quarta-feira, 4 de junho de 2008

CONTINUA A RECOLHA DE CARPAS


Cerca de "seis toneladas de peixe morto já foram retiradas das margens da Barragem de Lucefecit", no concelho do Alandroal, no distrito de Évora, disse hoje à Lusa fonte da câmara municipal.

A única espécie de "peixe morto é a Carpa e começou a aparecer na tarde de terça-feira passada", tendo a Câmara Municipal do Alandroal enviado para o local "máquinas para a sua remoção", disse à Lusa o vereador do Ambiente da autarquia, Joaquim Galhardas.

As brigadas do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR estão no local a recolher os peixes e já efectuaram análises, quer aos animais mortos quer às águas, que não registaram "presença de químicos ou intoxicação", afirmou o comandante da GNR.

A Câmara Municipal do Alandroal também recolheu carpas mortas e amostras de água, já enviadas para laboratório na quinta-feira passada, aguardando a qualquer momento os resultados, explicou o vereador.

As autoridades estão inclinadas a atribuir a elevada mortandade das carpas, que estão em altura de desova, à "baixa temperatura que a água regista", facto este que é anómalo para esta altura do ano, explicou fonte do SEPNA.

O vereador afirmou que os "animais mortos estão a ser enterrados nos terrenos limítrofes", com a autorização dos proprietários, para evitar "o apodrecimento do peixe nas águas".

O responsável pelo Ambiente do concelho do Alandroal tem no local duas retro-escavadoras, e prevê que quarta-feira entre em operações mais uma máquina pesada.

A infra-estrutura é utilizada para retenção de águas para rega e a entidade responsável é a Associação de Beneficiários do Lucefecit, que a Lusa tentou contactar mas sem qualquer resposta da organização até ao momento.

Na barragem são permitidas a pesca, fonte importante de receitas em termos turísticos para o concelho conforme disse o responsável do Ambiente da autarquia, e actividades de lazer como a vela, o windsurf e o ski.

Veja aqui o vídeo RTP rtp.pt/noticias

Um comentário:

Anônimo disse...

fazia-se ká ski