia com o desmoronamento da antiga, pois fui para ali estreá-la em 1981 ( novinha ).

Estive lá três anos, do 7º ao 9º, que foram dos melhores da minha vida. Muitos colegas, amigos que ainda perduram, professores espectaculares e muitas auxiliares "p'rá frentex".

Xiiiii...., do que eu me fui lembrar, na altura chamavam-se Contínuos, gente espectacular: O Francisco "Espeta Figos", "Cabé", Dª Lucília, Dª Vicência, Dª Antónia, "Carcaça" ou então que dizer das principais responsáveis pelo meu excesso de peso! Lena e Emerenciana eram uma máquina na cozinha e na animação.

Enfim, bons tempos com notas razoáveis e não boas por culpa própria, mas sentia-me "dono" da escola, era respeitado e acarinhado por ser ordeiro quanto baste. Verdade! com algumas "nuances" pelo meio, mas sempre respeitador.

Um comentário:

Anônimo disse...

ó tempo volta para tráz....

bela nostalgia que o varandas me veio recordar, também eu passei belos tempos naquela ja em meia idade escola, meia idade sim porque so a frequentei nos 90, dez anos mais tarde do que este estreante.
na minha altura também se chamavam continuos, e por estranho que pareça eram os mesmos que referis-te no texto.

foi com alguma tristeza que vi o estado da minha escola, quando um dia "dei a ultima volta" ao bloco de aulas e constatei o avançado estado de degradação em que se encontrava, os quadrados em que, jogava, á bola e que tantos sapatos me destruiu, os pequenos quadrados que usavamos para jogar ao "bilas", completamente vazios, frutos dos novos tempos com novas tendençias.

é com muita pena que vejo esta escola desapareçer, mas é necessario dar novas e melhores condições aos estudantes deste conselho, pois são eles o futuro do nosso Alandroal.