segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O QUE ESTÁ A MUDAR NO ALANDROAL?

O Presidente da Câmara do Alandroal, deu muito recentemente uma entrevista ao jornal Público, onde aponta as “linhas mestras”, para o futuro do Concelho do Alandroal.

Dando especial ênfase aos factores económicos, educativos, sociais, desportivos e saúde.

João Nabais sublinhou que já foram criadas ou estão em fase de construção as infra-estruturas básicas para que o Concelho possa dar o salto qualitativo para a modernidade, desenvolvimento e bem-estar.

O Autarca faz da localização do Alandroal e suas acessibilidades, situado no eixo Évora/Badajoz, uma das suas maiores valias.

Lembrando que o Concelho está servido por estradas relativamente boas, existindo apenas dois pontos negros, isto num Concelho de 540 Km2, que são a ponte do Alcaidinho e C.M. 1109 ( Ald. Ferreira/Águas Frias ), que se espera estejam solucionados em breve.

Conta também com a proximidade ( 15 km. ) da auto-estrada Lisboa-Madrid, do previsto traçado do TGV que passará no Alandroal com uma linha paralela para mercadorias, com entreposto de ligação à Zona dos Mármores aqui no Alandroal, ou da proximidade das estações do mesmo TGV de Évora ou Caia.

O novo aeroporto de Badajoz, também bastante perto ( 50 km ), é mais uma das acessibilidades com que o edil conta para uma das actividades que julga decisiva para o futuro desenvolvimento do Concelho, o turismo.

Num Concelho que considera “ Porta de entrada de Alqueva “, com quase 100 km de regolfo da mesma barragem, um empreendimento turístico em Juromenha, considerado e apresentado pelo 1º Ministro como um dos 11 projectos turísticos de excelência para o Alentejo. Projecto este que resulta de uma parceria pública-privada , entre a Autarquia e uma empresa privada do sector do turismo, possuindo a Autarquia 51% e o privado os restantes 49% da empresa a ser criada. Este projecto vai requalificar toda a antiga Fortaleza de Juromenha, tornando-a num espaço comercial, habitacional, laser e turístico obviamente.
Ainda em Juromenha e que representa o segundo ancoradouro de Alqueva, está já a ser construído um restaurante a que se vai associar uma marina, um posto de abastecimento e um espaço para turismo rural de alojamento.

Há mais dois projectos identificados com o futuro desenvolvimento económico e social da Concelho.

Uma pequena estância balnear em Águas Frias, na Aldeia do Rosário e o outro nas Azenhas D’el Rei, Freguesia de Capelins onde se localizará um porto de Alqueva com ancoradouro e restaurante, para o qual o Município já construiu infra-estrutura de acesso.

Ainda na vertente económica e caso o turismo não venha a ser aquilo que se espera para combater o desemprego, que é elevado comparativamente com os outros Concelhos do Distrito, o Presidente considera que a Industria tem aqui um papel fundamental.

É imperativo que se instalem empresas na Zona Industrial, pois os lotes existentes estão praticamente todos atribuídos e estamos no fim do QCA, a conjuntura económica não é favorável e os empresários acabaram por não investir no que compraram, violando as regras de aquisição de lotes.

A Autarquia até aqui tem condescendido, mas com o aparecimento de outros investidores e por força do regulamento da aquisição de lotes, a Câmara terá de contactar esses investidores para saber se querem ou não investir. Se a resposta for negativa os lotes terão que regressar á posse da Câmara, para que outros empresários os possam adquirir e ali investir.

Por outro lado, a Autarquia vai construir um Polo Industrial em Santiago Maior. Relativamente a esse existem 11 lotes, mas o objectivo é mais amplo e a questão só não é mais simples de ultrapassar por causa do atraso na revisão do P.D.M.


O sector da Educação tem sido uma das maiores apostas da Câmara, onde mais investiu sem saber se teria apoios governamentais.

E João Nabais considera que foi uma aposta ganha, pois conseguiu dotar o Concelho com dois Polos educativos, um no Alandroal, já em construção que irá albergar os alunos das Vilas de Terena, Juromenha e obviamente o Alandroal e ainda das Aldeias de Mina do Bugalho, Rosário e Hortinhas.

No outro Polo a construir em Santiago Maior, ficarão as crianças das Freguesias de Capelins e de Santiago Maior, que tem várias aldeias dispersas.
Futuro Polo Educativo de Santiago Maior

Tudo isto em articulação com o Ministério da Educação, cumprindo assim a carta educativa que visa desactivar as escolas antigas sem condições, ganhando assim os alunos em qualidade. Tanto mais que qualquer um dos polos vai ficar apetrechado com um pavilhão gimno-desportivo novo.
Num grande investimento, onde o estado vai comparticipar com 500 mil euros e a Câmara com o restante, que será muito mais do que isso.

No ensino pré-escolar, foi construída uma unidade em Santiago Maior e no Alandroal foi feito um investimento no antigo lavadouro municipal muito degradado e que foi requalificado para mais tarde ser ali implantado um Centro de Artes e Ofícios. Mas onde agora funciona de forma provisória a escola pré-primária.

Tudo isto primeiramente, num investimento só municipal, mas que mais tarde o Estado sensibilizado pela Autarquia acabou por apoiar.

No Plano da Saúde, o Presidente considera que estamos razoavelmente bem servidos. Mesmo com as dificuldade de ser um Concelho disperso e envelhecido e um só Centro de Saúde, não é difícil aos Alandroalenses conseguir uma consulta.

Seja no novo Centro de Saúde ou nos também recém-inaugurados postos médicos. Refira-se ainda que a Câmara, admite ter havido alguma celeuma com o poder Central, que chegou a propor o encerramento dos postos médicos e oferecendo em troca um Posto Médico Móvel. O que foi linearmente recusado, por achar não ser a melhor solução para os doentes do concelho.

Por ultimo e a pensar no bem estar das populações, foram e estão ser executados vários projectos no Campo Social e desportivo.

Desde o criar condições para a construção de habitação própria a preços controlados em todo o concelho, para fixar as pessoas. Ou a construção de um novo lar de Idosos em Terena e ampliação do lares "Cantinho Amigo” em Santiago Maior e da Santa Casa da Misericórdia no Alandroal. Isto para os mais idosos, para os mais novos já está em construção a nova creche “O Chaparrinho” que vai ter capacidade para mais 30 crianças.

A pensar também no bem estar das populações foram ainda requalificados vários espaços de laser.
Projecto para o Jardim das Meninas ( em construção )

No campo desportivo, além dos gimno-desportivos já falados, iniciaram-se também as obras para a construção do novo parque desportivo, que irá albergar o primeiro campo relvado do Concelho.
Parque desportivo do Alandroal

Nenhum comentário: