sábado, 8 de agosto de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes: Águia, Bichano, Reileão, Poeta, Cakus, Verguinha, Tá-ta--tá e Eu. Faltou justificadamente o Aphia.

Estiveram como observadores Mata-Birra, Egon-Palha, Driver e KGB.

Ordem de Trabalhos:
1. Veado Estufado acompanhado com os inevitáveis tubérculos da batateira.( Este ponto é variável semanalmente ).Belíssimo! Foi a exclamação mais ouvida. Carne muito macia e saborosa que fez a delicia dos Tertulianos.

Pelo meio houve ali outros petiscos, alguns também apreciados, mas o que gerou mais admiração foram umas azeitonas pisadas da época bastante gulosas. Estavam que pareciam de Outubro! Ele já há técnicas...

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Mais uma deslocalização da Tertúlia, desta vez à Festa das Flores, no Redondo.

O primeiro tema caiu que nem uma bomba! O Reileão literalmente caiu da sua Famel 3.

Pois é meus amigos o Reileão tem uma Famel 3, que na quinta-feira levou à oficina do Pata-Larga para fazer tuning.

Suporte rebaixado, novas jantes de cinco raios forjadas, novos suportes de guiador cromados, novo banco Custom e banco de passageiro ( Só para brasileiras ), novos terminais de escape cromados, para "bufar à maneira", nova cobertura de farol cromada, etc... Tudo cromado a condizer.

Vai ficar mais cara que uma Harley. Mas esta nova "bomba", já começou a fazer das suas. Numa voltinha experimental pelo Rossio do Arquiz e numa manobra mais arriscada, desmontou o tripulante e fez três "peanadas" com o tripulante fora do assento, as calças entaladas e só com a mão no acelerador!

Segundo relatos do Bufo, parecia mais um "rodeo"... Mas saldou-se tudo com umas ligeiras escoriações num dos joelhos do Reileão.

A "odisseia" também teve dedicatória do Poeta:
A alarvidade do Vareta...
Melhor não dizer nada!
O fininho na motoreta,
Ficou com a calça entalada!

(Obs. Vareta é o Reileão ).

Outro tema muito falado, veio na continuação do que se falou na semana transacta, a abordagem do Bichano às novas tecnologias. O problema desta semana foi o acesso à internet, «...não estou a conseguir captar a antena que a Câmara disponibilizou à borlix» e pasme-se com esta discriminação, «... quando funciona, não me deixa sair do Pais!».

Esta custa-me à acreditar, logo uma internet disponibilizada pelo Nabais, não lhe dar acesso a sites estrangeiros!? O Nabais que tanto gosta de mandar os seus munícipes a viajar para todo lado... Pode ser, mas tenho de ver para acreditar.

Mas Eu acho que tudo isto lhe acontece porque e diz ele«...aparece-me no canto inferior direito uma bola vermelha e umas letras a piscar a dizer - vários tentativas de intrusão estão a condicionar o acesso ao servidor ».

Ó Bichano, não sei bem o que é, mas é bem pior que a nova Gripe A, se o computador fosse meu punha-o já de quarentena até que fosse lá o técnico Bolicao.

Dos computadores "saltámos" para cima dos cavalos, ou não fosse dia de corrida na Festa das Flores.

Aphia, Poeta, Reileão, Egon-Palha e outros amigos eram assíduos desbastadores dos cavalos do Carlinhos Carreiro, quando este fornecia os cavalos que tanto êxito deram ao cavaleiro João Moura.

Parece que o franzino Aphia era o primeiro a saltar para cima dos cavalos ainda em estado selvagem, isto tudo depois de bem "trotilizado". Não havia potro capaz do derrubar, segundo o Egon-Palha.

Foi na descrição de uma dessas sessões, que chegou a alarvidade da noite. Zé Manel, irmão do Poeta, estava em cima de um desses cavalos, ou melhor, umas vezes em cima outras vezes por baixo!

Completamente furibundo com a coça que estava a levar, soltou uma data de impropérios « ... é cavalo dum cabrão, daassss eu f...-te todoooo »

Um vizinho já casado, estava assistir juntamente com a sua e outras mulheres, avisou educadamente da presença das senhoras, « Tem lá cuidado com o que dizes, que estão aqui as mulheres».

O Zé Manel, não teve com meias medidas: « trá-las lá, que a gente monta-as também!»

Também ainda houve tempo para uma pequena incursão na politica, mormente numa conversa de sussurros entre mim e o Poeta. Falá-mos sobretudo do novo blogue que apareceu, o Mudaldroal.

Pensamos que a sátira politica é boa e faz falta para dizer algumas verdades aos políticos, é que por vezes eles levam a politica tão a brincar, que só brincando entendem o que lhes queremos dizer.

Mas neste caso, pensamos que o autor do referido blogue foi longe demais, ao fazer-se passar por outros.

E só mesmo entre nós, o Poeta e EU, sussurrando de maneira que mais ninguém ouça, a forma como ataca o Grilo e o Nabais, parece-nos que há imaginação comunista por trás do tal blogue. Será?

4 comentários:

Anônimo disse...

Pois está completamente enganado, senhor Rosinha. A CDU tem orgulho em marcar a diferença e, da mesma forma que não entra em debates nem em comentários injuriosos que a nada levam, também não cria blogs do género que cita. Cada um é livre de fazer aquilo que entende, cabe a si próprio e, dentro da sua cosnciência, definir as regras para a sua conduta e liberdade, de forma a respeitar os direitos e garantias de cada um.
A CDU não pretende ganhar eleições em blogs, e penso que nem qualquer outro partido político ou movimento independente o pretenda. Aos blogs deve dar-se a importância que merecem, e acredite que há blogs a nível nacional de grande mérito! No entanto, o que se passa no concelho do Alandroal, é que a internet,e nomeadamente os blogs, estão a ser usados de forma negativa, não pelos seus autores, mas por pessoas (e quero acreditar que se tratam de miúdos iresponsáveis que, não medindo o alcance dos seus actos, apenas pretendem divertir-se à custa de uns e outros, utilizando por vezes assuntos sérios. Por este facto, e porque a CDU pretende fazer uma campanha de esclarecimento junto das populações, e não na internet, acessível apenas a 1% ou 2% dos municípes, afirmo mais uma vez que a CDU se distancia veemente de tudo o que se passa na blogosfera do Alandroal. Esclareço, senhor Rosinha, que este comentário surgiu apenas porque o sr. insinua algo no final do seu post quando diz: "E só mesmo entre nós, o Poeta e EU, sussurrando de maneira que mais ninguém ouça, a forma como ataca o Grilo e o Nabais, parece-nos que há imaginação comunista por trás do tal blogue. Será? "
Em consequência, poderia ter-lhe dito que estava enganado quando o visse pessoalmente mas, dado que o seu sussurro foi uma grito que todos ouviram neste blog, entendi responder-lhe desta forma e negar publicamnete as suas suspeitas.
Poderá até dizer: mas pode ser um comunista sem os responsáveis saberem. E eu respondo: um COMUNISTA não faz coisas à revelia do colectivo partidário, porque acima de tudo respeita os seus ideais e o seu partido. Se o fizesse era porque, além de não ser um verdadeiro comunista (porque para isso não basta ter um cartão vermelho e votar CDU), estava a distanciar-se da honestidaade e integridade que todos os verdadeiros comunistas nos orgulhamos de possuir. Um comunista respeita as pessoas, luta por objectivos altruístas que, admito, muita gente não consegue compreender. Não insulta nem desrespeita os outros.


Nota: Gosto de ler as suas crónicas tertulianas e aprecio sinceramente a forma humorística com que relata esses jantares de sextra-feira. Espero que continue... com a honestidadede necessária comque devemos fazer tudo na nossa na vida.

Uma comunista

Anônimo disse...

A interpretação de imaginação comunista: alguém que à revelia das directrizes da CDU, resolveu por conta própria semear a confusão. Em todos os partidos políticos e movimentos independentes há pessoas que não cumprem as regras democráticas, ou estarei enganado? Penso que não!
Será que a camarada comunista põe as mãos no fogo por todos os seus camaradas? Olhe que não... Olhe que não!
Se interpretou o texto como se estivéssemos a fazer referência à CDU, não foi esse o caso. Mas mesmo assim apresento as minhas humildes desculpas!

POETA

Anônimo disse...

Rosinha cuidado com os erros de ortografia

alandroalandia disse...

Agradeço as chamadas de atenção de algum erro que possa cometer, mas ficaria ainda muito mais grato se o identificassem e corrigissem.

É que agora numa leitura mais atenta encontrei dois e sempre pode escapar mais algum!

Tenham em consideração que as Tertúlias se realizam na sextas e são redigidas nos sábados. Por vezes o período que medeia entre o fim da Tertúlia e o inicio da redacção não vai além das 4 horas.

Logo o discernimento não é o mais indicado, pois as sessões de sexta por vezes exigem demais do meu "espiritualismo", a ponto de me deixarem quase de rastos:)

Mas a ânsia de lhes contar as alarvidades é tão grande, que o texto vai para o blogue sem qualquer revisão. Assim que faço ponto final parágrafo, em seguida faço PUBLICAR.