sábado, 26 de março de 2011

COGUMELOS, O FRUTO DA ÉPOCA!

Todos os anos, por esta altura e nesta zona do Pais é ver o Alentejanos fazer autenticas romarias ao campo, para apanhar cogumelos ( tubarões, tortulhos...).

Os cogumelos são provavelmente o fruto silvestre mais apreciado por estas bandas, o que faz dele o mais procurado e por inerência um dos mais caros. O ano passado vi vender cogumelos a 25€ kg, este ano, como há uma certa abundância, estão ligeiramente mais baratos, já os vi vender a 7,50 kg.

Também se costumam dar, mas esses assim são mais difíceis de encontrar!

O "balde cheio" com os belos exemplares que vos mostro abaixo, foram apanhados ontem pelo calceteiro João Nabais, um autentico expert dos "calos " de cogumelos.

Deixou-me fotografa-los, mas não me quis descobrir o sitio exacto dos " calos ", pois diz ele que o negócio da calçada anda mau, e para se governar tem que se virar para aquilo que a natureza dá. Faz ele muito bem, pois parado é que não se ganha nada!


Atenção eu fotografei estes, mas havia mais dentro dum saco, quem quiser cogumelos é só procurar este expert na matéria, ou ir para o campo à procura deles, claro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adoro cogumelos selvagens, mas não os sei achar.
Parabéns a este senhor pelos magmificos cogumelos que achou.
Podia transmitir esses conhecimentos aos mais novos senão esta pratica vai-se perder no tempo, o que é pena.

Anônimo disse...

Façam como eu que já ensinei uns quantos amigos a procurá-los e a saber distinguir os "bons"dos venenosos...E sempre dá para fazer-mos umas patuscadas..

Anônimo disse...

Bom dia sou da zona de Abrantes e aqui também temos muitas variedades de cogumelos para comércio o problema é que é pouco divulgado e á poucas pessoas conseguem distinguir os que são bons dos venenosos , eu já desde muito nova que aprendi com os meus pais e não tenho nenhuma dificuldade tenho pena é que como só uma pessoa compra sei que não paga o valor justo se houver alguém que saiba onde os ir vender ou me facilite um contacto eu agradecia o meu email é ver.amatos@hotmail.com , obrigado .

Varandas disse...

À comentadora de cima,

Aqui nesta zona do Alentejo, muita gente sabe procurar os cogumelos e problemas de intoxicação têm sido muito raros ao longo dos anos. Soube apenas de um caso fatal e já há muitos anos.

Quando ao real valor dos cogumelos e interessados em comprar, isso depende do ano e da abundância dos mesmos. Podem ir dos 5€ aos 20€ o quilograma e aqui na zona quase todos os cafés e restaurantes compram, para depois venderem uns "petisquinhos". Depois os cogumelos desta zona têm um sabor muito diferente dos da sua zona, aqui os cogumelos são apanhados em matos de estevas, e por ai as terras são mais arenosas, o sabor e aroma dos cogumelos são diferentes e não são tão apreciados.

Já agora, a quanto se costuma vender por ai?

Cumprimentos, Varandas.