quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A EVOLUÇÃO DA PRAÇA DO ALANDROAL

Muito se tem falado agora na obra da Praça da Republica em Alandroal, uns de acordo com as mudanças, outros em desacordo.

Eu estou de acordo... Que se fale nisso. Até porque qualquer obra de fundo, é sempre polémica, no Alandroal ou em qualquer lado.

De tanto se conversar no assunto, aparecem as "teimosias", uns dizem que a praça era de uma maneira, outros doutra.

Para tentar desvanecer essas teimosias, vou fazer aqui uma cronologia com algumas das fotos mais antigas que tenho da zona em discussão.

Fins do Séc. XIX, vista de cima da Fonte das Seis Bicas.


Principio do Séc. XX, vista desde a R. João de Deus.


Anos 20' do Séc. XX, vista desde o castelo.


Anos 50' do Séc. XX, vista desde o átrio da Câmara

Ano de 1990, vista desde a janela da Farmácia Alandroalense. A única foto que tenho com as tão "choradas" laranjeiras.


E estas árvores, lembram-se delas ou do seu nome? Foram tão efémeras, que só as consegui captar derrubadas, ou neste caso numa manhã triste de neve.



Estas ultimas duas, são imagens em 3D do projecto que está a ser posto em execução.

Desde já lhes digo que gosto, a nossa praça vai ficar mais bonita que nunca. Organizada, muitas árvores, muita água e... com a estátua do Dr. Xavier lá no meio. Informação adicional para aqueles que já a faziam em frente ao Centro de Saúde.

No entanto, já ouvi algumas criticas e algumas até concordo com elas. Tanta sombra e tanto fresquinho (agua) e quase nenhuns bancos para podermos desfrutar desse bem tão precioso no Alentejo.

Ou a falta de estacionamento. Aqui concordo em parte, estacionamento na nova praça, não. Mas tem de se arranjar alternativas nas zonas envolventes. Para quem mora e para quem vem aos comércios ou serviços.

7 comentários:

Anônimo disse...

GRANDE EVOLUÇÃO PELO VI AS LARANJEIRAS NÃO ERAM CENTENÁRIAS COMO ALGUNS DIZIAM TAMBEM TIVER DE ARRANCAR OUTRAS ARVORES.
SERÁ QUE TAMBEM FOI ASSIM TÃO POLÉMICO?

Anônimo disse...

NÃO ESTOU CONTRA A EVOLUÇÃO DAS COISAS, É A ORDEM NATURAL, MAS EM TODO ESTE PROCESSO HOUVE FALTA DE BOM SENSO. CORTARAM AS LARANJEIRAS PARA PLANTAR AS OUTRAS ÁRVORES E PASSADOS ALGUNS MESES, ARRANCARAM AS ÚLTIMAS PARA LEVAR PARA A ZONA DA EXPO. É CLARO QUE ACABARAM POR MORRER, A ALTURA DO ANO NÃO É A INDICADA PARA SE FAZEREM TRANSPLANTES. AS LARANJEIRAS DEVIAM TER SIDO CORTADAS POUCO TEMPO ANTES DE SE COMEÇAR A OBRA, EVITAVA-SE ASSIM TER GASTO DINHEIRO NAS OUTRAS ÁRVORES E NO FIM TRISTE QUE ACABARAM POR TER. ESTAREI ERRADO?

Anônimo disse...

Está certissimo. Mas já está feito e não há volta a dar.

Agora é admirar-mos a obra que está a ser feita e se der-mos por algum erro, alertar-mos.

O Fiscal do Municipe

Anônimo disse...

Uma das primeiras tarefas do próximo executivo vai ser reordenar o trânsito de forma a facilitar o escoamento e conseguir criar mais lugares de estacionamento em torno do centro da Vila.´
E não é dificil se não quiser estacionar à porta ou no "poial" da loja onde vamos.
Eu sei que não é fácil (eu faço já a minha auto-crítica)mas temos que perceber que a nossa qualidade de vida não passa por tazer o carro até à entrada do sítio onde vamos.
Porque é que muitos de nós (e cada vez são mais), sente necessidade de dar um longo passeio a pé todas as tardes e depois não somos capazes de deixar o carro junto ao Mercado para vir até à Câmara, à Farmácia ou a qualquer outro estabelecimento?

Anônimo disse...

Onde está agora o estacioanmento provisório nos Arquizes, podia-se adaptar para definitivo

Anônimo disse...

Caro Rosinha,
muitos parabéns (já cheira a lambotice) pelo blog. Belas fotos. Belo trabalho de pesquisa-recolha.
uma sugestão: 1.referir , se possível, o autor/origem das fotos

2. nao é sugestão, mas agora nao me apetece refazzer a frase.
O que queria dizer é que com a construção/remodelaçao do praça se perdeu (mais uma) uma oportunidade de fazer a discussão ANTES das obras. Agora a discussão vale para quê? No período de concepção valia a pena ENVOLVER oa munícipes, apelar à sua aparticipação /envolvimento , escutar, recolher opiniões, etc. Um largo de uma vila é uma coisa muito importante para ....as pessoas da vila. Nao deve estar à mercê de cabeças iluminadas de arquitectos e/ou presidentes de câmaras(por mais duradouros que sejam , a sua passagem é sempre mais efémera que a vida de uma praça).
dar várias opções possíveis, com os respectivos custos associados, dar oportunidaddade às pessoas de sugerirem, etc... Isso , sim, seria interessante. e democrático.
Agora, neste ponto... Serve tanto como discutir o sexo dos anjos.
ou estou errado??
abraços aos amigos loendros
F3rn4nd0 M01t4l

Anônimo disse...

Anônimo de 13/Ago/2009 11:35:00

Sr. Fiscal do Municipe

Está certíssimo?... Mas já está feito e não à volta a dar?
E agora admiramos a obra que está a ser feita e se dermos por algum erro é só alertar. Para quê senhor fiscal? Porquê senhor fiscal?
Leia com atenção o comentário do anônimo de 14/Ago/2009 0:17:00, e diga-me se não está certíssimo!

Carlos Galhardas