sábado, 28 de junho de 2008

C.R.JUROMENHA/A.I.R.GUADIANA NA MADEIRA


Teve lugar entre 19 e 23 de Junho, na Ilha da Madeira, o IX European Golden Oldies Rugby Festival, onde o nosso Clube foi um dos 43 participantes, provenientes de vários países da Europa, e um convidado de fora do Velho Continente, precisamente de Buenos Aires, Argentina.

Este Torneio,organizado ao pormenor pelo C.D.U.P., grande referência do Rugby de Veteranos em Portugal, permitiu a possibilidade de convivência entre clubes de países tão diferentes, como Rússia, Lituânia, País de Gales ou Israel, e fortaleceu enormemente o movimento dos Veteranos no nosso país,que se fez representar por 14 equipas, onde o nosso Clube já detém uma importante posição.

No primeiro dia do Festival, houve uma recepção no magnífico espaço da Quinta da Magnólia, onde , entre o rever de alguns velhos amigos, se estabeleceram os primeiros contactos com algumas equipas estrangeiras. Foi aí que assistimos ao jogo de má memória, Portugal-Alemanha, para os quartos de final do Europeu de Futebol, onde os elementos das equipas alemãs presentes fizeram a sua festa, mas dentro do espírito de fair play que caracterizou todo o Festival.

O primeiro dia de jogos foi dia 20, 6ª.feira, tendo o nosso Clube efectuado os seus encontros no magnífico campo de jogos da Ribeira Brava , num cenário fantástico, correspondendo , muito provavelmente, ao melhor local onde a maioria dos presentes, alguma vez disputou um jogo de Rugby,como foi, aliás, o meu caso pessoal.No primeiro encontro, disputado no campo secundário, de relvado sintético, defrontámos a equipa israelita, Elders of Zion, que vencemos com naturalidade, tendo obtido 5 ensaios e sofrido um.

O 2º. encontro, realizado no campo principal, foi um jogo espectacular, fazendo jus à magnificência do local onde foi disputado; defrontámos o Belenenses, onde pontificam grandes jogadores e grandes amigos do Clube de Rugby de Juromenha, o António da Cunha, Balula, grande referência do Rugby nacional , e o João Zuquete, o Fintas, presença habitual na nossa equipa e muitos outros óptimos jogadores. Por tudo isto, o jogo foi intensamente disputado, sendo considerado, pelo grande número de assistentes, como um dos melhores do Torneio. O resultado não poderia ter sido senão um justo empate. O terceiro tempo, junto ao campo, foi muito prolongado, pois ninguém parecia querer abandonar tão magnífico cenário...

O jantar desse dia foi no Restaurante " Fora d´Horas", do meu amigo Jaime Cruz, e serviu para terminar em beleza ,um dia memorável. No jantar acompanharam-nos os nossos amigos do R.C.Bairrada, conforme tinha sido agendado, no excelente Torneio por eles realizado, no anterior fim de semana.

O sábado serviu para fazer algum turismo e para retemperar algumas energias para o dia seguinte.

No domingo deslocámo-nos até ao complexo desportivo do Marítimo, para aí disputarmos o 2º. dia de jogos. O 1º. foi com um misto do R.C.Leipzig, da Alemanha e do Y Gogs, do País de Gales, precisamente o Clube que irá organizar o próximo European Golden Oldies Rugby Festival, em 2010.

Foi um encontro sem grande história, em que a maior juventude da nossa equipa prevaleceu, tendo conseguido quase uma dezena de ensaios, sem resposta. No 2º. encontro, defrontámos o C.D.U.L.,o Clube com maior historial em Portugal, onde tivemos a possibilidade de defrontar muitos antigos internacionais. O jogo foi muito disputado, quase ao nível do encontro de 2 dias antes com o Belenenses, tendo a nossa equipa conseguido superiorizar-se por 2 ensaios sem resposta.

O jantar de encerramento , com todas as equipas presentes, realizou-se na Pontinha , onde , entre trocas de lembranças , se agendaram futuros encontros, pois o próximo E.G.O.R.F. é só em 2010...

Como apontamento final, referir que o Torneio foi um enorme sucesso, tendo o nosso Clube conseguido uma participação ,a todos níveis, social e desportivo, digna dos maiores encómios, só não excedendo expectativas pois, felizmente, são sempre bastante altas...

Em meu nome pessoal, o agradecimento a todos os que fizeram parte desta extraordinária digressão, que, pelo enorme sucesso alcançado, me deu forças acrescidas para começar a organizar a próxima. À Argentina?

Paulo Jaleco

Nenhum comentário: