segunda-feira, 30 de junho de 2008

IVA BAIXA PARA 20%



À atenção dos comerciantes e dos consumidores em geral.

A taxa do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) baixa um ponto percentual, com efeitos já partir do dia 1 de Julho.

A taxa de IVA actualmente em vigor é de 21%, no entanto, amanhã esse valor baixará um ponto e passará a ser de 20%. A decisão do Governo surgiu no dia em que o Instituto Nacional de Estatística anunciou que, em 2007, o défice orçamental foi de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

DIVULGAÇÃO - 1ª CORRIDA DO GUADIANA

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

sábado, 28 de junho de 2008

O ALANDROAL E O SÍNDROME DO X FRÁGIL


Saúde: Projecto pioneiro no Alentejo sobre Síndrome do X Frágil com 26 doentes detectados

Alandroal,(Lusa) - Um projecto no Alentejo para a identificação e apoio a crianças e famílias com a Síndrome do X Frágil (SXF), doença genética hereditária, já permitiu detectar "26 doentes" em sete concelhos da região, foi hoje revelado.

"Já estudámos 30 famílias potencialmente portadoras e encontrámos 26 doentes, 16 deles do sexo feminino e 10 do sexo masculino", disse à agência Lusa Fátima Ferreira, directora do centro de Saúde de Alandroal (Évora).

A SXF (a causa mais frequente de atraso mental hereditário) resulta de alterações genéticas ao nível do cromossoma X e pode manifestar-se em vários graus, desde um simples défice cognitivo até quadros de alterações muito profundas.

A investigação preliminar sobre a doença começou, há quatro anos, no concelho de Alandroal, por iniciativa do centro de Saúde local, em parceria com o Serviço de Genética do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e em colaboração com as escolas locais.

O Fórum Hospital do Futuro distinguiu, este ano, precisamente, o trabalho do centro de Saúde de Alandroal na área da SXF com o "Prémio Integração".

No ano passado, foi estabelecido um protocolo entre a Administração Regional de Saúde (ARS), a Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) e os hospitais de Évora e de Santa Maria para verificar a fiabilidade dos números obtidos no Alandroal, com um "estudo real da prevalência da doença", extensível também à região.

Até então, já estavam identificados no concelho vários habitantes com SXF, quer com mutação completa (com a doença), quer com pré-mutação (potenciais transmissores), apontando os cálculos para uma prevalência da doença "cinco vezes superior à média nacional".

"Mas o Alandroal não tem nada de diferente em relação a outros concelhos do país. A única diferença é que, aqui, a SXF começou a ser estudada e houve sensibilidade para a doença. Agora, ao alargarmos o estudo para outros concelhos, começámos a detectar novos doentes", disse.

Até ao momento, no conjunto dos concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Mourão, Arronches, Elvas e Vila Viçosa, dos 26 doentes identificados, "13 (10 homens e três mulheres) têm mutação completa e os outros 13, todos mulheres, têm pré-mutação".

"A maior parte das mulheres com pré-mutação são adultas, enquanto que, nos casos de mutação completa, quer os homens, quer as mulheres, são quase todos jovens até à casa dos 20 anos", acrescentou Fátima Ferreira.

Esta doença genética vai estar em foco na vila de Alandroal, no sábado, por ocasião do primeiro Encontro Ibérico Sobre Síndrome do X Frágil, em que são esperados 200 participantes.

A iniciativa é promovida pelo centro de Saúde e município locais e pela Associação Portuguesa da Síndrome do X Frágil (APSXF), constituída em Dezembro do ano passado e cuja assembleia-geral é presidida por Fátima Ferreira.

"Esta junção de vontades entre os países ibéricos é muito importante para que possamos aumentar o conhecimento sobre a doença, para a qual ainda há pouca sensibilidade em Portugal, e trocar experiências com especialistas de Espanha, onde este trabalho está muito avançado", salientou.

Para Fátima Ferreira, o importante é que "doentes e famílias sejam cada vez mais acompanhados" por equipas multidisciplinares e que os "profissionais de saúde e de educação estejam atentos para detectar a doença o mais cedo possível, para que as crianças tenham um futuro mais digno".

Fátima Ferreira referiu ainda que, à margem do encontro, deverá ser analisada, em parceria com o Centro de Genética Clínica e com a Extremadura espanhola, a eventual criação de um centro de investigação genética, virado sobretudo para a SXF, mas também para outras áreas da deficiência mental.

C.R.JUROMENHA/A.I.R.GUADIANA NA MADEIRA


Teve lugar entre 19 e 23 de Junho, na Ilha da Madeira, o IX European Golden Oldies Rugby Festival, onde o nosso Clube foi um dos 43 participantes, provenientes de vários países da Europa, e um convidado de fora do Velho Continente, precisamente de Buenos Aires, Argentina.

Este Torneio,organizado ao pormenor pelo C.D.U.P., grande referência do Rugby de Veteranos em Portugal, permitiu a possibilidade de convivência entre clubes de países tão diferentes, como Rússia, Lituânia, País de Gales ou Israel, e fortaleceu enormemente o movimento dos Veteranos no nosso país,que se fez representar por 14 equipas, onde o nosso Clube já detém uma importante posição.

No primeiro dia do Festival, houve uma recepção no magnífico espaço da Quinta da Magnólia, onde , entre o rever de alguns velhos amigos, se estabeleceram os primeiros contactos com algumas equipas estrangeiras. Foi aí que assistimos ao jogo de má memória, Portugal-Alemanha, para os quartos de final do Europeu de Futebol, onde os elementos das equipas alemãs presentes fizeram a sua festa, mas dentro do espírito de fair play que caracterizou todo o Festival.

O primeiro dia de jogos foi dia 20, 6ª.feira, tendo o nosso Clube efectuado os seus encontros no magnífico campo de jogos da Ribeira Brava , num cenário fantástico, correspondendo , muito provavelmente, ao melhor local onde a maioria dos presentes, alguma vez disputou um jogo de Rugby,como foi, aliás, o meu caso pessoal.No primeiro encontro, disputado no campo secundário, de relvado sintético, defrontámos a equipa israelita, Elders of Zion, que vencemos com naturalidade, tendo obtido 5 ensaios e sofrido um.

O 2º. encontro, realizado no campo principal, foi um jogo espectacular, fazendo jus à magnificência do local onde foi disputado; defrontámos o Belenenses, onde pontificam grandes jogadores e grandes amigos do Clube de Rugby de Juromenha, o António da Cunha, Balula, grande referência do Rugby nacional , e o João Zuquete, o Fintas, presença habitual na nossa equipa e muitos outros óptimos jogadores. Por tudo isto, o jogo foi intensamente disputado, sendo considerado, pelo grande número de assistentes, como um dos melhores do Torneio. O resultado não poderia ter sido senão um justo empate. O terceiro tempo, junto ao campo, foi muito prolongado, pois ninguém parecia querer abandonar tão magnífico cenário...

O jantar desse dia foi no Restaurante " Fora d´Horas", do meu amigo Jaime Cruz, e serviu para terminar em beleza ,um dia memorável. No jantar acompanharam-nos os nossos amigos do R.C.Bairrada, conforme tinha sido agendado, no excelente Torneio por eles realizado, no anterior fim de semana.

O sábado serviu para fazer algum turismo e para retemperar algumas energias para o dia seguinte.

No domingo deslocámo-nos até ao complexo desportivo do Marítimo, para aí disputarmos o 2º. dia de jogos. O 1º. foi com um misto do R.C.Leipzig, da Alemanha e do Y Gogs, do País de Gales, precisamente o Clube que irá organizar o próximo European Golden Oldies Rugby Festival, em 2010.

Foi um encontro sem grande história, em que a maior juventude da nossa equipa prevaleceu, tendo conseguido quase uma dezena de ensaios, sem resposta. No 2º. encontro, defrontámos o C.D.U.L.,o Clube com maior historial em Portugal, onde tivemos a possibilidade de defrontar muitos antigos internacionais. O jogo foi muito disputado, quase ao nível do encontro de 2 dias antes com o Belenenses, tendo a nossa equipa conseguido superiorizar-se por 2 ensaios sem resposta.

O jantar de encerramento , com todas as equipas presentes, realizou-se na Pontinha , onde , entre trocas de lembranças , se agendaram futuros encontros, pois o próximo E.G.O.R.F. é só em 2010...

Como apontamento final, referir que o Torneio foi um enorme sucesso, tendo o nosso Clube conseguido uma participação ,a todos níveis, social e desportivo, digna dos maiores encómios, só não excedendo expectativas pois, felizmente, são sempre bastante altas...

Em meu nome pessoal, o agradecimento a todos os que fizeram parte desta extraordinária digressão, que, pelo enorme sucesso alcançado, me deu forças acrescidas para começar a organizar a próxima. À Argentina?

Paulo Jaleco

sexta-feira, 27 de junho de 2008

ERSE - DÍVIDAS INCOBRÁVEIS PAGAS POR TODOS



Já devem conhecer esta questão: a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos contempla na Proposta de Revisão dos Regulamentos de Relações Comerciais e Tarifário para 2009/2011 que as dívidas incobráveis da EDP num total de 12 milhões de euros, sejam suportadas pela totalidade dos seus clientes cumpridores.

Esta proposta está em consulta pública até ao dia 07/07/2008.

Se isto pegar, não haverá dúvidas que rapidamente se estenderá a outros sectores da economia.

Se todos nós mostrarmos o nosso repúdio a esta proposta até 7 de Julho de 2008, por correio, por fax ou, preferencialmente, por correio electrónico, para os seguintes endereços:
Morada postal: Rua D. Cristóvão da Gama, 1 1400-113 Lisboa
Fax: 213033201
Correio electrónico: consultapublica@erse.pt

Se quiserem podem copiar o texto abaixo para uma nova mensagem e enviar por correio electrónico para consultapublica@erse.pt

Nome
Morada

Contacto
Exmos Senhores:
Encontrando-se em fase de Consulta Pública a V. Proposta de Revisão dos Regulamentos de Relações Comerciais e Tarifário para 2009/2011, venho, na qualidade de cidadão português e cumpridor cliente do Sector que V. Exas. regulam, manifestar o meu repúdio pela V. Proposta de diluir as dívidas incobráveis pela EDP na totalidade dos clientes cumpridores daquela empresa, nos quais me incluo.

Com os melhores cumprimentos,

____________________________//___________________________________
VAMOS TODOS RECLAMAR PARA QUE ISTO NÃO PASSE.

METEO- ALANDROAL EM ALERTA LARANJA


O Concelho do Alandroal com aviso Laranja devido a temperatura elevada

Aliás todo o distrito de Évora está esta sexta-feira com aviso Laranja devido às temperaturas elevadas, que deverão chegar aos 39 graus, enquanto outros nove distritos de Portugal continental estão sob aviso Amarelo.

A radiação ultravioleta (UV) vai apresentar valores extremos na região da Grande Lisboa, Setúbal e da Beira Interior, bem como no arquipélago da Madeira.

O aviso Laranja, o terceiro de uma escala que vai até quatro, está accionado para o distrito de Évora, enquanto os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal e Beja estão com aviso Amarelo, o segundo nível da mesma escala.

Para hoje prevêem-se temperaturas iguais ou superiores a 30 graus na Guarda (30º), Lisboa e Faro (31º), Bragança (32º), Braga (33º), Santarém (34º), Portalegre (35º), Castelo Branco (37º) e Beja (39º).

ALERTA LARANJA: Situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações do ANPC.

O Alandroalandia aconselha ingerir muitos líquidos, sem açúcar e sem álcool e à não exposição ao sol, nos períodos de maior calor.

DIVULGAÇÃO - PISCINAS, ANIMAÇÃO DE VERÃO

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

quinta-feira, 26 de junho de 2008

AGENDA DE FIM DE SEMANA



ACTIVIDADES

BARES

- ESPLANADA DO FÓRUM CAFÉ CONCERTO, Encontro de Bandas. Sábado ás 21h.

- INTERDITO BAR, Santos Populares Jovem, Sexta-feira à noite

-INTERDITO BAR, Noite de S. Pedro. Sábado à noite.

CULTURA

-Cinema, Uns Espartanos do Pior. Domingo ás 17h. No Fórum

-Exposição de pintura, " Os Sentidos Visuais " de Carlos Godinho. De 27 Jun. a 12 Jul., no Fórum Cultural do Alandroal.

MÚSICA

- CICLO DE FADO, Fado Vadio. Sexta-feira às 21h. no Auditório do Fórum do Alandroal. ( Ver programa próprio ).

CIÊNCIA & SAUDE

-Iº Encontro Ibérico Síndrome do X Frágil, dia 28 Junho com inicio ás 9,30h. no Fórum Cultural do Alandroal. ( Ver programa próprio aqui: PROGRAMA X FRÁGIL )

quarta-feira, 25 de junho de 2008

AUTARQUIAS DA ZONA DOS MÁRMORES, PREPARAM CANDIDATURA AO PROVERE

Câmara Municipal de Alandroal, em parceria com as restantes autarquias da Zona dos Mármores, Borba, Vila Viçosa, Estremoz e Sousel, estão a preparar uma candidatura ao PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos. Neste sentido, realizou-se no passado dia 11, no Município de Borba, uma primeira reunião de trabalho com a presença das cinco autarquias, com vista a estabelecer as bases do processo de concertação.

O PROVERE assume como principal objectivo a geração de iniciativas / acções / projectos orientados para fomentar e incrementar a competitividade dos territórios de baixa densidade, mediante o acréscimo de valor económico de determinados recursos endógenos, preferencialmente únicos e determinantes para a base económica do território-alvo, como é o caso do mármore no território destes cinco concelhos.

Em termos de recurso de subsolo, esta zona é uma das regiões com maior riqueza do país, constituindo o sector uma grande relevância na economia do Alentejo, especialmente na área dos municípios atrás referidos. Na reunião de trabalho realizada concluiu-se que o recurso endógeno a privilegiar será o mármore, estendendo-se o território-alvo a todo o Anticlinal de Estremoz, desde Alandroal até Sousel.

Com esta candidatura os parceiros pretendem apostar na inovação e na excelência, distinguindo-se positivamente de experiências anteriores, sendo para isso fundamental atrair para o processo os principais interlocutores com efectivo conhecimento do recurso e do território em causa.

Ontem, numa segunda reunião, além das cinco autarquias, também já estiveram presentes para integrar a parceria empresários, CEVALOR, ASSIMAGRA, INETI/IGM, estando ainda aberta a possibilidade de integrar a mesma outras instituições e empresários. Nesta reunião, voltaram a ser evidenciadas as mais valias da apresentação da candidatura PROVERE, foram avaliadas experiências anteriores e definida uma visão estratégica para o PROVERE dos mármores. Numa reflexão conjunta foram identificados os principais problemas associados ao mármore e ao território-alvo e potenciais oportunidades a explorar mediante o recurso ao PROVERE, debateu-se uma visão estratégica para a valorização do Mármore e do território dos mármores e fez-se uma primeira aproximação aos projectos.

Após a reflexão levada a cabo na última reunião, com o apoio do CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, será construída a candidatura ao PROVERE. Depois da validação da candidatura será realizada a sessão de assinatura do Protocolo de parceria por todos os membros associados, que terá lugar no dia 9 de Julho, e será entregue na CCDRA até ao dia 11 do mesmo mês.

DIVULGAÇÃO - CICLO DE FADO E ENCONTRO DE BANDAS

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

PENSAMENTOS DO EDITOR - ALANDROAL E A NOVA CORRENTE ARQUITECTÓNICA

Mais um novo edifício, este o da nova biblioteca Municipal. Tem levado algum tempo a edificar é certo, mas já falta pouco para ficar concluído.

Mas o que me leva a falar na nova biblioteca, não é a biblioteca em si, mas o edifício da mesma.
Quando ali me desloquei, não ia para tirar fotografias à nova biblioteca, mas sim à velha Escola Primária de que também falarei oportunamente . Mas como o novo edifício da biblioteca, está a ser construído nos antigos recreios da antiga escola primária, algo me chamou logo a atenção!

A arquitectura, ou se quiseram a traça do edifício; Linhas rectas, muita pedra, cobertura sem “telhado”, muita entrada de luz natural e entradas amplas.

Em tudo muito parecido com outras obras construídas recentemente no Alandroal, o Fórum, a ampliação dos Paços do Concelho, Arquizes ou até mesmo a Rotunda do Centro de saúde, onde predominam as paredes de pedra em detrimento da tradicional cal branca e rodapés coloridos e telhas nas coberturas.

Não que eu esteja contra, pelo contrário, até sou contra o tradicionalismo exacerbado. Pois se sou a favor que se preserve a traça dos edifícios emblemáticos e centros históricos, também sou a favor que se inove nas construções recentes.

Para que não se chegue ao cumulo, de tanto se preservar o “tradicional”, se passem duzentos anos e estejamos a fazer casas iguais ás do principio do século XX.

O progresso obriga a que se inove de uma forma sustentada e parece-me que é o que se está a tentar fazer. Se calhar não ao gosto de todos, mas isso é sempre discutível e trivial.

O que importa, é que desde o principio do Século XXI, está a nascer uma nova corrente arquitectónica no Concelho do Alandroal.

Eu não percebo nada de arquitectura, por isso peço aos meus leitores que observem bem os edifícios em questão e arrisquem um nome, para esta nova linha de construção.

Como lhe iremos chamar, como irá ficar conhecida?

DIVULGAÇÃO - EXPOSIÇÃO, " OS SENTIDOS VISUAIS"

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

terça-feira, 24 de junho de 2008

e.escola, CHEGA A ALUNOS DO 7º, 8º E 9º ANOS


O programa de entrega de computadores portáteis e acesso à banda larga vai chegar a mais alunos. O ‘e.escola’ será alargado a jovens que frequentem os 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade.

O ‘e.escola’ já permitiu a entrega de 200 mil computadores e, no passado domingo, 22 de Junho, o primeiro-ministro anunciou que a entrega de portáteis e acesso à banda larga será estendida a todos os alunos entre o 7º e o 9º ano de escolaridade.

A afirmação foi proferida durante a cerimónia de entrega do computador n.º 200 mil, que decorreu na Escola Profissional Gustave Eiffel. De acordo com José Sócrates, estão neste momento inscritas para receber estes computadores cerca de 300 mil pessoas, entre alunos do secundário, professores e formandos do programa Novas Oportunidades.

Portugal é o país da União Europeia que tem mais acesso à Internet em banda larga e está também na linha da frente na migração da banda larga de rede fixa para a rede móvel.

E esta é mais uma oportunidade dos estudantes adquirirem, mais cedo e a preços subsidiados, uma ferramenta de estudo fundamental na era das novas tecnologias.

Aviso do alandroalandia: Cuidado com o uso abusivo e indevido da internet!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS


Ontem, Domingo a Associação de Caça, Pesca e Defesa do Ambiente de Santiago Maior, realizou o seu VIII Convívio Piscatório.

O mesmo teve lugar na Barragem da Vigia ( Redondo), e teve os seguintes resultados:

1ª Joaquim Ventura com 27,580kg. Do JS Alandroalense-Marujos.

2º Manuel dos Santos com 20, 580kg. Do Cacipesca do Redondo

3º Analidio Grilo com 19,200kg. De Santiago Maior

4º Teresa Carvalho com 10,080kg. Do JS Alandroalense-Marujos.
(Teresa Carvalho, em ritmo de treino para os Nacionais da I Divisão,marcados já para o próximo fim-de-semana e do Mundial a realizar na Hungria brevemente, alcançou um brilhante 4ª lugar na geral).

5º Adriano Rosado com 17,100kg. Do JS Alandroalense-Marujos.

Classificaram-se ainda do JS Alandroalense-Marujos. Fernando Carvalho em 10ª, com 11,320kg. António Courelas em 12º, com 9,500kg. Manuel Varandas em 16º, com 6,440kg.

sábado, 21 de junho de 2008

VANDALISMO, CONTINUAÇÃO OU EPILOGO?

Volvido mais de um mês, depois de ter escrito aqui sobre o vandalismo ocorrido no Jardim de S. Pedro e de na mesma altura terem ocorrido no nosso Concelho vários acontecimentos aparentemente de origem criminosa. ( Vaga de assaltos, incêndios em habitações, cadáveres anónimos, etc...)

Volto agora a falar no assunto, porque os comentários dessa postagem, apesar de anónimos me apareceram acertados e pertinentes. E acima de tudo, punham o dedo na ferida, criticavam as autoridades locais por não actuarem convenientemente.

Ora não sei, se depois disto as autoridades passaram a actuar mais em consonância. Mas o que é certo, é que felizmente todos esses disparates diminuiram drasticamente.

O principal pormenor que me levou a falar neste assunto novamente, foi o comentário entrado esta noite :
"Vim de prepósito procurar este artigo para comentar. Aqui só tenho uma coisa a dizer "Nao sábem fumar ganzas fumem tabaco de errola".Gostava de ver este artigo reeditado! Cumprimentos"

Será que este leitor, sabe algo mais sobre o assunto que nós não saibamos? A mim parece-me que se pôs a adivinhar, não vos parece?

No entanto deu o mote para se voltar a falar neste assunto e eu aproveito para alertar as autoridades competentes, " agora não se ponham a dormir à sombra da bananeira", pois parece que vamos pelo bom caminho.

Pediu também o referido leitor, para o artigo ser reeditado, a meu ver seria um pouco repetitivo. Em todo o caso deixo-vos aqui o link para o artigo e leiam os comentários: alandroalandia.vandalismo-no-jardim-de-s-pedro.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

BOLETIM INFORMATIVO DA S.C.M.A.

A Santa Casa da Misericórdia do Alandroal, edita um Boletim Informativo periodicamente, para dar a conhecer as actividades realizadas pela instituição.

Abaixo, está postada a ultima edição do referido boletim, para aqueles que não tiveram acesso à edição em papel, o possam agora ler em formato digital.

Atenção: Para uma melhor leitura, cliquem em cima de cada uma das quatro páginas para ampliar.






CORRIDA DO GUADIANA


PRAÇA DE TOUROS «JOEL FELIZARDO ROSADO»
=== ALANDROAL
===

04.07.2008 – 22.00 HORAS

CAVALEIROS:

Ø Luís Rouxinol

Ø Rui Fernandes

Ø Tiago Carreiras


FORCADOS:

Ø Grupo de Forcados Amadores de Coruche

Ø Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz

Ø Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal

TOIROS:

6 – Cunhal Patrício – 6

Abrilhanta o espectáculo a «Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal»

Bilhetes à venda nos Postos de Turismo de Alandroal e Terena; e na Bilheteira da Praça, no dia da Corrida.

Organização: Câmara Municipal de Alandroal

ALANDROAL EM ALERTA AMARELO DEVIDO A TEMPERATURA ELEVADA


Os distritos de Évora e Beja estão esta sexta-feira sob aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, enquanto os níveis de raios ultravioletas se prevêem muito altos em todo o território português, segundo o Instituto de Meteorologia.

O aviso Amarelo, o segundo de uma escala que vai até quatro, está accionado nos distritos de Évora para onde se espera uma temperatura máxima de 35º e para Beja, que deverá atingir os 36º

A radiação ultravioleta vai atingir hoje valores muito altos em todo o território português.

O Instituto de Meteorologia aconselha, para os locais onde se esperam valores muito altos a utilização de óculos de Sol, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

No nível extremo, é pedido que a população evite o mais possível a exposição ao sol.

A escala da radiação apresenta cinco níveis entre o «Baixo» e o «Extremo».

quinta-feira, 19 de junho de 2008

INSPECÇÃO DE VEÍCULOS COM MATRICULA Cancelada


O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) esclarece que a inspecção de veículos cuja matrícula foi cancelada está sujeita à taxa de 79,03 euros, a que acresce o IVA.

O IMTT procedeu ao cancelamento de 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000 e que entretanto não foram submetidos às inspecções periódicas obrigatórias durante os últimos cinco anos. Através do site do IMTT é possível consultar a relação de matrículas canceladas.

Os proprietários de veículos nestas condições poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula até 12 de Novembro de 2008. Para tal, é obrigatória a aprovação do veículo em inspecção extraordinária a realizar num Centro de Inspecção da categoria B.

ALANDROAL VÊ EURO 2008 EM GRANDE!

O Município do Alandroal, montou um ecrã gigante no Rossio do Arquiz, para que os Munícipes do Alandroal possam ver os jogos em ambiente de festa.

A estreia será logo à tarde, pelas 19,45h. no jogo dos quartos de final entre Portugal e a Alemanha.

No entanto, o ecrã vai ficar ali montado até ao dia da final do Euro, que esperemos Portugal esteja presente.
Em conversa informal com um dos técnicos e respondendo à pergunta, se durante a tarde o reflexo do sol não afectaria a qualidade de visualização dos jogos?

O qual me respondeu, que era um ecrã de leds e a qualidade da imagem não seria grandemente afectada.

VAMOS VER?

quarta-feira, 18 de junho de 2008

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

-FÓRUM CAFÉ CONCERTO, Salsa- Cuba Libre. Sábado ás 22h.

-INTERDITO BAR, Noite de S. João. Sábado à noite.

CULTURA

- Cinema, O HOMEM DE FERRO. Sexta às 21h. No Fórum

-Cinema, POKEMON 2. Domingo ás 17h. No Fórum

LAZER

-Semana AEC ( Actividades de Enriquecimento Curricular ). 19 de Junho, a partir das 14,30h. na Casa do Povo de Santiago Maior. 2o de Junhio, a partir das 09,00h. no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

- Jogos da Zona dos Mármores, torneio da fase concelhia do dominó e sueca. 21 Junho pelas 14h. no Pavilhão do Campo de Tiro em Terena.

DESPORTO

- Concurso de Pesca Desportiva, na Barragem da Vigia. Domingo ás 7,00h. organizado pela Associação de Caça e Pesca e Defesa do Ambiente de Santiago Maior.

DIVULGAÇÃO - FÓRUM CAFÉ CONCERTO


Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

CADÁVER APARECIDO EM MONTEJUNTOS AINDA POR IDENTIFICAR.


PJ tem indícios de que o morto pode ser de Leste, espanhol ou português

A Polícia Judiciária (PJ) tem na sua posse fotografias de um dos braços de um cadáver masculino que foi encontrado, no dia 23 de Abril, desmembrado e decapitado, junto ao Monte do Roncanito Concelho de Alandroal, na barragem de Alqueva. Volvidos quase dois meses, a polícia ainda não conseguiu identificar o cadáver, mas tem esperança que a exibição destas fotos na comunicação social (que está para breve) conduza ao homem que, alegadamente, foi assassinado.

"Num homicídio, sem a identidade da vítima, regra geral não se consegue chegar ao autor do crime", disse ontem ao DN fonte da Judiciária, adiantando que "os homicídios não costumam acontecer por acaso e para os desvendar é fundamental conhecer minimamente as características do morto". Neste caso, e tal como referiram na altura as autoridades policiais, além de não existir rosto, também não há impressões digitais que permitam estabelecer qualquer ligação com pessoas cujo desaparecimento tenha sido comunicado à polícia.

De acordo com a mesma fonte da PJ, a tatuagem gravada no braço poderá ser a chave para começar a desvendar este crime. "É uma tatuagem muito peculiar que poderá ser reconhecida por familiares ou amigos da vítima, que nos levem à sua identificação", frisa a fonte da PJ, sublinhando que na referida tatuagem "existe uma palavra e alguns símbolos, cujo reconhecimento é fundamental para chegar à identidade do homem e depois, passo-a-passo, ao assassino".

Na altura do crime foi levantada a hipótese de o homem ter sido assassinado devido a uma vingança ou a um acerto de contas entre indivíduos ligados a máfias de Leste. Essa hipótese continua em cima da mesa, existindo até indícios que levam a Judiciária a crer que o indivíduo assassinado tanto pode ser português, como espanhol, como de um país de Leste.

Remetendo os pormenores para mais tarde, a fonte da PJ disse existirem "fortes probabilidades de este homem ser de Leste". Mas também não exclui outras duas hipóteses. "Tudo aconteceu numa zona de convergência de águas portuguesas e espanholas, portanto não é líquida a nacionalidade do indivíduo", frisa a fonte da PJ, adiantando que as autoridades ainda não pararam de sondar tudo sobre pessoas desaparecidas naquela zona.

DIVULGAÇÃO - JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES. DOMINÓ E SUECA


Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

terça-feira, 17 de junho de 2008

ESCOLAS NO PASSADO.

Ainda ontem falei na nova escola do Alandroal e na "velha" escola, que ainda está a funcionar nos mesmos terrenos, onde está a ser edificada aquela que a vai substituir.

Mas no nosso Concelho, já houve muitas outras escolas. Umas fecharam há um ano, outras há cinco anos e outras há já mais de trinta.

Não que eu esteja contra esta nova reestruturação do ensino, que engloba várias escolas de várias localidades em Agrupamentos Verticais. Penso que assim até seja melhor para os alunos, pois todos estarão em circunstâncias muito idênticas.

Mas ao mesmo tempo "dá pena", ver tantas escolas abandonadas à sua sorte. Escolas com muitas histórias para contar, onde passaram muitos dos ilustres da nossa terra.

Eram edifícios cheios de "vida", que nem mesmo a sua "morte" os conseguiu fazer desaparecer das nossas planícies. Vazios é certo, mas continuam todos hirtos.

Malhada Alta, a mais pequena localidade do Concelho do Alandroal.
Dª Caetana, a "guardiã" da Aldeia, frequentou a escola da sua aldeia, vai para sessenta anos.

Frontaria e pátio da escola, mesmo com tantos anos de inactividade, parece limpa e de cara lavada.

As velhas carteiras, que continuam amontoadas desde o já longincúo ultimo dia de aulas. Já agora, o amigo que me facultou as fotos, tinha curiosidade em saber que era o ilustre do retrato postado na parede da sala de aulas. ( Canto superior esquerdo ).

O dístico ESCOLA, continua lá. Indiferente aos anos, intempéries e abandono, para testemunhar àqueles mais novos como eu, que ali também se aprendeu Camões e muitos outros.

Já agora, aceitam-se histórias e curiosidades sobre esta e outras escolas do Concelho do Alandroal.

BUZINÃO NO ALANDROAL


Buzinão contra aumento de combustíveis em mais de 70 locais.

Um buzinão de protesto contra o aumento dos combustíveis está previsto hoje para mais de 70 locais em todo o país, promovido pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP).

O buzinão de protesto, a que aderiram várias organizações congéneres do MUSP, está marcado para entre as 17:45 e as 18:00 e pretende «fazer sentir ao governo a insatisfação e a indignação» dos cidadãos pelos sucessivos aumentos dos combustíveis, disse à Lusa o presidente do movimento, Carlos Braga.

O MUSP espera a «participação de muitos milhares de cidadãos», acrescentou, para fazer ver ao Governo que «não podem ser sempre os mesmos a ser sacrificados» com as «implicações gravíssimas» dos sucessivos aumentos dos combustíveis.

No Alandroal, o buzinão vai ter lugar na Praça da Republica entre as 17:45 e as 18:00.

VETERANOS DO C R JUROMENHA NA MADEIRA



O Clube de Rugby de Juromenha vai participar na Ilha Madeira, nos dias 20 a 22 de Junho, no IX EUROPEAN GOLDEN OLDIES RUGBY FESTIVAL.

Recorde-se que este é um torneio europeu de Veteranos,onde estarão presentes 41 equipas, de 14 países, naquele que será o Festival mais participado de sempre.

Boa sorte ao CRJ.

Aqui pode aceder ao boletim do Madeira 2008: http://crugbyjuromenha

DIVULGAÇÃO - SEMANA AEC

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS


Realizou-se no passado dia 8/06, em Ponte Sôr a 3ª Prova do Campeonato Regional da 1ª Divisão Individual, relativo à 1ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio.

Ponte Sôr tem uma pista de pesca na Ribeira de Sôr, que fica em pleno jardim / complexo das piscinas locais / complexo de lazer municipal.

O relato dos preparativos e da prova, feito por Fernando Carvalho.

O local está muito bem arranjado, é muito aprazível, mas do ponto de vista da pesca apresenta sempre dois grandes problemas, 1º é um local onde a pesca é sempre muito difícil e uma grande incógnita, e 2º devido ao calor que normalmente se faz sentir no local (além da temperatura da época, acresce o facto do sol incidir sobre as superfícies claras da pista, fazendo a reflexão dos raios solares).

Neste momento a pesca no local é feita à base de peixes de pequenas dimensões abletes, bogas, barbos e algumas percas sol, havendo no entanto alguns barbos e carpas de médias dimensões..

De forma a não ser surpreendido e para defender o melhor possível a minha classificação, resolvi “queimar” um dia das minhas férias (6ª feira antes da prova) para poder treinar, para assim poder fazer várias experiências, quer a nível de técnicas, quer a nível de material a utilizar.

Treinei na 6ª feira de manhã e à tarde e Sábado de manhã, tendo-o feito em vários locais da pista, de forma a poder percorrer vários sectores da prova, pois nem todos os locais são iguais, sendo necessário utilizar técnicas diferentes um pouco em função do local onde nos encontramos na pista.

Os treinos revelaram-se muito difíceis, quer na pesca à francesa, quer na pesca à inglesa, sendo que nunca foi possível realizar um treino que ajudasse a decidir qual o tipo de pesca que deveria ser utilizado em prova.

Em nenhum dos treinos, foi feito mais do que 1,400 gr de peixe.

Durante os treinos e à noite fui ouvindo os locais dizerem que deveria optar por este ou aquele tipo de pesca, o que “me baralhava ainda mais as minhas contas” (falou-se na prova da 2ª Div. Nac. realizada 15 dias antes, onde houve sectores a serem ganhos com peixe de pequenas dimensões e uma carpa, outros com um barbo grande, ambos à inglesa e outros na pesca das bogas à francesa.

Fiquei com a noite toda para pensar o que deveria fazer na prova do dia seguinte e a conclusão não era muito clara, começar à francesa na pesca das bogas, ou pelo contrário seria de apostar na pesca à inglesa?

Prova

No dia da prova, após conhecer o resultado do sorteio, decidi que em face do sector que me foi sorteado – Sector D, nº 8, deveria começar e insistir na pesca à francesa, pois o pesqueiro que me tinha calhado em sorte era um pesqueiro de bogas.

E assim foi, prepararei 5 kits para a francesa e 5 canas de inglesa, sempre com o pensamento que a pesca a utilizar era a francesa, mas em face dos resultados obtidos poder decidir se deveria mudar para a pesca à inglesa ou não.

Logo que chegámos aos pesqueiros, para dificultar ainda mais, o vento tinha-se instalado e em força, tendo ficado até cerca de 1 hora do fim.

Preparado que estava o engodo para bogas (um balde quase cheio de engodo, 15 lts permitidos; um mão cheia de pinkies; cerca de um litro de asticot colado, para o caso de ser necessário utilizar a pesca à inglesa; e esse ouro para as bogas e não só, que são o ver de vase e o fullis - outros tipos de larvas muito utilizados na captura de bogas, “ver de vase” para iscar e o fullis para juntar ao engodo).

Ás 10:00 h teve inicio a prova e como previsto comecei à francesa, pescando aos 11 mts. Após cerca de meia hora de pesca, a minha manga tinha cerca de dúzia e meia de abletes (os tais peixes que pesam mesmo muito pouco) e já havia no meu sector quem já tivesse capturado duas ou três bogas, começando a destacar-se dos demais pescadores.

Ao fim de cerca de duas horas de prova, a minha pesca estava a ser feita à base de abletes e de algumas bogas (poucas e pequenas), havendo já um pescador que estava com um ritmo de captura de bogas muito aceitável e que se destacava de todos os outros, entretanto o engodo começava a chegar ao fim o que me deixava preocupado e as bogas maiores continuavam sem entrarem no pesqueiro, nem o ritmo de capturas nas pequenas era bom.

A cerca de 45 minutos do fim, perguntei à minha “ajudante”, como estaria a minha classificação no sector, tendo-me ela respondido que não estava mal, mas que face ao tamanho dos peixes era um pouco imprevisível ter uma noção exacta. A minha pesca tinha sido sempre até aí, uma pesca de francesa com montagens pesadas (1,5 gr e 1,25 gr). Quem pescou à inglesa também não tinha rendimento nos barbos.

Entretanto o vento o abrandou e eu começava a olhar para o tempo que faltava para terminar a prova e a pensar que devia tentar a utilização de uma montagem mais leve – 0,50 gr – foi quando ouvi uma voz atrás de mim a dizer, “já experimentaste a montagem mais leve?”.

Foi o clique que faltava para que eu mudasse de imediato para a montagem de 0,50 gr.. Ao fim de 4 ou 5 bolas de engodo em cima da bóia, comecei a ter toques mais francos, mas sem que ferrasse o peixe. Alterei a montagem e foram 35 a 40 minutos até ao final da prova sempre com capturas de praticamente só de boguinhas.

Á 4ª ou 5ª boguinha já estava com confiança e ritmo necessário para que na captura seguinte não tivesse colocado o camaroeiro para apanhar o peixe, tendo eu trazido o peixe até à superfície da água e num gesto rápido, levantei o kit e preparava para apanhar o peixe que vinha de encontro ao meu peito, quando a boga deu vários safanões e se desferrou do anzol, tendo batido na rede da manga e entrado na água. Apenas tive tempo de soltar um grande “AHHHHH”. Claro que daí até ao final, coloquei sempre o camaroeiro para apanhar todas as bogas ferradas.

No final senti que tinha feito todo o meu esforço para defender o meu 4º lugar da classificação geral e sempre na esperança que aquele meu erro não me viesse a custar um ou mais pontos.

Seguiu-se a pesagem e como era o penúltimo do sector, não resisti e tive que ir ver as pesagens de todos os pescadores do sector, para assim não ficar ansioso até que me chegasse a informação.

Após a verificação do meu peso, 0,620 gr, que me dava o 2º lugar do sector (o 1º era o tal pescador, José Justino da S.F Samorense com 1,280 gr, que esteve sempre com um bom ritmo), faltava ainda a pesagem do meu vizinho do lado esquerdo que tinha uma pesca, pensava eu, um pouco melhor que a minha. Foi ao ver a balança ficar parada que cheguei à conclusão que aquela boga saltitona me ia custar 0,5 ponto.

Assim ficou a classificação do meu sector (D)

1º - José Justino – Soc. Fil. Samorense - 1,280 gr
2º - Fernando Carvalho – J S Alandroalense - 0,620 gr
2º - Cláudio Cepinha – Pica e Pucha - 0,620 gr
4º - Alvaro Gil – A P Abrantes - 0,520 gr
6º - Rogério Leal – C. Eborense - 0,280 gr
6º - Paulo Ferreira – G D Benavente - 0,280 gr
6º - Miguel Gualdino – A D Paço dos Negros - 0,280 gr
8º - Manuel Ferreira – G D Benavente - 0,2400 gr

Para ver a classificação acumulada, cliquem no link: 1ª DIVISÃO INDIVIDUAL

segunda-feira, 16 de junho de 2008

PTE, TAMBÉM VAI CHEGAR AO ALANDROAL


Tecnologia: Sócrates quer escola pública na linha da frente

O primeiro-ministro, José Sócrates, traçou hoje o objectivo de colocar a escola pública portuguesa na «linha da frente» tecnológica, já com resultados a partir do próximo ano, graças a um investimento global de 400 milhões de euros.

«No desenvolvimento tecnológico de Portugal, a escola ficou sempre um pouco para trás e só se desenvolveu mais tarde. Pois eu quero, com este Plano Tecnológico da Educação (PTE), que a escola pública em Portugal esteja na linha da frente do desenvolvimento tecnológico», assegurou.

O primeiro-ministro falava, em Évora, na Escola Secundária André de Gouveia, com mais de 600 alunos e que é um dos estabelecimentos de ensino nacionais com projectos-piloto no âmbito do PTE.

Depois de verificar a concretização de vários desses projectos, como a utilização de mapas digitais num quadro interactivo, numa aula de geografia, José Sócrates apontou a André de Gouveia como um exemplo do que o Governo pretende, para as 1.200 escolas do país, na área das novas tecnologias da informação e comunicação.

CONSTRUÇÃO DA NOVA ESCOLA DO ALANDROAL
A nova escola do Alandroal, que está a ser construida no mesmo local da anterior ( Tapada da Alfarrubeira ), já está num estado adiantado da construção, mas não há garantias que esteja em funcionamento no próximo ano lectivo.

Pelo que também não se espera que os alunos tenham acesso a estas novas tecnologias logo no inicio do ano lectivo. Mas a demora já não será longa.

Escola nova + novos equipamentos = novas oportunidades.

Mas, com o mesmo entusiasmo que me congratulo com a construção de uma nova e moderna escola, também me entristece e ganho alguma nostalgia com o desmoronamento da antiga, pois fui para ali estreá-la em 1981 ( novinha ).

Estive lá três anos, do 7º ao 9º, que foram dos melhores da minha vida. Muitos colegas, amigos que ainda perduram, professores espectaculares e muitas auxiliares "p'rá frentex".

Xiiiii...., do que eu me fui lembrar, na altura chamavam-se Contínuos, gente espectacular: O Francisco "Espeta Figos", "Cabé", Dª Lucília, Dª Vicência, Dª Antónia, "Carcaça" ou então que dizer das principais responsáveis pelo meu excesso de peso! Lena e Emerenciana eram uma máquina na cozinha e na animação.

Enfim, bons tempos com notas razoáveis e não boas por culpa própria, mas sentia-me "dono" da escola, era respeitado e acarinhado por ser ordeiro quanto baste. Verdade! com algumas "nuances" pelo meio, mas sempre respeitador.

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS


Ontem Domingo, o Clube de Caça e Pesca de Bencatel, levou a efeito o seu Convívio Piscatório. Disputado no Alqueva - Horta da Ordem, Rosário.

O Convívio teve os seguintes resultados:

1º António Correia, do Alandroal com 5,540kg.

2º António Courelas, do JS Alandroalense-Marujos com 3,100kg.

3º Arriaga (Bate a Asa), de Bencatel com 2,300kg.

Classificou-se dos JSA-Marujos, o Jorge Camões em 6º lugar, com 1,000kg.

A SAGA CONTINUA...

Depois de umas retemperadoras férias, o regresso ao blogue e à informação, tudo em prol dos meus caros leitores.

Só para justificar um pouco esta minha "forçada" ausência:

Quando programei ir de férias, tinha na minha mente acompanhar o blogue e minimamente ir dando a conhecer algumas das actividades do nosso Concelho.

Mas um acontecimento inesperado trocou-me as "voltas"!

A ATITUDE (mais uma vez a ATITUDE), de uns poucos e pequenos camionistas ( 20% do sector, dizia-se ) pararam todo um Pais, para fazer valer os seus pontos de vista ( direitos?, não sei!).

Pois é, fui parar num pais em autentico turbilhão de reivindicações.

Logo no dia da chegada, "obrigaram-me" a cometer uma infracção, até agora para mim impensável. Conduzir em contra mão na autoestrada.

Depois as filas intermináveis do abastecimento de combustível, o seu racionamento e só chegava com escolta policial. Sexta-feira passada, depois de meia hora em fila, só pude abastecer 40,00€ de "gasoil", insuficiente para o regresso. Tínhamos de esperar até ao dia seguinte.

Nos supermercados, a "vida" estava difícil, se não vejam:
Prateleiras dos produtos lácteos, só "leitinho em pó".


Bancada do peixe fresco, naquele dia cheguei tarde demais, eram 9h. da manhã e só já assisti à limpeza das bancadas. Calhou mesmo bem, cabia-me a mim fazer os grelhados. Fui dispensado.

O pior foi a bancada dos legumes, totalmente vazia. As minhas suculentas e apetitosas saladas sofreram um grave revés. Foi só couve roxa, "xispi"!

A fruta, é o que se vê, ou não se vê, conforme queiram.

Quando cheguei à bancada da carne, fui repreendido e já não tirei foto, mas posso-vos dizer, só já havia "bacon" em vácuo.

E isto tudo para vos dizer, depois destas peripécias todas, quem é que tem tempo para o blogue?

Ainda assim se houvesse tempo, que vontade havia muita. Ao ponto Net onde acedi por duas vezes, era tudo tão lento, que não dava para acompanhar a velocidade a que as coisas se passam no nosso Concelho.

domingo, 8 de junho de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR, ATITUDE

Os combustíveis sobem, os bens essenciais sobem, tudo sobe. Só os ordenados não sobem ao mesmo ritmo da inflação.

Chegamos à triste conclusão que o Pais está em recessão e não se vislumbra “luz ao fundo do túnel”. Não fosse as alegrias que a Selecção nos tem dado ultimamente, poderíamos dizer que éramos um povo à beira de um ataque de nervos e desconcertantemente lastimoso.

De quem é a culpa?

Da conjuntura internacional desfavorável, dirão uns. Dos erros dos sucessivos governos, dirá a maioria.

Em parte de uns e doutros penso eu, mas a maior parte da culpa é NOSSA, pois é, de todos os portugueses.

Da nossa falta de ATITUDE, da falta de empreendorismo de todos nós e da nossa maneira de ser, “a culpa é sempre dos outros”.

Regra geral os portugueses estão sempre à espera que os outros resolvam os nossos problemas ou que eles se resolvam “per si”.

Houve um Presidente americano ( penso que JFK) que disse, “... Não perguntes o que a América pode fazer por ti, mas procura saber o que podes fazer pela a América”.

Ele não queria dizer mais do que isto, um Pais não é mais do que aquilo que o seu povo faz dele.

No caso de Portugal, que não temos riqueza natural, temos que ser nós a cria-la . O Estado em si, não cria riqueza, sendo assim só pode distribuir o que recebe dos contribuintes.

Se queremos ter melhores ordenados, escolas novas, melhores hospitais, etc, etc..., temos que ter outra ATITUDE perante a vida e as adversidades.

Tomemos como exemplo a atitude de Scolari, que com o seu discurso contagiou todo um povo a lutar pela mesma causa. Levar Portugal no Euro 2008 o mais longe possível.

Pode até nem conseguir o objectivo, que é a vitória na final, mas que conseguiu unir todos os portugueses apaixonadamente em redor de uma causa, lá isso conseguiu.

Agora tenham a amabilidade de ver este curto vídeo e podem constatar como um “pequeno grande” gesto pode fazer toda a diferença e a união pode mover os maiores obstáculos.

GRANDE GALA DA LIGA AL-SPORT


Ontem sábado, realizou-se a "Grande Gala Anual da XIII Liga Fantástica Al-sport".

O evento teve lugar na "Esplanada VIP", da Herdade dos Barros em Terena, pelas 19,45h., a mesma hora do Portugal - Turquia, que Portugal viria a vencer por 2-0.

............... VIVA PORTUGAL .................

Mas quanto à Liga, vamos aqui utilizar umas fotos para ilustrar as incidências da Grande Gala.


Como não podia deixar de ser, vou começar pelo grande triunfador da noite e o mais laureado.

PAULO FAUSTINO, o grande vencedor da XIII Liga Fantástica Al-sport

O "Team" Liga Al-sport, com alguns escondidos outros encobertos. Será com medo de represálias?
Presentes:
Manuel Faustino, Fernando Respeita, António Bastos, Manuel João, Paulo Faustino, António Troco, José C. Melrinho, Manuel Varandas, António Rosa, António Balsante, João Balsante, Pedro Balsante, Nuno Coelho e Carlos Tátá. Com ausência justificada, António Jeremias, Inácio Varandas e Isauro Gigante.

A palestra do "José Mourinho" da Liga, breves noções de como se consegue ter êxito em tão prestigiada prova em pouco tempo.

A aclamação imediata e quase unânime, pela parte dos presentes pelos ensinamentos deste "José Mourinho" da Liga.
Há também sempre alguns envergonhadamente discordantes, não fosse esta Liga, uma Liga democrática e aberta à critica. Ganham sempre aqueles que têm mais pontos :)

E há também aqueles mais cépticos, que custam caro a engolir as evidências :)

Depois há os poucos crentes, que fecham os olhos à ajuda divina, não acreditam em forças superiores que ajudam a ganhar ligas!

E então o que dizer dos fanáticos do além!? Que levam o tempo ao telemóvel, procurando ajuda com os "Zandingas", "Profs. Karamba", "Condomblé", etc...

Também aparecem os pensadores, conferenciadores, que querem descobrir em que forças acreditar. Ainda não perceberam que esta liga tem um Deus próprio e é de carne e osso :)





Os acusadores que, falam, falam, falam e não provam nada.

Só já me falta falar dos decepcionados. Ainda agora se perguntam, como foi possível serem copiosamente ultrapassados nas ultimas jornadas. São novos na Liga, ainda não tiveram tempo de assimilar o sistema.
Isso mesmo, estes dois "rookies", iam passando à frente ao saber, tinha que ver!

AGORA SÓ UM POUCO SOBRE O PORTUGAL-TURQUIA
O jogo a caminhar para o intervalo e os rostos apreensivos e carregados de preocupação de alguns.

As explicações ao intervalo de como a selecção deveria mexer as suas peças, substituições a operar e mudança táctica.

Acto continuo, golo de Pepe.
E os festejos de todos os Treinadores Fantásticos, na Esplanada da Herdade dos Barros.

AVISO: Os textos são pura ficção, as fotografias são foto-montagens, estas pessoas não existem e qualquer semelhança com a realidade, é pura coincidência.