quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PESCA - CAMPEONATO DO MUNDO DE SENHORAS

Chegou ao fim em Solznoc, na Hungria o Campeonato do Mundo de Pesca de Rio, onde participou a atleta do J.S. Alandroalense-Marujos Teresa Carvalho, integrada na Selecção nacional. Pista de Solznok,na Hungria

Infelizmente os resultados obtidos não foram os pretendidos, nem os os alcançados em anos anteriores, mas as nossas atletas merecem aqui ser recordadas, porque já deram muitas alegrias a Portugal, pois eram as Vice-Campeãs em titulo.Equipa e Staff de Portugal (da esquerda para a direita: Virgínia Ferreira; Jorge Almeirim (Capitão); Paula Simões; Ana Carvalho; Branca Passos; Ana Rocha; Fernando Carvalho; Teresa Carvalho; António Simões.

O relato do que se passou no Campeonato do Mundo, vai ser feito por Fernando Carvalho acompanhante da Selecção e também ele atleta do JSA-Marujos:

ÚLTIMOS TREINOS

Depois dos primeiros treinos e das várias experiências efectuadas, constatámos que a pesca iria ser muito difícil, pois para além de as nossas atletas estarem a pescar espécies a que não estão habituadas, as quais requerem um tipo diferente de pesca (bremes, bremetes ou skimers, gardons e peixes gatos), mais técnica e mais precisa, onde era necessário uma grande concentração e devido ás pequenas dimensões dos peixes uma rapidez de execução que não é muito usual e habitual nas pescas que habitualmente elas fazem nos locais onde pescam.

Durante os treinos foram capturados poucos peixes de maiores dimensões, embora algumas das nossas seleccionadas tivessem ferrado peixe de maiores dimensões (amoure prateado ), mas que após a arrancada inicial, rapidamente partiam as montagens Partimos para o 1º dia de prova com a sensação que as pescas que tínhamos realizado nos treinos seriam insuficientes para realizarmos, no final, uma classificação condizente com o valor desta Selecção, mas ninguém estava desanimado, bem pelo contrário todas estavam determinadas e cientes que teriam de superar mais um prova difícil.

Afinámos mais uma vez o engodo e a terra que seria utilizada e o Capitão comunicou a estratégia que seria utilizada durante a prova onde iríamos confrontar com outros 15 países.

SÁBADO

Com o início do dia muito ventoso e com uma queda na temperatura que se tinha verificado durante a semana, pois de 40 graus passámos para 23, a pesca previa-se ainda mais complicada do que inicialmente se imaginava.

Não tivemos um sorteio muito benéfico pois todas as nossas pescadoras ficaram mais ou menos a meio dos vários sectores. As pescarias efectuadas melhoraram os pesos realizados nos treinos, mas mesmo assim não chegaram para nos aproximarmos dos 1ºs lugares, terminando a equipa em 12º lugar.

O desalento era geral, pois suponhamos que a pesca seria difícil mas que os resultados fossem diferentes. Não podemos esquecer que tínhamos uma campeã mundial a tentar defender o seu título - Virgínia Ferreira, bem como a equipa defendia a classificação obtida no ano anterior como vice-campeãs. Concertámos a táctica a utilizar no dia seguinte, pois a vontade de mudar o rumo da classificação assim o exigia.

DOMINGO

Mais um dia frio e o vento não deu tréguas, bem pelo contrário, nesse dia aumentou. Tínhamos verificado que a diferença de pesos entre lugares era muito pequeno (10; 20; 30 gramas), o que com um pouquinho mais de rapidez poderíamos alterar a classificação individual e colectiva.

Havíamos percebido que a nossa execução de engodagem, controlo de linha e ferragem se encontravam ao nível das outras equipas, apenas um senão, a demora que verificávamos até termos peixe ferrado no anzol.

Enquanto que as pescadoras das outras nações tinham um ritmo elevado de capturas (praticamente com o mesmo ritmo durante as 3 horas de pesca), as nossas pescadoras ou tinham poucas capturas na 1ª hora ou na ultima, o que tornou muito difícil a melhoria na classificação. Por outro lado não conseguimos fazer entrar peixes de maiores dimensões para que no final o peso ajudasse a contrariar a falta de ritmo de capturas nas 3 horas. Foi uma luta empenhada até ao último segundo de prova.

Após o conhecimento dos resultados alcançados foi o desmoronar das expectativas criadas, nada havia melhorado, pelo contrário os resultados gerais tinham piorado instalando-se em todos uma profunda tristeza que era impossível de deixar transparecer.

CLASSIFICAÇÃO FINAL POR EQUIPAS

1ª Hungria – 25 pontos

2ª Itália – 39 pontos


3ª França – 40 pontos


15º Portugal – 126 pontos


CLASSIFIACAÇÃO FINAL INDIVIDUAL


1ª Emma Pickering – 3 pontos – 12.650 gr.


2ª Valérie Nadan – 3 pontos – 11.850 gr.
3ª Jozsefné Devecseri – 3 pontos – 11.370 gr.

FERNANDO CARVALHO, Director da Federação Portuguesa de Pesca, relator das incidências do nosso seleccionado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de deixar uma palavra de alento para todas as atletas que representaram Portugal na Hungria, há que olhar em frente, carregar baterias e retirar desta exibição menos conseguida os aspectos positivos que as possam ajudar a fortalecer e a prepará-las para um futuro risonho.
Moral para cima e bons desempenhos num futuro próximo, tanto individualmente como colectivamente, é o que eu vos desejo.
Força Campeãs, boa sorte para Coruche...
Até breve

Anônimo disse...

Esqueci-me de enviar um abraço ao restante staff masculino: Jorge Almeirim, Fernando Carvalho e António Simões.
Cabeça para cima e até uma próxima.

Anônimo disse...

Olá a todos. desde já quero apresentar as minhas desculpas pela demora no meu comentário, mas não tive oportunidade de o fazer anteriormente. Haveria outras questões a colocar, mas que não serão do interesse deste Blog. Pela parte que me toca, sou dificil de ir a baixo (ás vezes acontece, mas sempre momentâneamente) naquele momento custou muito, mas logo passou, por isso já penso no próximo. Todos, incluindo atletas, estamos a pensar no Campeonato do Mundo de 2010, que se realizará em Itália, onde a pesca é mais dentro do que estamos habituados a executar. Obrigado pelo V/ apoio e carinho durante toda a semana de treinos e nos dias de prova. Um grande abraço. Fernando Carvalho