OBRAS DE REMODELAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE AO CASTELO DE ALANDROAL
As obras continuam, nem a bom ritmo nem a mau ritmo, digamos que por causa do clima, vão ao ritmo “alentejano”, tudo muito pachorrento.
No fim da semana passada ainda apanhei um valente susto, quando a técnica arqueóloga responsável pelo acompanhamento arqueológico da obra mostrou grande contentamento ao descobrir um novo silo, mas este com dimensões muito superiores aos encontrados anteriormente.
A obra naquele local parou logo e levantou-se a hipótese de ter que se fazer ali uma escavação arqueológica. Ao local acorreram os técnicos do IGESPAR, que avaliaram a situação e autorizaram a continuação das obras.
Uffff... Foi um alivio! Não é que esteja contra a descoberta de qualquer achado com interesse arqueológico, bem pelo contrário, até me regozijava se encontrassem ali uma “Villa Romana”, já estou é saturado de tanto pó. E depois ver ali a obra parada por causa de “ Um buraco “!!! Era o fim da picada...
Demoras e mais demoras, até chegar a altura das chuvas... depois a lama! Xiii, nem quero pensar, vou já parar de escrever tanta desgraça.
Em cima, a cova em frente aos mastros que albergam os símbolos oficiais do Municipio e da Republica, onde foi encontrado o silo em causa.
A cova tem 4mts. de largo por quase 3mts. de fundo. Ao centro desta foto, num dos vértices da cova, nota-se o silo completamente entulhado.
Este outro, estava ligeiramente mais abaixo e encontrava-se semi-cheio. Neste nota-se perfeitamente a forma.
Nas imediações destes silos encontravam-se duas tampas, como a da figura a cima, que poderiam ser ou não destes mesmos silos.
O Alandroalandia agradece uma vez mais a cedência das imagens dos achados arqueológicos à
Empresa de arqueologia - Archeoestudos, Investigação Arqueológica, Lda. E particularmente à arqueóloga responsável pelo acompanhamento arqueológico - Sandra Santos.
12 comentários:
Por este andar, nem daqui por 10 anos isto está pronto!!!
No final a praça vai ficar linda...Tenham um pouco de paciência
Rosinha:
Não me parece que a escavação arqueológica de alguns dos silos encontrados nas obras de requalificação da praça do Alandroal atrasasse necessariamente o andamento dos trabalhos, uma vez que se trata de uma área intervencionada bastante considerável, e que, tal como referiste e outros já aqui se queixaram, não está a decorrer tão célere quanto o desejado.
Desconhecendo quase por completo o processo, não entendo o critério dos técnicos do IGESPAR face a outras decisões tomadas noutros contextos de obras públicas ou privadas; serão os silos e as informações que deles a escavação arqueológica permite retirar menos importantes no Alandroal do que noutras terras? Será a obra da praça do Alandroal mais relevante que outras que se projectaram e se levaram a cabo noutras terras?
O que os técnicos do IGESPAR parecem ter dado não foi apenas a autorização para a continuação das obras no praça mas também, e sobretudo, a autorização da destruição dos silo sem o registo arqueológico que permite retirar uma quantidade considerável de informação: quem os utilizou, em que época, que utilidade lhes deu, qual o traçado da vila à época, que tipo de alimentação teriam os habitantes da vila, que objectos utilizavam, com quem mantinham trocas comerciais? Esta informação é possível obter através da observação, análise e estudo do possível espólio recolhido no interior dos silos.
Não vejo que tenha que existir incompatibilidade entre o progresso e as mudanças actuais e o registo (note-se que, neste caso, não me refiro á conservação) de bens arqueológico que nos ajudem a conhecer e a compreender a nossa história, um trunfo que o concelho do Alandroal pussuí e ainda não soube explorar.
À espera de melhores dias
Conceição Roque
Cara Conceição Roque
Palavras sábias que revelam preocupação e interesse pelo património histórico que deveria ser do conhecimento de todos nós.
Ao ter escavado em tantas obras públicas e privadas sabe concerteza do que está a falar e pode ser que o seu comentário esclareça algumas mentes mais distraídas.
Caso para dizer "Dá Deus Nozes A Quem Não Tem Dentes".
Os Silos
PRIMEIRA MÃO, LISTAS PARA A CAMARA
PS: João Nabais, Manuel Palhoco, Manuel Silva, Manuel Ramalho, Zélia Santos
MUDA: João Grilo, Fatima Ferreira, Joaquim Galhardas, Joaquim Saraiva, Marco Alfaiate
CDU: Custodio Costa, Daniel Padilha, Ana Coelho, Antonio Gomes, Ana Felix
PSD: Nuria Gomes, Maria Caeiro, Isabel Rocha, Rui da Graça, Ercilia Penetra
POLITICO
Se esta senhora Conceição Roque tem tanto trabalho de escavações, o que lhe sobra em experiência falta-lhe em bom senso.
É que se tivesse bom senso não tecia comentários desta natureza sobre coisas que não observou.
Se é técnica na matéria, o assunto ainda é mais grave porque qualquer estudante em fim de curso deve saber que não se tecem considerações sem o prévio estudo e análise de resultados, muito menos comentar conjecturas.
Eu atrevia-me a dizer que concerteza não é técnica pois seria da mais elementar falta de ética, estar a por em causa a competência e a seriedade profissional dda Arqueóloga que acompanha os trabalhos, assim como daqueles que, em representação do IGESPAR, vieram analizar e decidir sobre a importância dos referidos silos.
Só para terminar, diria que qualquer estudante de arqueologia seria capaz de perceber que os referidos silos já tinham sido escavados, o que nem é dificil de concluir sabendo a quantidade de intervenções que são visiveis nestes terrenos e que a história recente documenta.
A arqueologia só no nome é parecida com astrologia.
E mais não digo para não ter que tecer considerações menos próprias.
NOVOS DESENVOLVIMENTOS NESTA MATÉRIA.
Recebi informações de fontes fidedignas que dois silos daquela zona foram sinalizados para serem escavados e uma vez recolhidos os vestígios, serão analisados em espaço próprio.
Aguarda-se só a autorização assinada para se fazer a escavação.
O mesmo técnico informou-me também que essas escavações não vão interferir com o decorrer obra e que os trabalhos podem continuar na área a intervencionar, só os silos em causa não podem ser tapados.
A previsão da duração na intervenção nos silos é de aproximadamente duas semanas.
Ao anônimo de 27/Ago/2009 2:42:00- Não digas mais nada para não teceres considerações mais idiotas. Pela boca morre o peixe.
Não é meu hábito responder a ninguém em particular, e muito menos a anónimos, através de blogues; faço, assim, apenas um esclarecimento geral:
Fico contente que o Sr.anónimo de 27/Ago/09, 2:42 não tenha tecido considerações menos próprias, uma vez que as que fez me pareceram suficientes agressivas e até um pouco desproporcionadas, na sua violência, em relação ao meu comentário.
Não vejo que tenha posto em causa a competência e a seriedade da minha colega responsável, no terreno, pelo acompanhamento arqueólogico, que,tenho a certeza, está a desenvolver um excelente trabalho; no entanto, e tal como eu e outros colegas a exercer as mesmas funções, os seus poderes de decisão são limitados, não cabendo ao técnico no terreno, salvo orientações prévias específicas, decidir em relação aos procedimentos a seguir.
Em relação aos técnicos do IGESPAR, são, sem dúvida, bons profissionais a exercer as suas funções o melhor que podem!
De notar que me referi à escavação arqueológica de alguns dos silos e não de todos os silos encontrados, o que, segundo informação fornecida neste espaço, parece que vai mesmo acontecer: Desejo um bom trabalho aos técnicos!
Conceição Roque
Realmente, o que o Alandroal mais precisava era de mudar a sua praça da república.
Sim, porque os milhares de postos de trabalho e de regeneração demográfica que isso vai trazer para o concelho, é notável, tal como o arrelvamento do campo de futebol onde o futebol vai acabar. Ainda bem que é sintético, porque de outra forma as ovelhas podiam comer a erva.
O PS é assim: onde eles tocam, tira Deus o brilho.
Raios que os partam ....
AO COMENTÁRIO DE 6/SET/2009 15.48.00.
O PS É ASSIM:..........
RAIOS QUE OS PARTAM.....
É VERGONHOSO TAL COMENTÁRIO.
PASSASTE A TARDE A ESCREVER SOBRE O PS E SOBRE O NABAIS.
QUE SERIA DO ALANDROAL SEM O NABAIS? EM 30 ANOS O QUE FEZ A CDU E O PARTIDO COMUNISTA?
E NÃO PENSES QUE O MUDA TRÁZ ALGUMA COISA DE BOM.
SABEMOS QUEM SÃO E O QUE SÃO.
É A INVEJA,E .............
QUE SERIA DO ALANDROAL SEM O NABAIS? EM 30 ANOS O QUE FEZ A CDU E O PARTIDO COMUNISTA?
______________________________________________________________________
OLHA, O ALANDROAL SERIA MENOS ENDIVIDADO, ISSO EU TENHO A CERTEZA.....
JÁ TEMOS UM BURACO TÃO GRANDE, QUE QUALQUER DIA AO PÔR O PÉ NA RUA, DESAPARECEMOS, NA IMENSIDÃO CALOTEIRÓTICA.
Postar um comentário