sábado, 25 de setembro de 2010

NOVA ROTA DOS FRESCOS EM ALANDROAL, BORBA E VILA VIÇOSA


As Câmaras Municipais de Alandroal, Borba e Vila Viçosa, a Spira – revitalização patrimonial Lda e a Pousada de D. João IV de Vila Viçosa preparam-se para lançar as novas Rotas do Fresco “Do Sol e da Lua” (Alandroal), Vidas de Santos (Borba), e Duques e Duquesas (Vila Viçosa), no próximo dia 26 de Setembro, às 10h00 no Convento das Chagas de Vila Viçosa.

Na sequência da reestruturação iniciada em Janeiro do ano passado com o início da gestão do Projecto Rota do Fresco pela empresa Spira, a Rota prossegue a sua estratégia de expansão e afirmação territorial, agora com a inclusão de três novos territórios no projecto - Alandroal, Borba e Vila Viçosa - com a oferta de Rotas de meio-dia, dia inteiro ou Tours de 3 e 5 dias.

A Rota do Fresco do Alandroal, sob o tema “O Sol e a Lua” agrega um conjunto de monumentos menos conhecidos em pintura a fresco sempre com a representação do Sol e da Lua, símbolo de uma profunda devoção mariana neste local. Incluído no percurso, está ainda o artesanato de mantas tradicionais, agro-pastoril e a tradicional arte de declamação por poetas populares. A Rota do Alandroal termina com um petisco com o Alqueva em fundo.
A Rota do Fresco “Vidas de Santos” de Borba mostra um património de pintura mural desde conventos, a igrejas paroquiais, passando por pequenas ermidas, para além da visita a duas casas particulares, também elas pintadas a fresco, terminando o percurso com uma representação de títeres tradicionais alentejanos.

Em Vila Viçosa, a Rota “Duques e Duquesas” elege o património patrocinado pelos Duques de Bragança ao longo de mais de dois séculos, com o Convento das Chagas, actualmente transformado em Pousada, no qual se visita o claustro forrado a pintura mural, passando pela jóia tardo-renascentista da Igreja de Santo António, e descobrindo outros espaços de grande simbolismo histórico, para além de refeições de grande qualidade gastronómica e a recuperação de alguns ofícios tradicionais como o trabalho em estanho ou a cantaria de mármore, são alguns outros pontos-fortes desta Rota.

A expansão territorial do Projecto Rota do Fresco termina em Fevereiro do próximo ano com a criação da Rota do Fresco Romana abrangendo territórios do sul da região alentejana estando prevista ainda a inclusão do território de Monsaraz e de Montemor-o-Novo durante este período.

Fonte: Rádio Campanário

3 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma notícia boa e esta de cooperação entre três municípios.

Parabéns Alandroal!
Parabéns Borba!
Parabéns Vila Viçosa!

Anônimo disse...

Deves pensar que isto é iniciativa do grilinho......esse ainda tem muiti que aprender............

Anônimo disse...

De facto é uma excelente iniciativa. Cabe-nos agora a nós, alandroalenses, contribuir para o seu desenvolvimento. Como? Sugerindo a rota a todos aqueles que nos visitam e que, eventualmente, nos venham a pedir alguma informação. Este é só um exemplo de uma pequena atitude que podemos ter e que trará muito mais proveito ao Alandroal do que andar a fazer comentários sem nexo nos blogues.