Eu estou de acordo... Que se fale nisso. Até porque qualquer obra de fundo, é sempre polémica, no Alandroal ou em qualquer lado.
De tanto se conversar no assunto, aparecem as "teimosias", uns dizem que a praça era de uma maneira, outros doutra.
Para tentar desvanecer essas teimosias, vou fazer aqui uma cronologia com algumas das fotos mais antigas que tenho da zona em discussão.

E estas árvores, lembram-se delas ou do seu nome? Foram tão efémeras, que só as consegui captar derrubadas, ou neste caso numa manhã triste de neve.

Desde já lhes digo que gosto, a nossa praça vai ficar mais bonita que nunca. Organizada, muitas árvores, muita água e... com a estátua do Dr. Xavier lá no meio. Informação adicional para aqueles que já a faziam em frente ao Centro de Saúde.
No entanto, já ouvi algumas criticas e algumas até concordo com elas. Tanta sombra e tanto fresquinho (agua) e quase nenhuns bancos para podermos desfrutar desse bem tão precioso no Alentejo.
Ou a falta de estacionamento. Aqui concordo em parte, estacionamento na nova praça, não. Mas tem de se arranjar alternativas nas zonas envolventes. Para quem mora e para quem vem aos comércios ou serviços.
7 comentários:
GRANDE EVOLUÇÃO PELO VI AS LARANJEIRAS NÃO ERAM CENTENÁRIAS COMO ALGUNS DIZIAM TAMBEM TIVER DE ARRANCAR OUTRAS ARVORES.
SERÁ QUE TAMBEM FOI ASSIM TÃO POLÉMICO?
NÃO ESTOU CONTRA A EVOLUÇÃO DAS COISAS, É A ORDEM NATURAL, MAS EM TODO ESTE PROCESSO HOUVE FALTA DE BOM SENSO. CORTARAM AS LARANJEIRAS PARA PLANTAR AS OUTRAS ÁRVORES E PASSADOS ALGUNS MESES, ARRANCARAM AS ÚLTIMAS PARA LEVAR PARA A ZONA DA EXPO. É CLARO QUE ACABARAM POR MORRER, A ALTURA DO ANO NÃO É A INDICADA PARA SE FAZEREM TRANSPLANTES. AS LARANJEIRAS DEVIAM TER SIDO CORTADAS POUCO TEMPO ANTES DE SE COMEÇAR A OBRA, EVITAVA-SE ASSIM TER GASTO DINHEIRO NAS OUTRAS ÁRVORES E NO FIM TRISTE QUE ACABARAM POR TER. ESTAREI ERRADO?
Está certissimo. Mas já está feito e não há volta a dar.
Agora é admirar-mos a obra que está a ser feita e se der-mos por algum erro, alertar-mos.
O Fiscal do Municipe
Uma das primeiras tarefas do próximo executivo vai ser reordenar o trânsito de forma a facilitar o escoamento e conseguir criar mais lugares de estacionamento em torno do centro da Vila.´
E não é dificil se não quiser estacionar à porta ou no "poial" da loja onde vamos.
Eu sei que não é fácil (eu faço já a minha auto-crítica)mas temos que perceber que a nossa qualidade de vida não passa por tazer o carro até à entrada do sítio onde vamos.
Porque é que muitos de nós (e cada vez são mais), sente necessidade de dar um longo passeio a pé todas as tardes e depois não somos capazes de deixar o carro junto ao Mercado para vir até à Câmara, à Farmácia ou a qualquer outro estabelecimento?
Onde está agora o estacioanmento provisório nos Arquizes, podia-se adaptar para definitivo
Caro Rosinha,
muitos parabéns (já cheira a lambotice) pelo blog. Belas fotos. Belo trabalho de pesquisa-recolha.
uma sugestão: 1.referir , se possível, o autor/origem das fotos
2. nao é sugestão, mas agora nao me apetece refazzer a frase.
O que queria dizer é que com a construção/remodelaçao do praça se perdeu (mais uma) uma oportunidade de fazer a discussão ANTES das obras. Agora a discussão vale para quê? No período de concepção valia a pena ENVOLVER oa munícipes, apelar à sua aparticipação /envolvimento , escutar, recolher opiniões, etc. Um largo de uma vila é uma coisa muito importante para ....as pessoas da vila. Nao deve estar à mercê de cabeças iluminadas de arquitectos e/ou presidentes de câmaras(por mais duradouros que sejam , a sua passagem é sempre mais efémera que a vida de uma praça).
dar várias opções possíveis, com os respectivos custos associados, dar oportunidaddade às pessoas de sugerirem, etc... Isso , sim, seria interessante. e democrático.
Agora, neste ponto... Serve tanto como discutir o sexo dos anjos.
ou estou errado??
abraços aos amigos loendros
F3rn4nd0 M01t4l
Anônimo de 13/Ago/2009 11:35:00
Sr. Fiscal do Municipe
Está certíssimo?... Mas já está feito e não à volta a dar?
E agora admiramos a obra que está a ser feita e se dermos por algum erro é só alertar. Para quê senhor fiscal? Porquê senhor fiscal?
Leia com atenção o comentário do anônimo de 14/Ago/2009 0:17:00, e diga-me se não está certíssimo!
Carlos Galhardas
Postar um comentário