quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ALANDROAL COM GIMNO-DESPORTIVO CO-FINANCIADO


QREN
Municípios de Évora e INALENTEJO formalizam financiamento para primeiros 12 projectos


As 12 candidaturas, para nove concelhos, foram aprovadas pela Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), no âmbito do contrato de delegação de competências assinado com a Autoridade de Gestão do INALENTEJO 2007-2013.

A AMDE revelou hoje que este «pacote» de projectos envolve um investimento superior a 10 milhões de euros, dos quais cerca de seis milhões financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A sessão pública de assinatura destes contratos de financiamento decorre quinta-feira, em Évora, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras.

O presidente da AMDE, Jerónimo Lóios, disse hoje à agência Lusa que as primeiras 12 candidaturas aprovadas traduzem o «bom esforço e rápido trabalho desenvolvido pelos municípios» da região.

«Quase que poderia adiantar que a AMDE e os municípios do distrito conseguiram colocar-se numa posição muito adiantada em termos nacionais e estes são dos primeiros projectos cujo contrato de financiamento vai ser assinado», disse.

As candidaturas integram quatro regulamentos específicos do programa operacional INALENTEJO - dois de Mobilidade Territorial Urbana e Rodoviária, o de Sistema de Apoio a Áreas de Acolhimento Empresarial e Logística e o referente a Equipamentos para a Coesão Local.

A construção de um Centro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Montemor-o-Novo, e de um Centro Social em Monte do Trigo, concelho de Portel, são dois dos projectos que vão avançar, tal como um pavilhão gimno-desportivo em Alandroal e pistas cicláveis em Vendas Novas.

A beneficiação da rede viária municipal de Estremoz e de outras estradas e caminhos municipais nos concelhos de Évora, Portel, Mourão e Reguengos de Monsaraz, assim como a segunda fase da via circular ponte à vila de Redondo, são as outras das acções.

No global, até 2013, a delegação de competências estabelecida entre o INALENTEJO e a AMDE prevê cerca de 58 milhões de euros de financiamento do FEDER e, desde o mês passado, está aberto novo período para candidaturas dos municípios.

Para a celebração do contrato de delegação de competências no quadro do QREN, a AMDE apresentou um Programa Territorial de Desenvolvimento para o Alentejo Central, que comporta as opções estratégicas de desenvolvimento e os projectos estruturantes que interessa desenvolver.

In-Sol

12 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS AO EXECUTIVO DO MUNICIPIO DE ALANDROAL POR TAL INFRAESTRURA NO CONCELHO.
SINAL DE QUE SE ESTÁ A TRABALHAR NO BOM SENTIDO E NA DIGNIFICAÇÃO DO MESMO.

Anônimo disse...

Os Mudas não dizem nada?

Não têm nada para dizer mal nesta noticia??????

Anônimo disse...

ui!

Anônimo disse...

Já tá feito??Então qual é o motivo de regozijo???Gostam de praticar desporto aquela ruina que temos adem com isso vá lá a ver...

Anônimo disse...

ui como andam os MUDAS-
COITADOS Á PROCURA DE bi e nc E RECONHACIMEMTO DE ASSUNATURAS.
O CULPADO É SO UM.

Anônimo disse...

os "mudas" nem precisam de dizer nada.O pavilhão da escola está "parado" por alguma razão não??ain...

Anônimo disse...

O pavilhão da escola está parado, mas nada tem que ver com a CMA. Tal como este pavilhão aqui aprovado nada tem a ver como o da escola. São coisas independentes. O pavilhão da escola é do Ministério da Educação, a CMA paga 10% do valor da obra, mas para quem não sabe, nada tem que ver com o pavilhão, mas sim pelo facto da escola ter o 1º ciclo, sendo ai competência da Autarquia.

Anônimo disse...

Lindo esclarecimento tipico de quem nos quer atirar areia para os olhos.A seguir vais dizer que a empresa que o deveria estar a cosntruir faliu não é?Aonde é que eu já ouvi isto...

Anônimo disse...

Então a patroa do MUDA está na parte das candidaturas da câmara e não sabe que vai ser construido outro pavilhão em Santiago Maior, junto com o centro escolar de Pias que já está iniciado? Ou nem sequer informa os aderentes do muda, do que está a ser feito ou aprovado?
Será que é para melhor os manipular?
E se queria ser vereadora porque razão não se candidata no Alandroal e vai para o PSD de Borba?

Anônimo disse...

Anónimo de 7/Ago/2009 1:09:00

Não quero atirar areia para os olhos de ninguém, mas só vê quem quer. E garanto-te que sei do que falo, a empresa Gabriel Couto está em processo de rescisão com a DREA por litigio quanto à execução da estacaria do pavilhão.
E digo-lhe mais, estou-me borrifando para o Grilo e para o Nabais. Nunca precisei de nenhum nem preciso de tacho.

Anônimo disse...

A seguir vais dizer que a empresa que o deveria estar a cosntruir faliu não é?Aonde é que eu já ouvi isto...
7/Ago/2009 1:09:00

Já ouviste isso porque sabes o que se passa e sabes que é verdade.
Só que és tão burro que nem percebes-te que te estavas a desmascarar, porque mais ninguém falou nisso.

Anônimo disse...

Anonimo de 7 de Ag/1.09. Como sabes tanto de contratos com a DREA?" Borrifando para o Grilo e para o Nabais?" Pudera! Será que já conseguiste o que querias?