terça-feira, 25 de agosto de 2009

ALANDROAL, OBRAS NA PRAÇA DA REPUBLICA

OBRAS DE REMODELAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE AO CASTELO DE ALANDROAL

As obras continuam, nem a bom ritmo nem a mau ritmo, digamos que por causa do clima, vão ao ritmo “alentejano”, tudo muito pachorrento.

No fim da semana passada ainda apanhei um valente susto, quando a técnica arqueóloga responsável pelo acompanhamento arqueológico da obra mostrou grande contentamento ao descobrir um novo silo, mas este com dimensões muito superiores aos encontrados anteriormente.

A obra naquele local parou logo e levantou-se a hipótese de ter que se fazer ali uma escavação arqueológica. Ao local acorreram os técnicos do IGESPAR, que avaliaram a situação e autorizaram a continuação das obras.

Uffff... Foi um alivio! Não é que esteja contra a descoberta de qualquer achado com interesse arqueológico, bem pelo contrário, até me regozijava se encontrassem ali uma “Villa Romana”, já estou é saturado de tanto pó. E depois ver ali a obra parada por causa de “ Um buraco “!!! Era o fim da picada...

Demoras e mais demoras, até chegar a altura das chuvas... depois a lama! Xiii, nem quero pensar, vou já parar de escrever tanta desgraça.

Em cima, a cova em frente aos mastros que albergam os símbolos oficiais do Municipio e da Republica, onde foi encontrado o silo em causa.

A cova tem 4mts. de largo por quase 3mts. de fundo. Ao centro desta foto, num dos vértices da cova, nota-se o silo completamente entulhado.

Este outro, estava ligeiramente mais abaixo e encontrava-se semi-cheio. Neste nota-se perfeitamente a forma.

Nas imediações destes silos encontravam-se duas tampas, como a da figura a cima, que poderiam ser ou não destes mesmos silos.

O Alandroalandia agradece uma vez mais a cedência das imagens dos achados arqueológicos à
Empresa de arqueologia - Archeoestudos, Investigação Arqueológica, Lda. E particularmente à arqueóloga responsável pelo acompanhamento arqueológico - Sandra Santos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Por este andar, nem daqui por 10 anos isto está pronto!!!

Anônimo disse...

No final a praça vai ficar linda...Tenham um pouco de paciência

Anônimo disse...

Rosinha:
Não me parece que a escavação arqueológica de alguns dos silos encontrados nas obras de requalificação da praça do Alandroal atrasasse necessariamente o andamento dos trabalhos, uma vez que se trata de uma área intervencionada bastante considerável, e que, tal como referiste e outros já aqui se queixaram, não está a decorrer tão célere quanto o desejado.
Desconhecendo quase por completo o processo, não entendo o critério dos técnicos do IGESPAR face a outras decisões tomadas noutros contextos de obras públicas ou privadas; serão os silos e as informações que deles a escavação arqueológica permite retirar menos importantes no Alandroal do que noutras terras? Será a obra da praça do Alandroal mais relevante que outras que se projectaram e se levaram a cabo noutras terras?
O que os técnicos do IGESPAR parecem ter dado não foi apenas a autorização para a continuação das obras no praça mas também, e sobretudo, a autorização da destruição dos silo sem o registo arqueológico que permite retirar uma quantidade considerável de informação: quem os utilizou, em que época, que utilidade lhes deu, qual o traçado da vila à época, que tipo de alimentação teriam os habitantes da vila, que objectos utilizavam, com quem mantinham trocas comerciais? Esta informação é possível obter através da observação, análise e estudo do possível espólio recolhido no interior dos silos.
Não vejo que tenha que existir incompatibilidade entre o progresso e as mudanças actuais e o registo (note-se que, neste caso, não me refiro á conservação) de bens arqueológico que nos ajudem a conhecer e a compreender a nossa história, um trunfo que o concelho do Alandroal pussuí e ainda não soube explorar.
À espera de melhores dias

Conceição Roque

Anônimo disse...

Cara Conceição Roque

Palavras sábias que revelam preocupação e interesse pelo património histórico que deveria ser do conhecimento de todos nós.
Ao ter escavado em tantas obras públicas e privadas sabe concerteza do que está a falar e pode ser que o seu comentário esclareça algumas mentes mais distraídas.
Caso para dizer "Dá Deus Nozes A Quem Não Tem Dentes".

Os Silos

Anônimo disse...

PRIMEIRA MÃO, LISTAS PARA A CAMARA

PS: João Nabais, Manuel Palhoco, Manuel Silva, Manuel Ramalho, Zélia Santos

MUDA: João Grilo, Fatima Ferreira, Joaquim Galhardas, Joaquim Saraiva, Marco Alfaiate

CDU: Custodio Costa, Daniel Padilha, Ana Coelho, Antonio Gomes, Ana Felix

PSD: Nuria Gomes, Maria Caeiro, Isabel Rocha, Rui da Graça, Ercilia Penetra

POLITICO

Anônimo disse...

Se esta senhora Conceição Roque tem tanto trabalho de escavações, o que lhe sobra em experiência falta-lhe em bom senso.
É que se tivesse bom senso não tecia comentários desta natureza sobre coisas que não observou.
Se é técnica na matéria, o assunto ainda é mais grave porque qualquer estudante em fim de curso deve saber que não se tecem considerações sem o prévio estudo e análise de resultados, muito menos comentar conjecturas.
Eu atrevia-me a dizer que concerteza não é técnica pois seria da mais elementar falta de ética, estar a por em causa a competência e a seriedade profissional dda Arqueóloga que acompanha os trabalhos, assim como daqueles que, em representação do IGESPAR, vieram analizar e decidir sobre a importância dos referidos silos.
Só para terminar, diria que qualquer estudante de arqueologia seria capaz de perceber que os referidos silos já tinham sido escavados, o que nem é dificil de concluir sabendo a quantidade de intervenções que são visiveis nestes terrenos e que a história recente documenta.
A arqueologia só no nome é parecida com astrologia.
E mais não digo para não ter que tecer considerações menos próprias.

Varandas disse...

NOVOS DESENVOLVIMENTOS NESTA MATÉRIA.

Recebi informações de fontes fidedignas que dois silos daquela zona foram sinalizados para serem escavados e uma vez recolhidos os vestígios, serão analisados em espaço próprio.

Aguarda-se só a autorização assinada para se fazer a escavação.

O mesmo técnico informou-me também que essas escavações não vão interferir com o decorrer obra e que os trabalhos podem continuar na área a intervencionar, só os silos em causa não podem ser tapados.

A previsão da duração na intervenção nos silos é de aproximadamente duas semanas.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 27/Ago/2009 2:42:00- Não digas mais nada para não teceres considerações mais idiotas. Pela boca morre o peixe.

Anônimo disse...

Não é meu hábito responder a ninguém em particular, e muito menos a anónimos, através de blogues; faço, assim, apenas um esclarecimento geral:
Fico contente que o Sr.anónimo de 27/Ago/09, 2:42 não tenha tecido considerações menos próprias, uma vez que as que fez me pareceram suficientes agressivas e até um pouco desproporcionadas, na sua violência, em relação ao meu comentário.
Não vejo que tenha posto em causa a competência e a seriedade da minha colega responsável, no terreno, pelo acompanhamento arqueólogico, que,tenho a certeza, está a desenvolver um excelente trabalho; no entanto, e tal como eu e outros colegas a exercer as mesmas funções, os seus poderes de decisão são limitados, não cabendo ao técnico no terreno, salvo orientações prévias específicas, decidir em relação aos procedimentos a seguir.
Em relação aos técnicos do IGESPAR, são, sem dúvida, bons profissionais a exercer as suas funções o melhor que podem!
De notar que me referi à escavação arqueológica de alguns dos silos e não de todos os silos encontrados, o que, segundo informação fornecida neste espaço, parece que vai mesmo acontecer: Desejo um bom trabalho aos técnicos!
Conceição Roque

Anônimo disse...

Realmente, o que o Alandroal mais precisava era de mudar a sua praça da república.

Sim, porque os milhares de postos de trabalho e de regeneração demográfica que isso vai trazer para o concelho, é notável, tal como o arrelvamento do campo de futebol onde o futebol vai acabar. Ainda bem que é sintético, porque de outra forma as ovelhas podiam comer a erva.

O PS é assim: onde eles tocam, tira Deus o brilho.
Raios que os partam ....

Anônimo disse...

AO COMENTÁRIO DE 6/SET/2009 15.48.00.
O PS É ASSIM:..........
RAIOS QUE OS PARTAM.....
É VERGONHOSO TAL COMENTÁRIO.
PASSASTE A TARDE A ESCREVER SOBRE O PS E SOBRE O NABAIS.
QUE SERIA DO ALANDROAL SEM O NABAIS? EM 30 ANOS O QUE FEZ A CDU E O PARTIDO COMUNISTA?
E NÃO PENSES QUE O MUDA TRÁZ ALGUMA COISA DE BOM.
SABEMOS QUEM SÃO E O QUE SÃO.
É A INVEJA,E .............

Anônimo disse...

QUE SERIA DO ALANDROAL SEM O NABAIS? EM 30 ANOS O QUE FEZ A CDU E O PARTIDO COMUNISTA?



______________________________________________________________________


OLHA, O ALANDROAL SERIA MENOS ENDIVIDADO, ISSO EU TENHO A CERTEZA.....


JÁ TEMOS UM BURACO TÃO GRANDE, QUE QUALQUER DIA AO PÔR O PÉ NA RUA, DESAPARECEMOS, NA IMENSIDÃO CALOTEIRÓTICA.