Ainda ontem falei na nova escola do Alandroal e na "velha" escola, que ainda está a funcionar nos mesmos terrenos, onde está a ser edificada aquela que a vai substituir.
Mas no nosso Concelho, já houve muitas outras escolas. Umas fecharam há um ano, outras há cinco anos e outras há já mais de trinta.
Não que eu esteja contra esta nova reestruturação do ensino, que engloba várias escolas de várias localidades em Agrupamentos Verticais. Penso que assim até seja melhor para os alunos, pois todos estarão em circunstâncias muito idênticas.
Mas ao mesmo tempo "dá pena", ver tantas escolas abandonadas à sua sorte. Escolas com muitas histórias para contar, onde passaram muitos dos ilustres da nossa terra.
Eram edifícios cheios de "vida", que nem mesmo a sua "morte" os conseguiu fazer desaparecer das nossas planícies. Vazios é certo, mas continuam todos hirtos.
Malhada Alta, a mais pequena localidade do Concelho do Alandroal.
Dª Caetana, a "guardiã" da Aldeia, frequentou a escola da sua aldeia, vai para sessenta anos.
Frontaria e pátio da escola, mesmo com tantos anos de inactividade, parece limpa e de cara lavada.
As velhas carteiras, que continuam amontoadas desde o já longincúo ultimo dia de aulas. Já agora, o amigo que me facultou as fotos, tinha curiosidade em saber que era o ilustre do retrato postado na parede da sala de aulas. ( Canto superior esquerdo ).
O dístico ESCOLA, continua lá. Indiferente aos anos, intempéries e abandono, para testemunhar àqueles mais novos como eu, que ali também se aprendeu Camões e muitos outros.
Já agora, aceitam-se histórias e curiosidades sobre esta e outras escolas do Concelho do Alandroal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário