quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CHOVEM ESTRELAS NO ALANDROAL


Chuva de meteoros visível até quarta-feira à noite

Pequenos meteoros brilhantes serão visíveis até quarta-feira à noite, por vezes à média de um por minuto, numa chuva de estrelas provocada pela entrada na atmosfera de poeiras de um cometa.

«Todos os anos a Terra passa mais ou menos no sítio do espaço onde estão os resíduos da passagem do cometa Swift-Tutle», sendo que esses resíduos, ao entrarem na atmosfera «a alta velocidade», queimam, fazendo «rastos brilhantes», explicou à TSF Ricardo Reis, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Chama-se também Perseidas a este fenómeno anual, em que a Terra segue numa determinada direcção no seu movimento de translação e os meteoros vêm da direcção da constelação de Perseus, sendo alguns deles bastante brilhantes.

O pico do espectáculo astronómico está previsto para as 17h de quarta-feira, quando ainda não é noite em Portugal, sendo que a Lua vai interferir um pouco, por estar na fase minguante, e retirar algum brilho ao firmamento.

Ainda assim, em Portugal «não vamos conseguir ver o máximo de actividade», lamentou Ricardo Reis.

O astrónomo contou ainda que no imaginário popular, estas estrelas eram sempre um sinal de agouro, mas agora até as crianças sabem que são meteoros.

In-TSF

2 comentários:

Anônimo disse...

Riscam o céu na noite estrelada
As estrelas cadentes iluminadas;
Passam breves...Tão inesperadas,
No céu estrelado pela madrugada!

POETA

Anônimo disse...

Linda quadra!