quinta-feira, 3 de julho de 2008

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS


A atleta do JS Alandroalense-Marujos, Teresa Carvalho participou no Campeonato Nacional de Senhoras que se realizou no passado fim-de-semana em Cavez, Cabeceiras de Basto, (pertinho do Gerez), mais concretamente no Rio Tâmega. E vão ler o relato escrito por ela, como decorreram os acontecimentos, desde os treinos até ás provas de Sábado e Domingo.

Numa prova feita no rio Tâmega com condições estremas de temperatura bem perto dos 40 graus, não foi fácil aguentar o decorrer das horas dos dias de Campeonato Nacional de Senhoras 2008, onde estivemos 11 pescadoras, tendo faltado duas senhoras.

Por influência do rio Bessa, que se junta ao Rio Tâmega muito perto da pista de pesca, a corrente nem sempre é regular o que torna (muitas vezes) a pesca num verdadeiro quebra cabeças com subidas e descidas do caudal bem como da velocidade das águas que imprime ao chegar ao local onde se encontra a pista.
VISTA PANORÂMICA DA PISTA DE PESCA DE CAVEZ

Tudo isto agravado pelas chuvas dos últimos 15 dias que fez com que a barragem a norte se encontre no seu limite máximo obrigando a que as válvulas de escape da mesma disparem sem pré-aviso.

Com dois dias de treinos intensos, manhã e tarde, passados a tentar perceber como é que os nossos queridos barbos queriam comer (embora eu já tenha algumas dezenas de horas à beirinha daquelas águas (buééééé delas) não foi nada fácil fazer com que eles comessem da forma como nós gostávamos e pretendiamos.

Com vários pescadores espalhados ao longo da pista, senhoras, esperanças, juniores e juvenis, bem como os respectivos acompanhantes, foi possível recriar um cenário bem próximo daquilo que iria ser os dias das provas.

Na 5ª feira, o rio tinha corrente mas não era nada que atrapalhasse a pesca pois é assim que os barbinhos gostam de comer. Na Sexta-Feira já as coisas se complicavam um “pouquito.mais”, com o caudal do rio a subir e a corrente a aumentar, o controlo da bóia começava a ser cada vez mais difícil conforme as horas iam passando ao longo do dia, tendo sido necessário corrigir o peso das bóias passando de gramagens 0,30 gr para 1,5 gr a 2,5 gr.,

Perspectivava-se que da parte da tarde de Sábado, a corrente iria trazer algumas dores de cabeça para se conseguir capturar os peixes.

Sábado a corrente era bastante forte e embora chegasse ao local onde estavam marcados os nossos pesqueiros (1º açude) e tendo-me saído o pesqueiro nº 4, tive que optar por uma engodagem de bolas de bichos colados com bastante pedra para manter a engodagem num limite controlado (+ - 8 mts).

A pescadora à minha esquerda optou por engodar com cânhamo e com a corrente que havia, acabou por prejudicar a entrada dos peixes no meu pesqueiro e também no dela.

O limite de iscos é de 2 Kgs cerca de 3 Lts de bichos, o que faz com que tenhamos que controlar bem para que não acabem ao fim de 1 hora.

No final lá saíram alguns góbios, bogas e barbos, tendo tido ferrados durante os dois dias de prova vários barbos de dimensões grandes, mas eles não quiseram sair da água para se mostrarem, pois partiram empates e até mesmo 4 montagens.

Domingo a situação já foi um pouco diferente e ao me ter saído a ponta de cima, com um pesqueiro com menor profundidade (cerca de 3mts) que o do dia anterior e com a corrente lenta, optei por uma pesca de meia água com bichos soltos e muito pouco asticot colado.

Quando os barbos começaram a atacar o isco foi tentar segura-los e mais uma vez não deu para os colocar a todos dentro da manga.

Classificação de Sábado – 28/06/2008
1ª – Fátima Ferreira da A.P. Reunidos, com 4,630 gr

2ª – Paula Simões do CAP Lisboa, com 3.180 gr.

3ª - Teresa Carvalho do JS Alandroalense – Marujos, com 2,680 gr
TERESA CARVALHO, CAPTURANDO UM BELO BARBO

11ª (ultima) - Flávia Gonçalves do CDR Passal, com 0,470 gr

Faltaram duas pescadoras, uma de Coimbra e outra de Mértola

Classificação de Domingo – 29/06/2008
1ª – Virgínia Ferreira do CD Benavente, com 9,070 gr

2ª – Fátima Ferreira da A.P. Reunidos, com 5,710 gr

3ª - Teresa Carvalho do JS Alandroalense – Marujos, com 4,900 gr

11ª (ultima) – Maria Lopes do CPC Casa Matias, com 0,420 gr

Faltaram duas pescadoras, uma de Coimbra e outra de Mértola

Classificação Geral
1ª – Fátima Ferreira da A.P. Reunidos, com 3 pontos

2ª – Virgínia Ferreira do CD Benavente, com 5 pontos

3ª - Teresa Carvalho do JS Alandroalense – Marujos, com 6 pontos

3ª - Paula Simões do CAP Lisboa, com 6 pontos

5ª – Branca Passos do CP Creixomil, com 11 pontos

6ª – Ana Carvalho do CR Calhabé, com 13 pontos

11ª – Mariana Cota do C Eborense, com 19 pontos

As duas pescadoras que faltaram as estas duas provas totalizam 28 pontos

Teresa Carvalho

3 comentários:

Barragem de Lucefecit disse...

Amiga Teresa, parabéns pelos resultados. Que bonito Barbo.
Gostei muito de ler este artigo.
A ver se para o ano lá estarei...
Beijinhos e obrigada.

Anônimo disse...

Parabéns Teresa, penso que em breve irei conhecer Cavez (já combinei com o Fernando), de qualquer das formas no arranque do vosso Campeonato conseguiste manter-te bem perto das principais opositoras...
Desejo-te uma boa continuação para as provas que faltam e espero que consigas atingir o que sempre desejaste.

Beijos e até breve
Miguel

Anônimo disse...

Parabéns pelo desempenho, embora tenha a certeza que com um pouco de mais calma, poderias ter menos dois pontos na classificação geral(um a menos, em cada dia de prova).
Como fizeram falta os Barbinhos, (possivelmente do tamanho do da foto ou ainda maiores) que desferraram e que partiram. Não foi??
Mais uma vez Parabéns e força para o Campeonato do Mundo na Hungria

Um beijo,
O "Mochileiro" Fernando