sábado, 20 de fevereiro de 2010

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Nesta sexta-feira estiveram presentes: Aphia, Águia, Reileão, Bichano e Eu.

Como observadores estiveram: KGB, Libaquista, Ladyleo, Rei do Gado e Gitana.

Ordem de Trabalhos:
1. Cozido de Grãos ( Este ponto é variável semanalmente ).


Local da Tertúlia: Restaurante Ramalho

Belo cozido! Mais uma grande iguaria confeccionada pela cozinheira Dª Maria Rosado.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A Tertúlia da ultima sexta-feira, foi pequenina, aconchegadinha, como eu gosto mais dela. Estamos todos mais perto uns dos outros e assim é mais fácil todos discutirmos os mesmos assuntos.

Mas agora vou começar por contar a tal historinha do Bichano, que já vem de uma Tertúlia anterior.

Eram o Bichano e seu irmão ainda dois cachopos, ai talvez com 14 e 13 anos respectivamente e certo sábado, os seus pais decidiram ir a uma feira a Vila Viçosa, que antes da partida, logo os avisaram, « Não se atrevam a sair de casa! E cuidem das vossas irmãs, até que nós cheguemos. »

Com a partida dos pais, os 4 irmãos decidiram ir brincar para o "curral", que ficava mesmo em frente da porta de sua casa. Tudo corria na perfeição e em amena cavaqueira até que apareceram mais uns quantos "reguilas", que iam de passagem para a "piscina" da Fonte das Freiras.

Para quem já não se lembra, o tanque publico da Fonte das Freiras, no caminho de Bencatel, foi durante muitos anos a única "piscina" dos jovens Alandroalenses. Esta "piscina" estava encravada no fundo de um pequeno vale.

Mas voltando à nossa história. O Bichano e o seus irmão, não resistiram à tentação de uns bons mergulhos, naquele final de Agosto e logo se juntaram aos novos companheiros, deixando à sua sorte as duas pequenitas irmãs.

A brincadeira estava animada, os mergulhos eram à golfinho, as "chapas" na água faziam esta subir até à altura da parede exterior do tanque, que era de 2 metros, alguns "tiros" debaixo de água originavam grandes bolhas à superfície e a gargalhada era geral. Tudo decorria num ambiente bucólico e na paz dos anjos até que se ouviu:

Bruuuummmm... bruu... bru..

« Foge João que é a mota do pai! » Ainda balbuciou o Bichano. Mas aquela "piscina" era um verdadeiro "banker", paredes com dois metros de altura e a saída era a mesma que a entrada, estavam encurralados.

Do cimo das escadas, só ouviram:
« Dêem-me cá a vossa roupa, os "turces" também. E agora pisguem-se já para casa ai pela vereda, e ái de vocês se eu chego a casa e ainda lá não estão! »

Descalços, nus e com o receio de uma valente tareia, os dois quilómetros que distam da Fonte das Freiras até ao centro da vila iriam ser bastante penosos...

Conta ele agora: Combinámos ir pela Ladeira das Pedras, para ver se ninguém via a gente, mas azar do caraças, devia ser hora das pessoas darem de comer aos porcos, pois a Ladeira das Pedras parecia ter mais gente que a feira de Vila Viçosa, não devia haver Alandroalense nenhum que não tivesse um chiqueiro naquele local !!! E ali íamos nós de cabeça baixa e a "badaloca" à mostra. Foi humilhante.

Houve vários assuntos relevantes discutidos na sexta-feira passada, mas aquele que me deu mais "pica", foi outra história, esta, do malogrado Nái. Figura carismática do Alandroal, mas que só já vou poder contar para a semana.

Já a alarvidade da noite foi direitinha e com inteira justiça para a Ladyleo.

Estava-se a discutir os benefícios e malefícios do vinho e comparação entre o vinho tinto e branco, quando a Ladyleo se sai com esta:

« É bom as mulheres beberem vinho tinto que é para fazer subir o leite! » E mesmo perante a estupefacção geral ainda teve a ajuda da Gitana. Que sim, beber vinho tinto leva a que as mulheres tenham uma maior abundância de leite na altura da amamentação!

E esta hein!!! Elas são mulheres, elas é que sabem. Mas eu palpita-me que é mais uma desculpa para não se privarem da companhia daquele precioso néctar.

2 comentários:

Anônimo disse...

As mulheres são como o vinho, com o passar dos anos algumas ficam mais doces, outras azedas. (As que azedam é por falta de rolha).
Têm um cheiro agradável, algumas são suaves, outras são secas, algumas têm classe, outras são marteleiras. Têm de ser consumidas com moderação, nada de alarviçes senão acabas por ficar doidão...

Assinado: BACO

Anônimo disse...

SENHOR BACO,QUE BELA COMPARAÇÃO...
DEPOIS DE UM COPO,VEM SEMPRE MAIS OUTRO E POR AI FORA ,ESPERO QUE A COMPARAÇAO NÃO SE ESTENDA A TANTO...
RISOS...........
SEREIA