quarta-feira, 25 de junho de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR - ALANDROAL E A NOVA CORRENTE ARQUITECTÓNICA

Mais um novo edifício, este o da nova biblioteca Municipal. Tem levado algum tempo a edificar é certo, mas já falta pouco para ficar concluído.

Mas o que me leva a falar na nova biblioteca, não é a biblioteca em si, mas o edifício da mesma.
Quando ali me desloquei, não ia para tirar fotografias à nova biblioteca, mas sim à velha Escola Primária de que também falarei oportunamente . Mas como o novo edifício da biblioteca, está a ser construído nos antigos recreios da antiga escola primária, algo me chamou logo a atenção!

A arquitectura, ou se quiseram a traça do edifício; Linhas rectas, muita pedra, cobertura sem “telhado”, muita entrada de luz natural e entradas amplas.

Em tudo muito parecido com outras obras construídas recentemente no Alandroal, o Fórum, a ampliação dos Paços do Concelho, Arquizes ou até mesmo a Rotunda do Centro de saúde, onde predominam as paredes de pedra em detrimento da tradicional cal branca e rodapés coloridos e telhas nas coberturas.

Não que eu esteja contra, pelo contrário, até sou contra o tradicionalismo exacerbado. Pois se sou a favor que se preserve a traça dos edifícios emblemáticos e centros históricos, também sou a favor que se inove nas construções recentes.

Para que não se chegue ao cumulo, de tanto se preservar o “tradicional”, se passem duzentos anos e estejamos a fazer casas iguais ás do principio do século XX.

O progresso obriga a que se inove de uma forma sustentada e parece-me que é o que se está a tentar fazer. Se calhar não ao gosto de todos, mas isso é sempre discutível e trivial.

O que importa, é que desde o principio do Século XXI, está a nascer uma nova corrente arquitectónica no Concelho do Alandroal.

Eu não percebo nada de arquitectura, por isso peço aos meus leitores que observem bem os edifícios em questão e arrisquem um nome, para esta nova linha de construção.

Como lhe iremos chamar, como irá ficar conhecida?

10 comentários:

Anônimo disse...

Esperemos que essa nova corrente tenha em conta o problema das acessibilidades para pessoas com deficiências motoras é que algumas novas construções "esqueceram-se"caso do forum e piscinas .Tenho dito
Claré Jr.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O comentário anterior, foi excluido por ser ofensivo e estar escondido sobre o anonimato.

por favor!!!!! Há tantas maneiras de defender-mos e debater-mos as nossas ideias sem recorrer-mos à ofensa.

Anônimo disse...

E o ambiente pergunto eu? trata-se de um edifício energeticamente eficiente? orientação,isolamento térmicos, luz natural, outras medidas ecoeficientes? não basta construir. é preciso ver os custos de UTILIZAÇAO. Fernando Motitaal

Anônimo disse...

Matei saudades da minha terra irma. A Biblioteca é uma obra de Arte e de saber

Orlando Sanches

Anônimo disse...

Em relação á "nova" bibliotecta do Alandroal, tenho a dizer que já fazia falta um nova. Com isto não estou a dizer que apercio favoravelmente ou não o "novo" edificio que esta a ser construido nos antigos recreios da escola primaria.
Em relação ao novo edificio tenho a dizer que talvez no local onde esta inserido, não seria esta a minha proposta, devido á envolvente, este tipo de edificio com as "linhas rectas, muita pedra, cobertura (PLANA), muitas entradas de luz e entradas amplas", talvez não seja a solução ideal, sendo esta a minha opinião.
Eu também sou a favor de mais arquitectura comtenporânia, mas nos locais ideais, temos um belo exemplo na nova aldeia da luz em que foi construida toda uma aldeia nova em estilo antigo, e ao lado um museu que esta na vanguarda da arquitectura dos nossos dias.
Em relação á frase "tradicionalismo exacerbado", isso tem um nome que é obscurantismo, e é uma coisa muito praticada por todo o pais na construção das "vivendas" ou "moradias" isoladas. Não que seja má arquitectura mas é apenas mais do mesmo.Está na altura de mudar mentalidades.
Fico contente pelo autor do Alandrolandia se proculpar com o estado da arquitectura no nosso concelho, desta forma podemos dar as nossas opinioes e trocar ideias.

Anônimo disse...

O arquitectoa)que desenhou este edificio deve de pensar que está em Lisboa ou outra cidade de portugal que não Alentejana. E o Presidente da camara tambem!

Mas que raio de "mamarracho" é este!

Que coisa tão feia.

Quando os governantes não dão o exemplo no que constroiem, como o podem exigir ao povo!

É assim que querem atrair turismo. De edificios como este estão os turistas fartos. O que eles gostam de ver são coisa tipicas da terra.

Os governantes do Alandroal ponham os olhos em Monsaraz ou na Aldeia da Luz!

Progresso não é sinonimo de bandalheira!

Carla Martins

Anônimo disse...

"O comentário anterior, foi excluido por ser ofensivo e estar escondido sobre o anonimato.

por favor!!!!! Há tantas maneiras de defender-mos e debater-mos as nossas ideias sem recorrer-mos à ofensa"

Como pode alguém administrar um blog, postar sobre matérias tão ambivalentes como a arquitectura e dar tantos erros, mais do que um puto da 4ª classe? Pode alguém assim pretender nomear a nova corrente arquitectónica em voga no Alandroal?

Por favor, tenham dó.

Anônimo disse...

Pois é.
Primeiro que tudo as minhas desculpas pelos dois erros cometidos. Penso que se está a referir ao "debatermos" e "recorrermos".

Por vezes acontece haver estas falhas, ou pela pressa, falta de atenção ou mesmo por falta de conhecimento, porque eu tenho a consciência que não sei tudo.

Mas não é isso que me impede de dar a conhecer aquilo que chega ao meu conhecimento, sobre o que se passa no Concelho do Alandroal, ou
assuntos que possam interessar aos Alandroalenses.

Quanto ao seu comentário, tenho de admitir que é verdadeiro no assunto que focou, mas seria muito mais válido se tem feito a correcção.

Mas não, entrou no "velho espírito do bota abaixo". Disso não precisa o Blogue, o Alandroal, Portugal ou até mesmo o Mundo...

Destruir é tão fácil! Construir é muito mais difícil e não está ao alcance de todos. Espero que se mude para a segunda opção.

Fique bem. Varandas

Anônimo disse...

Em relação ao assunto aqui debatido é muito simples:

- acho que é mais importante a qualidade e bem estar que os edificios oferecem do que a sua estética!

- os arquitectos que projectaram estes edificios, das duas uma, ou são escandinavos ou são uns animais com as orelhas bem grandes!

Só não vê quem não tem o minimo de inteligência