quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ENTREGA DO IRS 2009


Início do Prazo de Entrega do IRS relativo a 2009 em Suporte Papel

Começou no dia 1 de Fevereiro de 2010, o período de entrega em papel da declaração Modelo 3 do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) por parte de trabalhadores por conta de outrem e pensionistas.

O prazo para entrega em suporte papel do Modelo 3 do IRS, para rendimentos das categorias A e H, teve inicio dia 1 de Fevereiro, e prolonga-se até 15 de Março. Este período refere-se aos contribuintes que, no ano 2009, tiveram rendimentos resultantes de trabalho dependente ou de pensões.

De acordo com a calendarização estabelecida pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), os cidadãos que se enquadram nas restantes categorias de rendimentos e optem por efectuar a entrega das declarações em suporte papel, poderão fazê-lo entre 16 de Março e 30 de Abril.

Quanto aos contribuintes que optem pela entrega electrónica, através do Portal das Finanças, deverão fazê-lo entre 10 de Março e 15 de Abril, exclusivamente para rendimentos das categorias A e H, e entre 16 de Abril e 25 de Maio, nos restantes casos.

Segundo a informação disponibilizada pela DGCI, uma das vantagens de optar pela submissão electrónica do IRS passa por receber o “reembolso no prazo de 20 dias”. Para entregar declarações através do Portal das Finanças, os contribuintes devem solicitar uma senha de acesso através da opção "Novo Utilizador" disponível no Portal das Finanças, sendo esta enviada pelo correio para a morada fiscal.

Nenhum comentário: