quarta-feira, 30 de julho de 2008

ANTICONCEPCIONAIS NO CENTRO DE SAÚDE DO ALANDROAL


A quantidade e os critérios para a distribuição gratuita da pílula e de preservativos nos centros de saúde dependem da instituição onde ocorre, apesar da intenção das autoridades de fornecerem protecção para um ano

A Agência Lusa contactou vários centros de saúde de norte a sul de Portugal, onde encontrou uma grande disparidade de critérios para a atribuição gratuita de pílulas e preservativos.

No distrito de Évora, por exemplo, o centro de saúde do Alandroal também opta por distribuir pílulas para seis meses, enquanto o número de preservativos é «consoante o que é preciso», podendo ir dos 20 aos 90. No centro de saúde de Portimão, no distrito de Faro, a pílula é distribuída para meio ano e são entregues entre 30 a 36 preservativos.

Este cenário deverá em breve alterar-se, segundo anunciou recentemente à Lusa o Director-Geral da Saúde, Francisco George, segundo o qual os serviços de saúde públicos vão alargar a distribuição gratuita de pílulas e preservativos em quantidade para fazer contracepção até um ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem. Alguma coisa de bom neste país!!!